Olá, faça o Login ou Cadastre-se
Furikake

  BlogsFurikake › Tsukemono de chuchu


 

Primeira lembrança »

 
11 Out, 2007

Tsukemono de chuchu

Nos dois anos em que morei no Japão, senti falta, muita falta, de duas coisas na mesa. A primeira, todos os dias, era pãozinho francês de padaria. Que saudade. Pãozinho com manteiga. Na chapa. E a segunda, era chuchu. Refogadinho com alho, ou no vapor, salada.  Contra os que acham que chuchu não tem gosto de nada, eu gosto muito de chuchu. Tem gosto de comida de casa. E eu estava tão longe de casa.

Quando os japoneses chegaram no Brasil, com que fazer os pratos a que estavam acostumados? Outras verduras, legumes, outra terra. Quedê misso, shoyu, mirin? Que difícil, impossível imaginar. Neste projeto a gente vai ouvir histórias daquela época.

E eis que minha mãe, que faz o melhor yakisakana do mundo, faz tsukemono -- mil e uma maneiras de conserva -- de chuchu em casa. Hum... com misso. Comida japa com o que não tem no Japão. E eis que um dia, no Kotobiya, restaurante em Moema gostoso que só, tinha tsukemono de chuchu, inhame e cenoura. Hum...

A gente inventa o gosto de casa onde quer que esteja. Chuchu japa.

 

Postado por Gabi Yamaguchi | 11 comentários

Comentários

  1. Ewerthon @ 11 Out, 2007 : 23:22
    Assim como vc tambem sinto falta de muitas coisas do Brasil: o pao frances da padaria eh um. Fandangos eh outro (heheheh). Mas chuchu agora tem por aqui, nas lojas de produtos brasileiros. No entanto, bem antes de encontrar chuchu na loja brasileira (e moro em Tokyo onde nao ha muitas lojas de produtos da terrinha por perto), ja tinha experimentado o chuchu japones. Sim! descobri que aqui tambem tem chuchu. A casca eh durissima (parece casca de kabocha), mas o aspecto eh igual e o gosto tambem. A cor eh mais branca (nao verdinho igual do Brasil). Como descobri? Foi na verdade um amigo (com quem divido apartamento) quem trouxe. Ele trabalha com japoneses e, numa das andancas ele viu um pe perto de uma estacao. Certificou-se de que era um "mato" e que ninguem cuidava daquilo e trouxe para casa. Foi uma festa, nao preciso dizer. Sim, eu adoro chuchu (salada, refogado com ovo ou na sopa...) hummmm... Ah! e tem outro legume aqui (a gente encontra no supermercado) bem parecido (o gosto e o aspecto) com chuchu. O formato eh diferente (parece um pepinao bem grosso). Bom, eh isso! desculpa o testamento... Adorei sua estreia! Para o alto e avante (http://nihonsugoi.blogspot.com)

  2. Wagner Matsuzaki @ 12 Out, 2007 : 12:42
    Pois é Gabi, lá Tomé-Açu(PA) qndo criança e ainda hj o pessoal faz o misso e tb o tsukemono com mta criatividade usando mamão, beterra etc. E tem tb o "pingazuke", já ouviu falar? Isso mesmo, tsukemono usando cachaca... Os nossos pais sempre davam jeitinho japonês p matar a saudade, hehe. Otima materia e esperando pelas proximas.

  3. sushiman @ 12 Out, 2007 : 13:23
    onegaishimasu .Gabi a revista veja vai colocar algo sobre o imin 100?por q até agora nada.arigato

  4. visitante @ 15 Out, 2007 : 12:50
    lembra daquela historia que o peixe cru (sashimi) estava contaminado no BR?éra verdade ou mentira?

  5. Dani *Doduti* @ 15 Out, 2007 : 17:26
    Eu ganhava chuchu igualzinho ao do Brasil de uma japonesa que trabalhava comigo... ela tinha um pé na casa dela. Depois fiocu fácil de achar, brasileirada começou a alugar terrenos e plantar brasileirices: chuchu, couve-manteiga, beterraba. Ah! Chuchu nunca me fez falta nenhuma, meu marido é quem adora. O que fazia muita falta pra mim, era comida japonesa. Sério. Aquela comida japonesa feita aqui no Brasil, que é "igual mas é diferente" =D http://doduti.blogspot.com/

  6. Vero :) @ 16 Out, 2007 : 02:45
    Muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito legal!!!!!!!!!!!!!nunca comi esse tsukemono de chuchu mas sei q logo vou comer, e concordo que a comida da vovó é uma das melhores!!!!hehehe bjsssssss

  7. Karina Almeida @ 16 Out, 2007 : 22:49
    chuchu nao me faz falta nao (eu nao gosto :P), mas a couve que a dani doduti citou aih... hummm... feijoada sem couve nao tem graca! e o povo aqui come feijoada com salada de alface e cia. nao me conformo!!

  8. Karina @ 18 Out, 2007 : 17:55
    Gabi!!! A casa da gente é onde a gente tá, né? Até vir para São Paulo eu achava que o sashimi tinha aquele gosto forte de peixe de rio (que era o tipo com que a minha vó japa usava).

  9. Ale Sakai @ 20 Out, 2007 : 02:51
    Oi Gabi. Minha Batian tinha uma vizinha que a ensinou diversas receitas. Ela fazia uma macarronada digna de uma mamma italiana e o feijão então, era uma maravilha. Como certeza se eu for para o Japão a última coisa que eu ia sentir falta era de chuchu. rs...

  10. jimi @ 20 Out, 2007 : 12:21
    por favor vcs podem fazer 1 pesquisa pra saber quantas pessoas vao ajudar imin 100?pra saber se o imin 100 vai ser 1 sucesso ou 1 fracasso.obrigado.

  11. Helio @ 22 Jan, 2008 : 16:15
    A minha bachan também inventou vários tsukemonos adaptados com ingredientes tropicais. Não só tsukemonos, mas também fukujinzuke, tsukudani, shiokombu, missozuke e outras conservas, e hoje não consigo comer esses industrializados vendidos na Liberdade (salgados ou adocicados demais). Que saudade da bachan...

 

Comente




Este site se reserva ao direito de excluir, sem aviso prévio, comentários impertinentes ao tema proposto por este blog, spans ou mensagens ofensivas e de baixo calão.


Perfil

Gabi Yamaguchi é jornalista da ECA/USP, paulistana e morou no Japão por dois anos, trabalhando como repórter em Tóquio. Sua filha adora estrelas e sua mãe faz o melhor kareraisu do mundo. Hoje está no marketing, fala sem parar mexendo muito as mãos e não tem a menor disciplina na cozinha, só usa receitas de lembranças.
 



Feeds

Os japoneses chegaram aqui há um século. Desde junho de 1908, muita coisa aconteceu. Ajude a resgatar essa memória.

Conte sua história em vídeos, fotos, áudios e texto Monte a árvore genealógica
de sua família




14 abr - 2 jul

Ciclo de cinema japonês
A vida dos samurais, suas aventuras e código e ética são tema do novo ciclo “Sempre Cinema”, da Fundação Japão.
Saiba mais

23 mai - 24 mai

Bazar do Bem
Mais de 30 expositores vendem produtos variados, de brinquedos a artesanato
Saiba mais

27 nov - 5 dez

Dança, música e canto
Espetáculo de bugaku hoe reúne manifestações culturais tradicionais do Japão, como o canto de monges budistas.
Saiba mais



 
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil

Sobre o Projeto | Cadastro | Fale Conosco | Divulgação |Termo de uso | Política de privacidade | Associação | Expediente Copyright © 2007/08/09 MHIJB - Todos os direitos reservados