Olá, faça o Login ou Cadastre-se

  Conte sua históriaMasahito Inoue › Minha história

Masahito Inoue

Sao Paulo / Sao Paulo - Brasil
73 anos, Engenheiro

Minha historia


Olá pessoal, meu nome é Masahito, sou nissei e tenho agora 61 anos e resolvi deixar aqui registrado um pouco da historia da minha familia, que como tantas outras familias tem motivo para comemorar o Centenário da Imigração Japonesa no Brasil.
Todos nós nisseis, filhos de imigrantes japoneses, somos metade brasileiro e metade japones, porque desde a nossa infancia vivemos esta dualidade social e cultural, crescemos na sociedade brasileira, mas em comunidade dos nikkeis, caracteristica marcante dos nisseis da minha época.
Meus pais vieram de provincias diferentes do Japão, meu pai Shigeyasu, de Ibaragi e minha mãe Kanoko, do distante Hokkaido, como imigrantes. Vieram praticamente com toda familia e como todos os imigrantes trabalharam na lavoura, e depois vieram para cidade de São Paulo, onde se conheceram e se casaram. Sou filho homem único, do meio, entre as minhas duas irmãs Terumi e Emi. E, pela tradição da familia japonesa, tive o privilégio de estudar até a universidade, onde me formei em 1970, em Engenharia. Aqui vai meus sinceros agradecimentos ao esforço dos meus pais e também das minha irmãs que possibilitaram este fato.
Atualmente, estou com mais de 35 anos de atividade profissional na engenharia, tendo participado com orgulho dos principais projetos de grandes usinas hidrelétricas e subestações de extra alta tensão do Brasil, deixando assim a minha contribuição a este país que acolheu os meus pais e se tornou a pátria das gerações da minha familia.
Conheci vários países e creio sinceramente que não existe outro povo tão amigável como nós brasileiros e também tão honesto como povo japones, do qual somos descendentes.
Em 1973, casei com a minha ex-esposa Eliza, com quem tive tres filhos, Marcos Massao em 1974, Leonardo Tatsuo em 1977 e Carina Mayumi, a caçula em 1983, todos filhos maravilhosos, para os quais tenho muito carinho e orgulho, pois todos já estão encaminhados para a Vida. Atualmente, vivo com a minha esposa Tiyomi, com quem compartilho a minha terceira idade, arriscando por vezes, cantar canções japonesas, participando de karaoke taikais, como um bom descendente que somos, eu e ela.
História de uma vida plena e feliz?. Bom, nesta história teve tambem varios altos e baixos, mas na Vida tudo acontece para o nosso próprio aprendizado e crescimento, não é mesmo?. Então, fiquemos apenas com o lado positivo das coisas, pois Viver é seguir o caminho da evolução permanente…
Faço desta história uma homenagem à minha familia e à todos que direta ou indiretamente fizeram parte da minha historia e a estes dois povos que celebram neste ano de 2008, o Centenário da Imigração Japonesa no Brasil.


Enviada em: 18/03/2008 | Última modificação: 18/03/2008
 

 

Comentários

Não há comentários. Seja o primeiro!

Comente



Todo mundo tem uma história para contar. Cadastre-se e conte a sua. Crie a árvore genealógica da sua família.

Árvore genealógica

Histórias

Vídeos

  • Nenhum vídeo.

| mais fotos » Galeria de fotos

Áudios

  • Nenhum áudio.
 

Conheça mais histórias

mais perfis » Com o mesmo sobrenome

mais perfis » Com a mesma Província de origem

 

 

As opiniões emitidas nesta página são de responsabilidade do participante e não refletem necessariamente a opinião da Editora Abril


 
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil

Sobre o Projeto | Cadastro | Fale Conosco | Divulgação |Termo de uso | Política de privacidade | Associação | Expediente Copyright © 2007/08/09 MHIJB - Todos os direitos reservados