Olá, faça o Login ou Cadastre-se
Furikake

  BlogsFurikake › Como fazer onigiri


 

« Primeira lembrança

De Haku para Chihiro »

 
23 Out, 2007

Como fazer onigiri

Olhem só que bonitinha essa ilustração de como fazer um onigiri. Veio deste site aqui, em inglês. Quando era pequena, minha mãe assinava as revistas japonesas para crianças numa Livraria na Liberdade, e que vinham com suplementos para as mães. Receitas, dicas de psicologia, educação e comportamento, uma mini Claudia.

(Essas ilustras são, nesses traços, Japão, inconfundível. E esse gatinho, então?)

Quando finalmente aprendi a fazer onigiri, estava longe da minha mãe, em Tóquio. Fazia pra minha filha, mini-mini-onigiris. E nem bate com a receita dessa ilustra: não colocava sal no gohan, só na água, um pouquinho, e depois de pronto, ao redor. Como me lembrava da minha mãe, e sempre vou lembrar: o formato das mãos moldando o gohan fica de um jeito de quem está segurando um besouro com cuidado, pra ele não fugir.

Postado por Gabi Yamaguchi | 7 comentários

Comentários

  1. Kátia @ 23 Out, 2007 : 02:08
    A-DO-RO oniguiri!!! Quem tem coragem de dizer que arroz não tem gosto??? Basta um pouquinho de sal e pronto!!!

  2. Ale Sakai @ 24 Out, 2007 : 01:26
    Se existe uma coisa difícil é fazer oniguiris bonitinhos como esses da ilustração. Triangular, com as pontas levemente arredondadas. Perfeito pra pegar com a mão e devorar. Minha mãe é expert. Nem as minhas tias conseguem. Eu também já tentei e vira uma bola de arroz. rs... E pra quem quer trapacear existem aquelas forminhas de plástico. Mas não sei porque não fica a mesma coisa. Parece até que o sabor muda.

  3. Karen @ 24 Out, 2007 : 11:20
    Uma vez me disseram para eu fazer oniguiris bonitos, porque aí eu ia ter um marido bonito também. Acho que era um jeito de me forçar a caprichar... Mas hoje em dia cada oniguiri que faço ainda sai diferente do outro, mais torto ou menos torto!

  4. Helio @ 24 Jan, 2008 : 20:36
    Eu sei fazer os sankakus! Na verdade não é difícil, é pura prática. O negócio é mão na massa, ou melhor, no gohan e treinar, treinar e treinar. Para treinar não é preciso usar o gohan quentinho, pois não são todos que aguentam segurar algo quente nas mãos. Pode usar o gohan frio mesmo, não gruda como o quente, mas quebra o galho. Como mostra a obachan da imagem da Gabi, é possível por recheio: umeboshi, okaka, shiokombu, etc.

  5. Jaquelina @ 21 Jun, 2008 : 22:22
    Oniguri é um lanche prático para viagens, preparo com arroz cateto integral, recheio de umeboshi e enrolado em nori ou envolto com gersal. Quando assisti A Viagem de Chihiro, logo os oniguiris chamaram a atenção! Neste ano da comemoração da chegada do imigrante japonês no Brasil, fica aqui meu agradecimento por toda sua contribuíção no desenvolvimento do nossso país! Arigatô

  6. helloosinha@hotmail.com @ 3 Fev, 2009 : 10:16
    Eu ADORO oniguiri mas nem eu nem minha mãe sabemos fazer, por isso visitamos esse site e adoramos todas as dicas...ah! e os desenhos são umas gracinhas!!! É muito bom agente aprender esse tipo de cultura japonesa! ARIGATÔ!!! rsrsrsrs

  7. celly @ 6 Set, 2009 : 12:52
    kd a receita, meu arroz nunka fika unidos venceremos e o arroz naum fika com akele gostinho como posso dizer um leve azedinho, como faço?????????????

 

Comente




Este site se reserva ao direito de excluir, sem aviso prévio, comentários impertinentes ao tema proposto por este blog, spans ou mensagens ofensivas e de baixo calão.


Perfil

Gabi Yamaguchi é jornalista da ECA/USP, paulistana e morou no Japão por dois anos, trabalhando como repórter em Tóquio. Sua filha adora estrelas e sua mãe faz o melhor kareraisu do mundo. Hoje está no marketing, fala sem parar mexendo muito as mãos e não tem a menor disciplina na cozinha, só usa receitas de lembranças.
 



Feeds

Os japoneses chegaram aqui há um século. Desde junho de 1908, muita coisa aconteceu. Ajude a resgatar essa memória.

Conte sua história em vídeos, fotos, áudios e texto Monte a árvore genealógica
de sua família




14 abr - 2 jul

Ciclo de cinema japonês
A vida dos samurais, suas aventuras e código e ética são tema do novo ciclo “Sempre Cinema”, da Fundação Japão.
Saiba mais

23 mai - 24 mai

Bazar do Bem
Mais de 30 expositores vendem produtos variados, de brinquedos a artesanato
Saiba mais

27 nov - 5 dez

Dança, música e canto
Espetáculo de bugaku hoe reúne manifestações culturais tradicionais do Japão, como o canto de monges budistas.
Saiba mais



 
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil

Sobre o Projeto | Cadastro | Fale Conosco | Divulgação |Termo de uso | Política de privacidade | Associação | Expediente Copyright © 2007/08/09 MHIJB - Todos os direitos reservados