Olá, faça o Login ou Cadastre-se

  Conte sua históriaJoe Hirata › Minha história

Joe Hirata

São Paulo
52 anos, cantor

Igrejas e família


Minha família veio da província de Fukuoka. Meus avós paternos Kizo Hirata e Shizue Hirata ajudaram a introduzir o catolicismo no Japão e quando vieram para o Brasil, não só mantiveram a religião, como também construíram algumas igrejas por aqui.

Eles chegaram em 1914 ao Brasil. Não tenho conhecimentos de como foi a viagem de navio ou a adaptação deles aqui, mas vou contar um pouco da história que sei. Eles foram para região de Mogiana, no município de Cravinhos, e depois se instalaram na cidade de Promissão (SP). Lá ajudaram a construir a famosa igreja do Cristo Rei, localizada no bairro do Gonzaga, a primeira a ser feita por imigrantes japoneses.

Trabalharam na lavoura de café e depois se mudaram para a “Colônia Esperança”, em Arapongas (PR), onde também cuidaram de cafezais. Lá ajudaram na construção de uma igreja católica, que reunia amigos e parentes. Porém, com a geada em 1979, foram obrigados a se mudar para Biritiba Mirim (SP), cidade em que moraram até falecerem. Lá meus tios começaram a trabalhar com produtos agrícolas e estão nessa atividade até hoje.

Meu pai, Nicolau Hirata nasceu em Promissão e minha mãe Lady Hirata, em Cravinhos (SP). Meu pai se formou em Contabilidade, em São Paulo, e se mudou para Maringá (PR), onde conheceu minha mãe nos concursos de canto e se casaram. Ela era doceira e fazia bolos para casamentos.

Eu nasci em Maringá e minha infância foi muito ligada à Associação Japonesa da cidade (ACEMA). Meu pai era diretor do Departamento de Canto, de Tênis de Mesa e também era locutor nas partidas de basebol. Ele até tentou me colocar no basebol e no tênis de mesa, mas acabei me identificando mais com a música. Participei de vários concursos, cantando músicas japonesas. Representei a cidade de Maringá desde os 8 anos de idade.

Também sempre participava de eventos da colônia (undokais, karaokês etc.). Na juventude, já era muito ligado à música e ia muito aos rodeios para assistir aos shows sertanejos.

Meu site: www.joehirata.com


Enviada em: 07/02/2008 | Última modificação: 04/06/2008
 
« Vida de dekassegui

 

Comentários

  1. Sílvio Sano @ 3 Mar, 2008 : 10:51
    Pelos próprios títulos dos depoimentos percebe-se porque Joe Hirata recusou os vários convites das gravadoras do Japão, logo após ter ganho aquele concurso da NHK Nodojiman. Se tivesse aceito, talvez tivesse se tornado, hoje, em um dos mais populares cantores daquele país, tão repleto de compromissos que nem para a comemoração do centenário pudesse vir. Mas, quem garante que teria alcançado o que ele acha que é a felicidade (conforme está claro em sua narrativa) por isso?

  2. JANNETE TOMIITA @ 6 Mar, 2008 : 20:25
    PARABÉNS JOE PELAS CONQUISTAS, ESTOU SEMPRE TORCENDO POR VC, E PARABÉNS À ABRIL PELAS MATÉRIAS E EVENTOS LIGADOS AO CENTENÁRIO!!

  3. walkiria @ 7 Mar, 2008 : 18:59
    EM PARTICULAR UMA ÓTIMA PESSOA. JÁ O CONHECENDO VÁRIOS ANOS E ACOMPANHANDO SUA LUTA, VEJO EM CADA SHOW QUE ACOMPANHO BEM DE PERTINHO UM BRILHO AINDA MAIOR EM SEUS OLHOS ,SUA VOZ AINDA MAIS FORTE, LEVANDO AOS CORAÇÕES LEMBRANÇAS ,ESPERANÇAS ,SONHOS! ALÉM DE LINDO É CLARO! JOE UM MITO REAL UM SONHO VERDADEIRO LINDA VOZ . SUCESSO SEMPRE! SOFREU ,LUTOU , E CONTINUA LUTANDO E SONHANDO MAS NUMA REALIDADE EM QUE ESTAMOS AO SEU LADO TORCENDO E INCENTIVANDO A CONTINUAR SEMPRE ,APESAR DOS OBSTÁCULOS JUNTOS , O TORNAMOS EM MAIS UM DEGRAU !

  4. alexandre maruoka @ 8 Mar, 2008 : 01:53
    Por coincidência moro em Toyokawa, cidade onde vc já residiu por um tempo né Joe. Legal saber mais da sua história, nos inspira a continuar a nossa, apesar das dificuldades. Boa sorte na carreira.

  5. Lis @ 10 Mar, 2008 : 09:51
    Sem dúvida, o Joe Hirata é um grande exemplo a todos os nikkeis do Brasil, pela garra e talento que possui !!

  6. Yolanda @ 11 Mar, 2008 : 17:58
    Joe te adoro fico sempre na expectativa pra saber se vou te ver de novo em Mogi das Cruzes que voce continue sendo esta pessoa maravilhosa que e Deus te proteja sempre

  7. Nilson H. Taninaga @ 17 Mar, 2008 : 01:37
    . Joe, eu fui um dos que achou fora do comum a sua conquista na NHK, assim como os desdobramentos dela. Talvez o seu gesto - pela continuação do que fazes em terras Brasis - fora de puro insight. Somos seres humanos e vivemos da ou acompanhado pela música, e vc gosta de fazer música não é? Então faça-o pois o seu gesto realmente lhe deu um grau de liberdade a mais: o trânsito leste-oeste. E a sua conquista na NHK fora, na verdade, o ápice de um ciclo. Dos desdobramentos, focos de vidas em trânsito. Kanpai, Joe.

  8. Dione Manarino @ 19 Mar, 2008 : 17:25
    Gostaria de agradecer a Abril pela materia e parabenizar o Joe pelo sucesso que ele vem fazendo nao so aqui no Brasil, mas tambem no Japao. Tive conhecimento de sua trajetoria no "Globo Reporter" e no programa "Imagens do Japao" quando ele participou do "NHK Nodojiman" ha mais de 10 anos. Posso dizer que fiquei admirada com a sua linda historia e seu enorme talento. Felicidades e sucesso!

  9. Mariana @ 16 Abr, 2008 : 12:31
    Jojoo!! não sei se posso te chamar assim, mas tudo bem! Vamos ao que interessa!! Adorei a reportagem!! Você é exemplo de pessoa!! ^^

  10. Eduarda @ 22 Abr, 2008 : 15:04
    Nao encontrei o que eu quiria

  11. Renata @ 30 Mai, 2008 : 20:26
    Parabéns Joe, vc canta muuuuuito! Nossa me emocionei com "lembranças". Lembrei que já havia escutado antes, faz bastante tempo atrás. Continue nesse caminho bonito que tem trilhado. Vc nasceu pra isso! Gostei de poder ler sua história e saber um pouco mais de vc. Abraços e sucesso!!! Meu perfil: http://japao100.abril.com.br/perfil/194/

  12. Simone Mitsue @ 2 Jun, 2008 : 19:08
    Parabéns Joe, ontem tive o prazer em assistí-lo em Osasco, no nosso 1º Tanabata Matsuri. Me emocionei... adoro a música Saigo no liwake, e da forma como vc a interpretou. E também é a linda "Lembranças". E da forma que você homenageou a sua mãe. Foi D+. Na minha cabeça e no meu coração voltaram os anos de 1991 a 1993, o tempo que estive como dekassegui em Saitama... Muito $uce$$o, porque vc merece. Ah! Isso pq vc estava gripado, não é? Foi subarashi te ouvir! Parabéns novamente. Meu perfil: http://japao100.abril.com.br/perfil/283/ Abraços e td de melhor

  13. Renato Yassuda @ 2 Jun, 2008 : 19:36
    Prezado Hirata-san; Fiquei feliz em saber que o senhor irá se apresentar em Avaré-SP no final de semana (07/06), assim poderei assistir a sua apresentação. Parabéns por seus relatos e sua carreira. Um belo exemplo. Obrigado por compartilhar conosco sua honrada história. Se puder leia meu relato neste site. Ficarei honrado e grato. Saúde e sucesso.

  14. vilma manduca @ 19 Jun, 2008 : 23:11
    joe hirata, voce tem linda voz saude suscesso sempre bauru 19 8 2008

  15. issao minami @ 7 Ago, 2008 : 18:54
    Joe, voce é uma figura i(e)minente que está a brilhar no palco da emoções de quem sabe cantar as belas canções de nossa terra brasileira e japonesa. Sempre bom ouvir voce. Abraços

  16. diego Alves-DF @ 13 Set, 2008 : 22:14
    Essa música(lembrança) é muita linda. Sucesso,irmão!

  17. Diego Alves-DF @ 16 Set, 2008 : 16:40
    Como adquir este CD? Divulga-nos.

  18. japa pobre @ 25 Set, 2008 : 02:23
    sou fã dele

Comente



 

 

As opiniões emitidas nesta página são de responsabilidade do participante e não refletem necessariamente a opinião da Editora Abril


 
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil

Sobre o Projeto | Cadastro | Fale Conosco | Divulgação |Termo de uso | Política de privacidade | Associação | Expediente Copyright © 2007/08/09 MHIJB - Todos os direitos reservados