Olá, faça o Login ou Cadastre-se
Furikake

  BlogsFurikake › Primeira lembrança


 

« Tsukemono de chuchu

Como fazer onigiri »

 
23 Out, 2007

Primeira lembrança

Tenho uma memória de antes dos 5 anos muito, muito vaga. Mal me lembro do tempo da pré-escola. Lembro que, crescendo na Zona Leste de São Paulo, numa casa afastada com meus quatro irmãos, minha mãe saía pra trabalhar e não dava muito tempo de ficar batendo papo, não. Somos cinco em escadinha, com diferença de 2 a 3 anos entre cada um, então nós éramos o bando todo. A gente não saía pra rua, ficava em casa, brincando no quintal, vida muito simples.

Mas tem aquelas coisas que só de imaginar, você tem certeza que são parte da sua vida desde sempre, antes da lembrança. E que trazem muuuuuito carinho.

Assim é um onigiri, ou oniguiri, como falamos por aqui. Bolinho de arroz mais básico, com ou sem recheio nenhum, envolto num pedacinho de nori, estava em todos os almoços de domingo, nos piqueniques no Coopercotia (um clube na Raposo Tavares que reunia a colônia japonesa), nos lanches em viagens longas. Assim, frio mesmo, só "temperado" com sal e gergelim torrado, ou com furikake colorido.

E lembro das mãos rápidas da minha mãe fazendo o triangulozinho com o arroz pelando, quente que só, as mãos vernelhas de tão quente o arroz. Uma vasilha de água com sal para preparar as mãos limpas, um shamoji cheio, um, dois, três. Pronto.  

Gohan pra gente é tudo. Conforto, beleza, primor. Não tem nada mais gostoso que um oniguiri quentinho.

 

Postado por Gabi Yamaguchi | 4 comentários

Comentários

  1. Ewerthon @ 23 Out, 2007 : 00:51
    Nossa! concordo plenamente com voce! O onigiri, o tsukemono e o misoshiro sao partes integrantes e inseparaveis da minha memoria...

  2. Karina Almeida @ 23 Out, 2007 : 15:01
    gente, nao sabia que tinha onigiri quente! jurava que era so frio! hihihihi... o meu preferido eh com recheio de atum :D

  3. Helio @ 24 Jan, 2008 : 20:51
    Onigiri é artesanato, feito um a um com as mãos. É uma arte. Com certeza, quanto mais carinho você tiver pela pessoa para quem você está fazendo, ele fica mais bonito e gostoso. A lembrança de infância do onigiri é a lembrança do carinho da mãe... que como a Gabi lembra, tinha as mãos já vermelhas por causa do gohan quente. Mais uma prova de carinho de uma mãe que não mede esforços para ver a filha comer um onigiri quentinho com gosto.

  4. Jonatas @ 4 Out, 2010 : 10:40
    Auahuahuhu, pensei que isso fosse sobre o ALEX KID. No final de cada fase tinha um bolinho desses. Boas lembranças da infância.

 

Comente




Este site se reserva ao direito de excluir, sem aviso prévio, comentários impertinentes ao tema proposto por este blog, spans ou mensagens ofensivas e de baixo calão.


Perfil

Gabi Yamaguchi é jornalista da ECA/USP, paulistana e morou no Japão por dois anos, trabalhando como repórter em Tóquio. Sua filha adora estrelas e sua mãe faz o melhor kareraisu do mundo. Hoje está no marketing, fala sem parar mexendo muito as mãos e não tem a menor disciplina na cozinha, só usa receitas de lembranças.
 



Feeds

Os japoneses chegaram aqui há um século. Desde junho de 1908, muita coisa aconteceu. Ajude a resgatar essa memória.

Conte sua história em vídeos, fotos, áudios e texto Monte a árvore genealógica
de sua família




14 abr - 2 jul

Ciclo de cinema japonês
A vida dos samurais, suas aventuras e código e ética são tema do novo ciclo “Sempre Cinema”, da Fundação Japão.
Saiba mais

23 mai - 24 mai

Bazar do Bem
Mais de 30 expositores vendem produtos variados, de brinquedos a artesanato
Saiba mais

27 nov - 5 dez

Dança, música e canto
Espetáculo de bugaku hoe reúne manifestações culturais tradicionais do Japão, como o canto de monges budistas.
Saiba mais



 
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil

Sobre o Projeto | Cadastro | Fale Conosco | Divulgação |Termo de uso | Política de privacidade | Associação | Expediente Copyright © 2007/08/09 MHIJB - Todos os direitos reservados