Olá, faça o Login ou Cadastre-se

  Conte sua históriaCristiano Kaminishi › Minha história

Cristiano Kaminishi

Japão
40 anos, lutador de jiu-jitsu e vale-tudo

A luta no Japão


Meu nome é Cristiano Kaminishi, filho de Satol Kaminishi e Mercedes Alves. Nasci em Goiânia (GO), mas cresci em Curitiba (PR).

Tive uma infância e juventude sem quase contato com outras famílias de japoneses. Não tinha muitos amigos mestiços ou descendentes.

A idéia de ir ao Japão partiu do marido de uma prima minha de Londrina (PR). Ele já havia trabalhado no Japão por alguns anos. Neste momento eu tinha apenas 15 anos de idade. Esperei fazer 16 anos para começar a procurar uma agência que oferecesse trabalho no Japão.

Cheguei sozinho ao Japão no dia 14/07/1996, dia do meu aniversario de 17 anos. Meu presente no outro dia foi trabalhar 12 horas em uma fábrica. Vim para o Japão para conseguir um dinheiro bom para realizar alguns sonhos e ajudar minha mãe que me criou sozinha - meus pais separaram-se quando eu tinha quase 1 ano de idade.

Como fui criado com minha mãe, que não é descendente de japoneses, não tive costume, tradição ou filosofia japonesas em minha vida até vir ao Japao. E também não sei as historias dos meus avós paternos. Só sei que eles vieram de Kagoshima-ken.

Minha adaptacao ao Japão foi rápida. Nunca estranhei nada, apesar de não conhecer muito da cultura japonesa. Já são 11 anos entre o Brasil e o Japão. Todo ano volto para o Brasil e fico alguns meses por lá. Sinto saudades do Japão quando estou no Brasil e vice-versa.

Sempre fui tratado com muito respeito pelos japoneses, eles são muito educados. Discriminação existe em qualquer lugar do mundo. Isso nunca foi problema para mim. Acho que os japoneses têm muita paciência com os brasileiros. Em vários lugares, grupos, comunidades, países etc., tem 10% que não gostam de cumprir regras, isso é normal.

As culturas dos dois países em minha vida foi fundamental para meu sucesso. Eu sei aproveitar cada coisa boa que eles me oferecem. Sou muito grato aos dois países, pois sei que foi muito importante ter um pouquinho de cada no meu sangue.

No Japão tive muitos momentos marcantes: o primeiro dia que cheguei ao Japão, o dia da minha viagem de volta ao Brasil depois de 3 anos direto aqui, minha estréia no profissional de vale–tudo, o dia em que recebi a faixa preta de jiu-jitsu, todas as vezes que fui campeão japonês de jiu-jitsu etc.

Minha vida tomou outro rumo aqui. Saí da fabrica e fui para uma importadora de produtos brasileiros. Foi um ano e meio em cada trabalho. A partir de 99 fui morar na academia de jiu-jitsu em Tokyo/Setagaya e por lá fiquei 1 ano. Treinava todos os dias e comecei a lutar com freqüência em todos os campeonatos do Japão e exterior.

Hoje sou profissional, vivo apenas das lutas, com ajuda dos patrocinadores (Telecall Japan, Unitour Nagoya e Wize-Net) que me ajudam com os gastos que tenho para treinar e me preparar para as lutas. Estou sem trabalhar faz mais de 8 anos. A luta virou meu trabaho. Nunca pensei que um dia poderia viver como um lutador profissional aqui no Japão.

Graças a Deus, minha carreira a cada ano que passa cresce mais, tenho muitos fãs japoneses e brasileiros.Tenho apoio de patrocinadores, da imprensa, dos amigos e da família.

Não tenho vontade de fixar moradia no Japão definitivamente, ainda tenho meu sonho de morar no Brasil e ter minha família por perto. O Brasil e um ótimo pais para quem sabe aproveitar o que ele oferece.

Meus sonhos são vários, de lutar nos melhores eventos do mundo, de ter uma vida com conforto, de poder trabalhar com crianças carentes, de voltar para a igreja etc…


Enviada em: 11/10/2007 | Última modificação: 16/10/2007
 

 

Comentários

  1. Yuri Yoshizaki @ 16 Out, 2007 : 15:46
    Que Deus Possa ajuda lo a realizar cada sonho , que vc seja o melhor em tudo que fizer .... nunca soube da sua historia ,mas a ultima frase de sua entrevista foi a que mais me tocou .... Entregue seus caminhos ao senhor confia nele e o mais ele fara , pois de que adianta ao homen ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma ... Deus conhece o desejo do seu coracao ....Fique em Paz pois ele cuida de vc !!!

  2. Henrique @ 7 Dez, 2007 : 09:39
    Bom espero que dê tudo certo para você e que você consiga alcançar todos os seus objetivos e que tudo dê certo em sua vida continue acr5editando em Deus que tudo irá dar certo. Bom eu sou brasileiro e não sou descendente de japones mas o meu maior sonho é ir para o Japão pelo menos conhecer sei que seria muito dificil de ir morar ai mas realizaria o meu sonho peo menos de ior morar ai e eu li também no seu comentario que você é lutador e eu adoro luta nunca fiz o tipo da seua luta só fiz Karatê e Kung-fu mais tenho muita vontade de vfazer jiu-jitsu, ainda pretendo fazer pois sou fanatico pot luta. Gostaria de te pedir um favor, se você souber de algum lugar que faça intercambio para o Japão pelo menos nem que seja por alguns meses eu gostaria muito ou se você tiver alguma coisa noticia sei lá, se você podesse fazer o favor de me mandar algum e-mail, e o meu e-mail é: (henriquesantos_493@yahoo.com.br). Espero respostas, ah e por favor se identifica no e-mail paa mim saber que é você que esta me mandando o e-mail. Arigato! Abraço Henrique

  3. Renato Yassuda @ 9 Jan, 2008 : 19:18
    Prezado Cristiano; Parabéns por seu exemplo de determinação e superação. Lhe enviei um e-mail a respeito de ancestrais de Kagoshima e ficarei muito honrado se você puder ler.Obrigado.

  4. Renata Murakami @ 11 Jan, 2008 : 12:27
    Achei sua história bem interessante. Você a resumiu muito bem. Eu tb estive morando no Japão durante 5 anos e meio e entendo o qto é difícil. Mas sei que existem muitas oportunidades em várias áreas, tem que saber aproveitar com determinação como vc fez. Abraços!

  5. itohfc @ 25 Jan, 2008 : 23:25
    Parabéns Cara... Sua história é superinteressante! Tenho dezesseis...e logo vou fazer dezessete anos também.Com o meu maior sonho de ir ao Japão! Talvez não só de ir.morar,me casar, ter família...e tudo mais...apezar de não ter algum grau de descendência japonesa. mesmo assim, já por dentro das dificuldades eu vou lutar com todas minhas forças até que um dia eu seja, assim como você, um vencedor na terra do sol nascente...

  6. Mauro @ 14 Set, 2008 : 04:24
    Caro Cristiano talvez vc não se lembre mas conheci vc em 98 qdo fui c/ um grupo de amigos visitar a Gracie Japan(tenho uma foto)na época fiquei admirado e impressionado por vc ter só 18 anos mas parecia ter mais tal a responsabilidade e seriedade que vc demonstrava, em virtude dessa impressão minha filha começou a fazer jiu jitsu e foi campeã ano seguinte num torneio em Hamamatsu.não sabia da sua história mas meu respeito por vc é maior depois disso, parabens vc é um campeão em todos os sentidos. Hoje faço outro esporte IPSC.abraço.

  7. Cristiano Kaminishi @ 15 Set, 2008 : 06:30
    Oi Mauro ,tudo bem? Realmente nao consigo lembrar pois ao longo desses anos todos estive em contato com muitas pessoas! Mas vc falou que tem uma foto ,se puder enviar para eu poder ver seria legal . Fico feliz em saber que sua filha optou pelo Jiu Jitsu e ja foi ate campea. Meu email : cristiano_japa@hotmail.com Forte abraco e obrigado pela mensagem.

  8. Mauro @ 19 Set, 2008 : 19:52
    Olá Cristiano, mandei as fotos pro seu email.fiquei na duvida se vc recebeu ou não.abraços Mauro.

  9. Cristiano Kaminishi @ 22 Set, 2008 : 10:01
    Mauro procurei mas nw recebi seu email. se puder mande novamente. obrigado!!

  10. Cristiano Kaminishi @ 22 Set, 2008 : 10:01
    Mauro procurei mas nw recebi seu email. se puder mande novamente. obrigado!!

  11. vivi @ 22 Set, 2008 : 11:46
    oi lindo tudo bem?,queria te dizer que vi a estrevista atraves do programa camera recod, e gostei muitoo. sabe fico muito feliz em saber que tem pessoas como voce que lutam pelos seus ideais e nunca desistem. acho que me indentifiquei com sua historia porque acho que a minha ë mais ou menos parecida.rsrs tambem faco artes marcias e foi muito dificil pra mim porque sou mulher. mas de qualquer forma adorei vc pela sua historia de luta.ARIGATô. por ser mas um que representa o brasil ai.. beijos

  12. Sethen @ 6 Jul, 2010 : 16:34
    Tu é fera Kaminishi, me inspiro em você sucesso irmão!

Comente



 

 

As opiniões emitidas nesta página são de responsabilidade do participante e não refletem necessariamente a opinião da Editora Abril


 
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil

Sobre o Projeto | Cadastro | Fale Conosco | Divulgação |Termo de uso | Política de privacidade | Associação | Expediente Copyright © 2007/08/09 MHIJB - Todos os direitos reservados