Olá, faça o Login ou Cadastre-se

  Conte sua históriaWenceslau Mata › Minha história

Wenceslau Mata

Passa Quatro / MG - Brasil
60 anos, Eletrotécnico

História de Neto de Imigrantes


Olá pessoal ! meu nome é Wenceslau da Mata, estou com 47 anos, sou primogênito de uma família constituída de seis (6) homens e uma mulher.
Gosto de viajar, ouvir uma boa musica, ler um bom livro, assistir um bom filme, comer bem e estar com a família. Sou admirador da filatelia e sempre dedico um tempinho para organizar minha coletânea de selos. Gosto também da política e creio que a solução da maioria dos problemas sociais passa necessariamente pela política exercida de forma ética, honesta, participativa e responsável. Sou temente a Deus e sonho com um mundo melhor, sem violência, sem discriminações, sem exclusões, onde cada um seja parte de um todo.
Nasci e morei até aos quatorze (14) anos na Zona rural e nessa época trabalhava ajudando meus pais na lavoura de Batatas.
Meus pais lutavam com muitas dificuldades, pois como é sabido, o pequeno produtor rural, na maioria das vezes, não tem o devido apoio, tanto que nos últimas décadas, vivenciamos um grande êxodo rural no Brasil.
É verdade! foi um tempo difícil, mas que marcou positivamente a minha vida, porque fui uma criança muito feliz. A casa que morávamos era muito modesta de pau a pique e chão batido, faltava escola, pés descalço, mas nada disso foram obstáculos para minha caminhada e reafirmo que foi um período muito legal na minha vida.
Aos treze (treze) anos, vim morar com meu avô na cidade para concluir o antigo 4° ano primário. Olha que para visitar meus pais, nos finais de semana, caminhava aproximadamente 36 km em estrada de terra.
No ano seguinte, minha mãe efetuou minha matricula na 5ª série em um Colégio de Padres (Congregação Betharramita) e me alojou em um Hotel desses para estudantes. Foi uma outra riquíssima experiência para mim que tinha vindo recentemente da roça e com apenas quinze (15) anos já se via na responsabilidade de caminhar com as próprias pernas.
Decorrido um ano, finalmente minha mãe se mudou para a cidade, trazendo os outros irmãos para também estudar.
De volta para junto da minha família, fui matriculado da 6ª série no período noturno. Durante o dia trabalhava na roça para ajudar no orçamento da casa.
Concluído a 8ª série, optei por fazer o curso técnico de eletrotécnica, profissão que abracei e exerço até hoje.
Atualmente sou casado, tenho uma linda filha e trabalho em uma multinacional do ramo de papel Tissue, na cidade de Mogi das Cruzes - SP. Olha que essa é a sexta cidade que me acolhe com tanto carinho.
Três dos meus irmãos optaram em ir para o Japão e eu continuo vivendo uma vida simples e feliz, aqui mesmo no Brasil
Nesses anos de caminhada, estive envolvido com a comunidade, tanto que na minha cidade de Passa Quatro - MG, estive presidente de Associação de Moradores, Vereador, Vice Presidente da Camara, Diretor de Patrimônio da APAE, Membro de Conselhos municipais, Membro de ONG, Representante do Poder Legislativo Municipal junto ao Conselho Municipal do Meio Ambiente, Diretor Industrial da Associação comercial e até instrutor freelancer do SENAI, na cidade de Cruzeiro-SP.
Continuo trabalhando e estudado, pois vou fazer faculdade de Pedagogia para poder ser mais útil aos meus semelhantes, compartilhando essas experiência que a faculdade da vida me proporcionou durante esses anos.

Enviada em: 21/01/2008 | penultima modificação: 01/09/2008

2009 - Como havia me comprometido, me formei em Licenciatura em Pedagogia pela Centro Universitário Claretiano – Pólo de Guaratinguetá/SP. Iniciei também o Curso de Inglês (in company) na cidade de Mogi das Cruzes e espero dentre em breve estar fazendo uma pós.
Passei a participar do Poder Judiciário de Minas Gerais, compondo o corpo do júri popular do município de Passa Quatro -MG .


Enviada em: 21/01/2008 | Última modificação: 21/07/2009
 

 

Comentários

  1. Elisa K. @ 31 Jan, 2008 : 06:54
    Parabéns Wenceslau, por dizer que teve uma infância feliz, e que tenha lhe marcado positivamente para a sua vida adulta. Tenho lido muitos depoimentos semelhantes ao seu aquí neste site, e dentre tantas dificuldades do passado, concluo que a questão dos pequenos produtores rurais é o mesmo de hoje, sem mudar uma vírgula sequer. E pensar que há quem acredite hoje que "doando" terras aos que não possuem se resolverá questões subsequentes...

  2. Andréa @ 1 Fev, 2008 : 14:42
    Olá Wenceslau! Que surpresa maravilhosa encontrar seu depoimento aqui. Sou orgulhosa em pertencer a comunidade japonesa, e fico ainda mais, quando conheço histórias de duras batalhas e vitórias que foram conquistadas, como a sua. Parabéns!

  3. Andréa Godoy @ 4 Fev, 2008 : 15:51
    Oi Wenceslau! Parabéns pelo seu depoimento e por dar o devido valor a ele. Fico muito feliz por suas conquistas e aprendizados. Seja muito feliz ao lado daqueles que lhe são caros! Até breve!

  4. Jairo @ 6 Fev, 2008 : 02:14
    Parabéns Wenceslau! é com grande orgulho que vejo mais um de meus ex-alunos que com muita luta, muita garra, muita dedicação e muita dignidade consegue obter grande sucesso na vida. Sei de sua luta pela nossa Passa Quatro e espero que continue, pois precisamos de gente como você para dirigir o rumo de nossa cidade. Um abraço do amigo.

  5. Vilma da Mata @ 26 Fev, 2008 : 16:09
    parabéns pela sua tragetória.Tenho o mesmo sobrenome seu mas não conheço ninguém da minha família.Será que somos parentes? Fui criada por outra família, me casei e sou feliz.Tenho dois filhos e uma neta Um grande abraço.

  6. Aline Rocha dos Santos @ 17 Mar, 2008 : 07:25
    Wenceslau, parabéns pela sua história de vida! Apesar da pouca convivência quando trabalhamos juntos admiro muito você por suas conquistas e força de vontade. Desejo muitas felicidades e que você consiga alcançar todas as suas metas pessoais. Grande abraço

  7. João Carlos Florencio @ 17 Mar, 2008 : 21:15
    Este cara realmento é o máximo!!!!!!!!!!!!

  8. Márcio Celso Pereira @ 18 Mar, 2008 : 21:39
    Realmente Wenceslau acredito que esta sua jornada contribuiu positivamente para formação de sua personalidade, e que você transmite muita alegria e confiança, te considero um bom exemplo de pessoa digna e capaz. Parabens e desejo que você consiga sempre atingir seus objetivos

  9. Luiz carlos da silva @ 4 Abr, 2008 : 01:27
    Wenceslau, pessoa de muitos adjetivos, que tive a oportunidade de conhecer ainda na epoca em que frequentavamos o antigo "CTI" (colegio tecnico Industrial)em Passa Quatro, que orgulhosamente formou muitos profissionais talentosos espalhados por este mundão a fora, pessoas como voce, um exemplo de dedicaçao, perseverança, dignidade, fé em Deus, respeito ao proximo e ao meio ambiente, para pessoas assim o sucesso é apenas uma questão de tempo pois capacidade, inteligência e determinação voce tem de sobra meu amigo, hoje enfrentamos novos desafios todos os dias, as conquistas nos fortalecem e as derrotas nos mostram novos rumos, novos horizontes a desbravar pois novas oportunidades mais cedo ou mais tarde irão surgir, coroando de exito a ardua batalha do dia a dia dividida entre o trabalho, os estudos sem nunca deixar de lados os valores da familia e os amigos, que Deus continue abençoando sua jornada, parabens e muitas felicidades...

  10. Julio @ 5 Abr, 2008 : 11:07
    Os sonhos viram projetos e os projetos se tornam realidade quando nos compromentemos com eles.Para mim você é um exemplo, de compromisso e responsabilidade. Sua vida mostra que quando nos apoiamos em valores, tão fundamentais ao ser humano, podemos vencer, e trabalhar para que outros também vençam.Siga em frente amigo em seus ideais, e rezo para que Deus te abençoe cada vez mais.

  11. Anderson da Mata @ 3 Mai, 2008 : 03:18
    Watashi no oni sam desu! Esse é o Wenceslau vitorioso de sempre. Omedetou! Ps- Aprendi muito com ele.

  12. Paulo Alexandre de Faria @ 19 Mai, 2008 : 13:42
    Parabéns pela sua história de vida! Tenho orgulho em tê-lo como “Tio”. Tenho à certeza, e acredito, que esta sua jornada contribuiu positivamente para sua formação pessoa, como o ser humano maravilhoso que você é. Você é exemplo dignidade e capacidade. Mais uma vez, Parabéns e desejo que você consiga sempre atingir seus objetivos.

  13. Zilmara @ 24 Mai, 2008 : 19:31
    Wenceslau, faz 3 anos que te conheço, e fico muito feliz por você e de conhece a sua história. Admiro muito você por suas conquistas e força de vontade. , basta olharmos para cada vitória que você conquistou não foi por acaso. Por que Deus estava com você nas suas dificuldades te carregando no colo. E você venceu todas e continua vencendo. Por cada coisa que você conquistou. Desejo muitas felicidades e que você continua sendo esse amigo maravilhoso. Que Deus te ilumina na sua caminhada !!!!!!

  14. Marlene Amaral @ 25 Mai, 2008 : 10:04
    Wenceslau, fico contente por ter encontrado um amigo como você. Parabéns. Abraços.

  15. Giane @ 25 Mai, 2008 : 15:21
    Wenceslau, Você realmente é um vencedor. Fico orgulhosa de ter sido sua tutora. Bjim e muita paz

  16. Edu @ 26 Mai, 2008 : 20:44
    Fala muleque!! é muito bonita a sua historia, e quero dizer que vc merece tudo de bom que esta ti acontecendo; e que vc continue sendo essa pessoa boa que vc é um abraço.

  17. Flávia Guazeli @ 27 Mai, 2008 : 08:35
    Olá, Wenceslau !! Mesmo tendo trabalhado pouco tempo com você, já havia percebido a pessoa especial e iluminada que você é, agora lendo sua história de via só veio reforçar sua imagem de pessoa guerreira e vencedora. Muitas vitórias ainda virão e você merece todas elas. Grande abraço.

  18. Ismael Joaquim De Siqueira @ 28 Mai, 2008 : 12:18
    Ola,Amigo! Conheço sua história e sua dedicação pelo estudo e ao trabalho,lembro das noites que ficavamos estudando em sua casa até altas horas, e fico feliz de perceber que você continua com a mesma garra e determinaçâo. Um abraço e que Deus ilumine seu caminho, Ismael Siqueira.

  19. Rita de Cássia Arruda @ 1 Jun, 2008 : 02:12
    Prezado Wenceslau: Endosso totalmente as palavras da Elisa. Que bom que você tenha carregado da infância apenas os momentos felizes e que, apesar das dificuldades pelas quais passou, tenha sido uma criança feliz. Parabéns por sua história de luta, garra e determinação. A conclusão do curso de Pedagogia, no futuro, será apenas mais uma página que você acrescentará a sua biografia. Torço por seu sucesso. Um abraço.

  20. José Carlos @ 13 Nov, 2008 : 16:04
    Wenceslau, como passaquatrense sinto orgulho de você mostrar para a comunidade essas qualidades que você tem, tão simples e tão valiosas para o "semelhante" e que te faz um vencedor. Um abraço da família do Dario.

  21. José Carlos @ 25 Dez, 2008 : 09:54
    Feliz Natal! “Se eu pudesse deixar algum presente à você, deixaria aceso o sentimento de amar a vida dos seres humanos. A consciência de aprender tudo o que foi ensinado pelo tempo a fora. Lembraria os erros que foram cometidos para que não mais se repetissem. A capacidade de escolher novos rumos. Deixaria para você, se pudesse, o respeito aquilo que é indispensável: Além do pão, o trabalho. Além do trabalho, a ação. E, quando tudo mais faltasse, um segredo: O de buscar no interior de si mesmo a resposta e a força para encontrar a saída “. Mahatma Gandhi

Comente



Todo mundo tem uma história para contar. Cadastre-se e conte a sua. Crie a árvore genealógica da sua família.

Árvore genealógica

Histórias

Vídeos

  • Nenhum vídeo.

| mais fotos » Galeria de fotos

Áudios

  • Nenhum áudio.
 

Conheça mais histórias

mais perfis » Com o mesmo sobrenome

mais perfis » Com a mesma Província de origem

 

 

As opiniões emitidas nesta página são de responsabilidade do participante e não refletem necessariamente a opinião da Editora Abril


 
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil

Sobre o Projeto | Cadastro | Fale Conosco | Divulgação |Termo de uso | Política de privacidade | Associação | Expediente Copyright © 2007/08/09 MHIJB - Todos os direitos reservados