Olá, faça o Login ou Cadastre-se

  Conte sua históriaTizuka Yamasaki › Minha história

Tizuka Yamasaki

Atibaia / SP - Brasil
74 anos, cineasta

Escola para meninas casadoiras


Depois do primário, minha avó matriculou minha mãe na Escola de Corte e Costura Akama, na capital paulista, lugar de excelência para a comunidade japonesa preparar as moças casadoiras. As meninas iam lá, aprendiam costura e bordado, jogavam tênis, estudavam o japonês, praticavam poemas, tinham noções de etiqueta para não envergonhar as famílias mais abastadas da sociedade japonesa que começavam a sair da lavoura. Era uma escola de elite; as famílias trabalhavam muito para colocar uma filha ali.

No caso de minha mãe, que era adolescente quando se matriculou no Akama, foi a Guerra o principal motivo de sua ida. Vendo que muitos rapazes lá de Mairiporã (SP), onde eles moravam se achavam no direito de invadir e fazer o que quiser nas chácaras dos japoneses "inimigos" , minha avó teve medo e quis resguardar a filha de uma possível violação de qualquer tipo.

Durante esse tempo, quando os japoneses estavam ameaçados de perder suas propriedades por conta de um decreto do Getúlio, minha mãe – a única da equipe dos professores nascida no Brasil – recebeu a incumbência da diretora Akama-san de assumir a direção da instituição. Não fosse o arranjo matrimonial, ela continuaria na capital, e nossa história seria oura (rs)!

Depois de viúva, minha mãe abriu uma escola de costura em Atibaia. Não tinha a mesma sofisticação do Akama, mas, nos anos 50 - sendo a costura ainda bastante privilegiada porque não existia roupa industrializada para comprar como hoje – a Escola São João fez sucesso como fonte de renda e de status para Sumiko Yamasaki. Anualmente, ela produzia desfiles de moda, empenhava-se para oferecer outros cursos paralelamente ao de corte e costura, como pintura a óleo, dança de salão, bordados etc. Por isso, minha mãe era conhecida como a "sensei" (mestre) e era respeitada na sociedade brasileira de Atibaia.

Muitas meninas vinham do Paraná e do interior de São Paulo para estudar com ela. Normalmente, elas não tinham onde morar e, assim, minha mãe ampliou a escola oferecendo uma espécie de internato. Virou, então, um pensionato-escola. Foi um período muito interessante, nossa casa sempre cheia de gente, principalmente de moças. Depois, ela abrigou estudantes dos dois sexos, que não queriam costurar, mas precisavam de um pouso seguro para estudar.

As famílias japonesas daquela época eram mais fechadas, conseqüência de uma educação pautada na máxima que "não se deve incomodar os outros" e nem externar seus sentimentos. Não havia muito espaço para conversar em casa com a mãe e muito menos com o pai. Assim, minha mãe virou confidente de suas alunas, a grande mãe da cidade, que ouvia as moças falando sobre seus problemas pessoais. Até hoje, aparecem de vez em quando ex-alunas com filhos ou netos para minha mãe conhecer.

Nossa infância foi toda em Atibaia. Tínhamos o privilégio de sermos filhas da sensei, a mestra da cidade. Nesse período, nos anos 50, a gente fazia escola pública. Estudamos no Grupo Escolar Major Juvenal Alvim, depois no Colégio Estadual Escola Normal Major Juvenal Alvim. Fazíamos balé, estudávamos piano, francês, pintura, tudo que uma garota interiorana tinha direito a fazer. Minha mãe se importava muito com a nossa educação. Ela me mandou fazer "odori" (balé japonês), preocupada com minha falta de postura mais feminina, pois eu costumava pegar umas réguas de 100 centímetros de costura e distribuía entre os meninos pra gente brincar de espada. Mas foi em vão. Pra vencer os caminhos que se abriam naquela época, eu precisava de uma atitude forte para desbravar e vencer um mundo dominado pelos homens. O mundo mudou e eu não consegui conquistar a feminilidade!


Depoimento à jornalista Renata Costa
Fotos: Everton Ballardin e arquivo pessoal de Tizuka Yamasaki
Vídeos e áudios: Estilingue Filmes


Enviada em: 11/10/2007 | Última modificação: 19/12/2007
 
« Costumes nipo-brasileiros Eu vim lá do Sul »

 

Comentários

  1. fã da tizuka yamasaki @ 12 Out, 2007 : 14:30
    Tizuka yamasaki é minha "idola",muito obrigado por ter a coragem de fazer os filmes gaijins 1 e 2. Quando o filme gaijin 2 sai em DVD? Vai ter mini serie na tv globo sobre os filmes gaijins 1 e 2? Yurika yamasaki fez a novela haru to natsu da NHK.

  2. Priscilla Morato Weinketz @ 19 Out, 2007 : 13:00
    Gostaria muito de comprar o DVD do filme Gaijin, onde poderia comprá-lo? Sempre comento a história dos meus avós japoneses, toda a trajetória deles e entao é impossível nao mencionar este filme. Muitos amigos tem interesse em vê-lo.

  3. Rafael Irie @ 12 Nov, 2007 : 05:23
    Eu também espero pelo lançamento do dvd a muito tempo. Assisti no cinema Gaijin 2, e gostaria muito de mostrar para minha família toda.

  4. Rosely @ 21 Nov, 2007 : 11:29
    preciso do filme Gaijin para a escola, parece procurar agulha no palheiro, quero comprá-lo mesmo em VHS pois passo depois para DVD, se alguem tiver informações: roselya@terra.com.br

  5. Gilmar Souza @ 3 Jan, 2008 : 09:18
    Tizuka Yamasaki-san, sou extremamente apaixonado por seu trabalho e tua luta por estas pessoas que foram esquecidas dos livros de historia de nosso pais. Queria mais informações a respeitos de seus trabalhos e sobre a própria historia oriental de nosso pais, pois futuramente será minha tese de mestrado. Desde já agradeço e se puder entrar em contato agradeceria : gylmarkc@yahoo.com.br Arigato domo!!1

  6. Renato Yassuda @ 8 Jan, 2008 : 19:00
    Yamasaki Tizuka, li sua história e assim como seus filmes, agradeço por sua beleza simples e que lança um toque de especial aos fatos da vida. Gostaria que a senhora também pudesse ler meu relato, o que me muito me honraria. Obrigado.

  7. Kelly Nagaoka @ 27 Fev, 2008 : 09:33
    Querida Tizuka, lembrei de você agora que a minissérie Haru e Natsu está na Band. Há muitos anos você ousou no cinema ao contar a história dos primeiros imigrantes japoneses no Brasil. Obrigada! Abraços

  8. Gisele Maeda @ 17 Abr, 2008 : 19:58
    Tive grande prazer em ler esses depoimentos de Tizuka. Lembrei-me que, há uns dez anos se não me engano, tive a oportunidade de vê-la contando essas histórias durante um seminário em comemoração aos 100 anos do tratado de amizade Brasil-Japão, realizado na Universidade de Brasília. Na época, estava cursando jornalismo e fazia os cursos de língua japonesa, como disciplinas optativas. Foi nesse período que me aproximei mais da cultura japonsesa e passei a atender melhor, a partir do relato dela, muitas das minhas próprias "inquietações culturais". Muito bom poder reencontrá-la aqui nesse espaço.

  9. Kyoko Inoue @ 29 Abr, 2008 : 15:20
    Hello,I'm from Japan. I cannot understand this site say well... But finally I could find this site because I really wanna watch "Gaijin" & "Gaijin2". I have a friend who come from Brasil and his granpa & granma were Japanese. And I met some Brasilian who live in Japan. They are all good people. I really respct immigrants of Brasil. So I want to know more about Brasilian-Japanese. But I cannot watch & get this movie in Japan.... Please tell me how can I watch this movie. If someone had information about that please give me E-mail as below.Obrigada. periquitaamarela@yahoo.co.jp

  10. japa pobre @ 25 Set, 2008 : 03:05
    sou fã dela

  11. japones honesto @ 26 Set, 2008 : 01:15
    me orgulho do povo japones ser trabalhador, estudioso e honesto.

  12. abilio @ 28 Set, 2008 : 10:40
    a novela haru natsu que passou na band tv foi linda.

  13. sergio @ 28 Set, 2008 : 19:18
    Haru Natsu foi feito pela yurika yamasaki

  14. gaijin 3 @ 30 Set, 2008 : 00:29
    a historia de vida da tizuka yamasaki ja daria o filme gaijin 3

  15. pasteleiro japa @ 2 Out, 2008 : 00:58
    sou brasileiro nao desisto nunca

  16. Erica Mihara @ 20 Nov, 2008 : 09:49
    Adorei ver a sua obatchan Titoe contando a historia dela. Mande um grande abraco para ela e diga que todos nos decendentes devemos muito a nossos avos. Ja sou a 4a. geracao e nao tenho mais nenhuma batchan e jitchan por isso nao tive contato com a origem da minha familia aqui no brasil. Achei muito emocionante o depoimento da Titoe. Ela e um tesouro. ^^

  17. LUI CARLOS NUNES @ 5 Mai, 2009 : 07:42
    COMO CONSEGUIR COMPRARA VIDEO DOS FILMES GAIJINS 1 E 2. luixcarlosnunes@yahoo.com.br

  18. marina @ 24 Jun, 2009 : 00:08
    O filme foi muito bom, lindo emocionante.... Mas você Tizuka que é a melhor ditetora e roterista do cinama no Brasil, qua fala da imigração Japonesa; Deveria defender, digo fazer um filma das Brasileiras que não tem o olhinho puxado e se apaixonam por Descendentes de Japoneses, e são desgriminadas pelos pais, pelos amigos dos pais do conjuge ou namorado. Você deve ter tido dificuldade no inicio acho por ser filha de imigrantes achoo.. Bom o que quero dizer que sou casada com um descednete e sou descrimidada e conheço outras mulheres que relatam também, é muito clara e obivio o fato que eles vieram contruiram familias, mas a grande maioria não quer que os filhos se casem com brasileiras sem descendencia Japonesa, minha sogra me falou que agora que meu marido casou- se não tem mais geito vai misturar o sangue fazer o que!.. Fico orrorizada com um país que os acolheram tão bem e qualquer raça qua para cá vem e são tão preconceituozos, então abra os olhos desles com um filme seu mostre que somos todos iguais parante Deus... muito obrigada espero que dé certo.

  19. Adriana fukuda @ 21 Ago, 2009 : 23:41
    Gostaria muito de entrar em contato com Tizuka Yamazaki,sou brasileira moro a 15 anos no Japao. Tenhominha historia que gostaria muito de contar para ela,e divertida alegre e muito triste,a 3 meses fiquei viuva um casamento de 30 anos,queria contar as dificuldades que passei,para me encaixar nesse mundo niponico.vou deixar meu e-mail caso ela se enteresse filhinho_da_mamita@yahoo.com.br muito obrigada

  20. Luiza @ 22 Ago, 2009 : 07:34
    Sou sua fã, gostei muito de seus filmes.Abs, Luiza

  21. Marcos Antonio @ 23 Ago, 2009 : 10:23
    Gostei muito dos seus filmes e a história de sua avó é linda!

  22. nayr @ 29 Ago, 2009 : 04:31
    eu gostaria de entrar em contado com Tizuka, para enviar uma cópia do livro escrito por "Augy" meu marido, com o título "A Lenda do Sacy", para sua análise sobre a possibilidade de produzir um filme. meu e-mail - jade-lv@hotmail.com

  23. Giovanna @ 18 Fev, 2010 : 06:55
    Trabalho na Fundação Municipal de Cultura de Campo Grande- MS e temos o interesse de convidar a sra. Tizuka para um debate em nossa cidade. Favor entrar em contato o mais rápido possível. Grata Giovanna Auto Fundação Municipal de Cultura Campo Grande - MS Tel (67) 3314-3220 e 3314-433

  24. Heberson Kuriki Rissi @ 9 Set, 2010 : 13:56
    Sou bisneto de seu tio Kuriki, de General Salgado/Magda fazenda Macaubal, minha mãe morou em Atibaia no sítio de seu avô anos depois no Bairro Portão...Quando quiser trocar figurinhas, rsrs...Temos muitas fotos vou ver se posto elas, Abração!

  25. Heberson Kuriki Rissi @ 9 Set, 2010 : 14:02
    Ainda não tenho como comprovar a descendência Kuriki com a de Myamoto Mussashi, no momento certo poderei, tenho contato espiritual com este ser ancestral...

  26. Eliton @ 9 Nov, 2010 : 19:27
    Estou precisando comprar o filme ,onde posso encontrar, fico no aguardo obrigado, elitontorno@yahoo.com.br

  27. Francisco Hernandes @ 23 Dez, 2010 : 04:12
    Olá eu sou FRANCISCO HERNANDES ator, morro em Campo Mourão Pr. e tive um grande prezer de participar de uma cena do filme Gaijin 2 gravado em Londrina, gostaria de saber como faço para adquirir este Filme. por favor. meu msn :chicohernandes10@hotmail.com

  28. Humberto cineasta @ 13 Fev, 2011 : 10:28
    Ola amigos Gostaria de filmar meus roteiros com Tizuka Yamazaki. Humberto missaoculura.com.br estudo trabalho esperança bençãos

  29. Juracy Danhoni @ 28 Jun, 2011 : 17:55
    Procuro o filme Gaijin "Caminhos da Liberdade", pois necessito dle para complentar minhas aulas, onde posso comprar? jura_danhoni@hotmail.com

  30. antonia zepter @ 20 Set, 2011 : 19:41
    Ola ,trabalhei como figurante no filme Aparecida o milagre, mas uma das cenas que foi gravada que esperei tanto para aparecer não apareceu no filme.Gostaria muito de saber se tem como eu rever essa cena para eu guardar de lembrança. Era uma cena com a atriz Maria Fernanda Candido, no portao do Hospital Santos Dumont. Obrigada am.zepter@yahoo.com.br

  31. MegamiSyn @ 19 Out, 2011 : 15:30
    Gaijin Ama Como Eu Sou Se alguem saber aonde encontrar favor mande e-mail megamisyn@gmail.com Obrigada desde já...

Comente



 

 

As opiniões emitidas nesta página são de responsabilidade do participante e não refletem necessariamente a opinião da Editora Abril


 
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil

Sobre o Projeto | Cadastro | Fale Conosco | Divulgação |Termo de uso | Política de privacidade | Associação | Expediente Copyright © 2007/08/09 MHIJB - Todos os direitos reservados