Olá, faça o Login ou Cadastre-se

  Conte sua históriaYoshiko Sano › Minha história

Yoshiko Sano

São Paulo / SP - Brasil
100 anos, Aposentada

Chegada ao Brasil


Ficamos por um ano trabalhando em na Fazenda São Joaquim como colonos.
Quando eu tinha doze anos, fomos para uma casa que tinha um córrego que passava por baixo, eu e minha mãe pegamos maleita, pois éramos as mais fracas da família. Eu tinha febre alta sempre na hora do almoço, delirava e sempre via o teto da nossa casa no Japão, a casa lá tinha forro e aqui não. Depois de uma hora, a febre passava, eu nunca almoçava, mas fazia a janta para todos que estavam na roça, passei meses tendo febre. As pessoas que moravam lá, anteriormente, também haviam pego maleita.
A cada dois sacos de café que colhíamos, um ficava para o patrão e outro para nós. Após dois anos, fomos para o interior de Onda Verde – SP, arrendamos uma terra para plantar algodão, jogávamos seis sementes, mas depois que brotavam, tínhamos que arrancar e deixar só dois pés, as costas doíam muito para arrancá-los.
Após seis anos me casei…


Enviada em: 17/02/2008 | Última modificação: 17/02/2008
 
« Casamento com o meu cunhado Sonho do Papai »

 

Comentários

  1. Sayuri @ 17 Fev, 2008 : 21:31
    Batian, contar sua história para o mundo foi demais! A partir do momento em que o Kazushi deu a idéia, eu não via a hora dela ficar pronta e espalhar para todos essa GRANDE MULHER que a Batian é! A entrevista foi ótima! O entusiasmo com que a Batian contou tudo foi excelente! As fotos que retiramos do acervo do meu pai e da tia Tomie me fez... como posso explicar... sentir orgulho... descobrir minha origem... conhecer a minha raiz... me descobrir! Batian, agradeço por todos... e principalmente por mim... a oportunidade de estar vivenciando o quão FORTE e FELIZ que a Batian é... Sempre me orgulhei da sua LUZ e da sua ALEGRIA... Aprendi muito com a Batian... Arigatou! Sayuri

  2. Sílvio Sano @ 17 Fev, 2008 : 22:38
    Batian, apenas pelo que já tinha passado no início de Brasil, igual a muitos outros patrícios, 大変ご苦労様でした!! Mas, lendo sua história e, sabendo só agora sobre essa sua constante vontade de aprender... e, principalmente, FAZER... e mais ainda, sempre com muita ALEGRIA, sem pestanejar aos convites (até mesmo hoje!!), quero deixar aqui as minhas homenagens e o orgulho de fazer parte da mesma árvore genealógica, essa a mesma que tem também uma Sayuri, que fez isso acontecer. A senhora é mais um exemplo de que a 4ª idade realmente existe, como bem prega o meu amigo Paulo Nogami, também presente neste site.

  3. Patricia Yonea @ 18 Fev, 2008 : 03:02
    Minha Batianzinha querida. Sempre gostei de ouvir suas historias e ensinamentos, misturando a lingua japonesa, com a portuguesa. Disse uma vez, que "cada um, e cada um" e temos que aceitar as diferencas, para vivermos harmoniosamente, sem magoas. Por isso, ela e feliz e transmite sua sabedoria como um exemplo, para quem quer estar de bem com a vida. E muito vaidosa, carinhosa e delicada; uma Batianzinha apaixonante. Beijinhos, com muitas saudades...PATTY.

  4. Evandro @ 18 Fev, 2008 : 20:07
    Totemo kireina hanashi deshita! Parabéns Yoshiko Sano, pelo texto bem escrito e comovente. A história de pessoas como você, que batalharam muito e nunca desistiram, chegando até os dias de hoje cheia de disposição e vontade de viver, é um verdadeiro exemplo para todos os jovens. Fico muito feliz de ter lido a sua história e, pode ter certeza que tirei um grande proveito dela! Mais uma vez, parabéns!

  5. Tsuneharu 25 fev. 08 @ 25 Fev, 2008 : 22:08
    Lendo sua história confesso que fiquei com os olhos marejados. A dedicação que teve com seus enteados Kazue e Plinio e sou testemunha disso, foi impar ! Bem merece estar vivendo a vida atual que é estar com saúde , feliz e ter eta LIBERDADE preciosa ! Um abraço forte. Muitos anos de vida.

Comente



Todo mundo tem uma história para contar. Cadastre-se e conte a sua. Crie a árvore genealógica da sua família.

Árvore genealógica

Nenhuma árvore.

Histórias

Vídeos

  • Nenhum vídeo.

| mais fotos » Galeria de fotos

Áudios

  • Nenhum áudio.
 

Conheça mais histórias

mais perfis » Com o mesmo sobrenome

mais perfis » Com a mesma Província de origem

 

 

As opiniões emitidas nesta página são de responsabilidade do participante e não refletem necessariamente a opinião da Editora Abril


 
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil

Sobre o Projeto | Cadastro | Fale Conosco | Divulgação |Termo de uso | Política de privacidade | Associação | Expediente Copyright © 2007/08/09 MHIJB - Todos os direitos reservados