Olá, faça o Login ou Cadastre-se
Furikake

  BlogsFurikake › Furikake original


 

« Gohan

A informalidade dos robatas »

 
28 Nov, 2007

Furikake original

Do que me lembro: minha mãe preparando furikake em casa. O furikake quebra o sabor branco sobrepondo cores, e é o enfeite mais alegre que pode ter o gohan, alma da comida japonesa. Por isso é o nome deste blog: é a alegria da alma.

Furikake é um tempero à base de peixe seco salgado, servido sobre o arroz. Seja numa porção simples, em onigiri ou ochazuke. Muitas vezes, essa é a refeição do café da manhã, do almoço ou do jantar: uma tigelinha de arroz com furikake, tsukemono e misoshiru. Quentinho, gostoso, 5 minutinhos e fim. Hoje há mil e uma escolhas de porções individuais, com sabores diversos. Misturado aos flocos de nori picado (alga geralmente encontrada em folhas), gergelim e sal.

Em casa, minha mãe comprava um bonito (katsuo) fresco na feira, temperava com sal e saquê, deixava secar bem no sol quente. Depois assava devagar até ficar defumado e crocante. Depois de bem seco e frio, partia os pedaços e moía no suribati (um pilão japonês) até ficar um farelinho. Torrava o gomah (gergelim) e o sal, misturava bem, e tínhamos nosso gostoso furikake caseiro num vidro fechado.

Este aí da foto é um furikake tradicional e caseiro japonês que minha tia enviou como omiagi (presente) de Tóquio. Lembra muito o jeito simples do furikake da minha mãe. Ô trabalheira: furikake original.

Postado por Gabi Yamaguchi | 6 comentários

Comentários

  1. makurazinha @ 28 Nov, 2007 : 22:13
    a verdadeira historia do imin 100 esta nesse site www.imigracaojaponesa.com.br

  2. Mário @ 29 Nov, 2007 : 10:57
    Cara Gabi! Muito bom, o teu texto. Além de bom para ler é ótimo para encher os olhos e aguçar o apetite. Desculpe a minha ignorância mas o que é katsuo? Obrigado e Abraços Amazônicos.

  3. kakaqui @ 29 Nov, 2007 : 12:19
    se fizer furikake em casa que será da minha coleção de embalagens fofinhas?

  4. dan moroboshi @ 7 Dez, 2007 : 18:51
    mmmmm..., q fome...

  5. sadao @ 21 Dez, 2007 : 02:51
    gabi, muito legal seu blog!!! nao sabia que o pessoal fazia furikake em casa... ainda mais no brasil! mas realmente, nao ha' nada mais gostoso do que aquele arroz quentinho com um furikake e missoshiru. alias, qdo vc vai atualizar o blog? saudades sempre!

  6. Helio @ 18 Jan, 2008 : 21:23
    Em Cabo Frio, praias, por do sol, caminhando sobre as pedras, margeando o mar de águas geladas e transparentes... então ...vimos algas! Verde claro, presa nas pedras, folhas finíssimas ondulando junto com a água que batia nas pedras... então ... a inspiração... colhemos as algas ... levamos para a casa e espalhamos folhas de jornal no quintal e sobre elas, as algas ... após dois dias ao sol, as algas secas e quebradiças, mas ainda com aquela cor verde clara ... misturamos com um pouco de sal e .... furikake! Comemos com gohan (arroz "junto venceremos" dos japoneses) na janta. Foi há mais de 20 anos .... mas nunca esqueci... nem do sabor...

 

Comente




Este site se reserva ao direito de excluir, sem aviso prévio, comentários impertinentes ao tema proposto por este blog, spans ou mensagens ofensivas e de baixo calão.


Perfil

Gabi Yamaguchi é jornalista da ECA/USP, paulistana e morou no Japão por dois anos, trabalhando como repórter em Tóquio. Sua filha adora estrelas e sua mãe faz o melhor kareraisu do mundo. Hoje está no marketing, fala sem parar mexendo muito as mãos e não tem a menor disciplina na cozinha, só usa receitas de lembranças.
 



Feeds

Os japoneses chegaram aqui há um século. Desde junho de 1908, muita coisa aconteceu. Ajude a resgatar essa memória.

Conte sua história em vídeos, fotos, áudios e texto Monte a árvore genealógica
de sua família




14 abr - 2 jul

Ciclo de cinema japonês
A vida dos samurais, suas aventuras e código e ética são tema do novo ciclo “Sempre Cinema”, da Fundação Japão.
Saiba mais

23 mai - 24 mai

Bazar do Bem
Mais de 30 expositores vendem produtos variados, de brinquedos a artesanato
Saiba mais

27 nov - 5 dez

Dança, música e canto
Espetáculo de bugaku hoe reúne manifestações culturais tradicionais do Japão, como o canto de monges budistas.
Saiba mais



 
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil

Sobre o Projeto | Cadastro | Fale Conosco | Divulgação |Termo de uso | Política de privacidade | Associação | Expediente Copyright © 2007/08/09 MHIJB - Todos os direitos reservados