Olá, faça o Login ou Cadastre-se

  Conte sua históriaLuciene Shirado › Minha história

Luciene Shirado

Campo Grande / MS - Brasil
45 anos, dentista

Quem sou eu


Meu nome é Luciene Shirado e sou sansei. Nasci em 20 de dezembro de 1974, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Meus pais, João Seiko Shirado e Amélia Toyo Shirado, também nasceram em Campo Grande e são filhos de imigrantes japoneses. Tenho duas irmãs mais novas: Gisele, casada com Agnaldo Tokuy, hoje morando em Brasília, e Rosy, casada com Marcelo Harunari, morando em Curitiba.

Meus avós paternos, Seiguen Shirado e Kamade Shirado, e maternos, Seitso Tokuyama e Kame Tokuyama, nasceram na região norte da Província de Okinawa e chegaram ao Brasil entre 1922 e 1930.

Estabeleceram-se em Campo Grande, trabalharam na agricultura e construíram seus lares em colônias de imigrantes japoneses. Na época, a concentração de imigrantes okinawanos era crescente na região.

Cresci ouvindo músicas japonesas, ao som do sanshin, e cheguei até a aprender um pouco de odori. Sempre tive grande fascinação pela cultura japonesa. Meus pais foram os grandes responsáveis pelo respeito e pela admiração que eu e minhas irmãs cultivamos durante todos esses anos.

Iniciei os estudos da língua japonesa um pouco antes de entrar na universidade. Em janeiro de 1997 me formei em odontologia pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e, através do Intercâmbio Internacional entre Estados-irmãos (Província de Okinawa e Mato Grosso do Sul), fui estagiária do Governo de Okinawa, durante nove meses, no período de julho de 1998 a março de 1999.

Ao retornar do estágio, o meu interesse pela cultura se intensificou e com isso procurei participar mais dos eventos japoneses que, inclusive, fazem parte do calendário festivo de Campo Grande.

Professora

Em 2004, fui convidada para dar aulas de japonês no Okinawa Gakuen, vinculado à Associação Okinawa de Campo Grande. Pesquisei sobre didática e fiz um curso voltado para professores, e minha experiência pessoal me deu base para a elaboração das aulas.

Algo muito gratificante é poder ter contato com crianças e adolescentes interessados na cultura japonesa. A grande maioria gosta muito de mangá, anime, j-pop e tem interesse em aprender o idioma. Jovens que são ligados às raízes, à cultura dos seus antepassados por opção. Gosto muito do que faço e me identifico com os alunos, no tocante ao gosto pela cultura, e acredito que a relação professor-aluno deve se basear em respeito e amizade.

Depoimento ao jornalista Luciano Shakihama


Enviada em: 29/10/2007 | Última modificação: 07/11/2007
 
Experiência de vida no estágio »

 

Comentários

  1. marcelo nakao @ 1 Dez, 2007 : 12:08
    oi lu, parabens pelo seu depoimento :)

  2. Newton Higa @ 28 Dez, 2007 : 01:05
    Luciene, parabéns pelo seu depoimento! É muito bom saber que uma sansei se interessa tanto pelos ancestrais de Okinawa e pela história dos seus avós imigrantes. Os moradores antigos da colônia Mata do Segredo 2º zona tem muitas histórias para contarem. É só conversar com os seus tios paternos, pessoas da minha época.Vários filhos de agricultores se tornaram médicos, advogados, dentistas e profissionais liberais de sucesso.

  3. Eron Brum @ 21 Set, 2010 : 05:04
    Luciana, estou escrevendo um livro sobre a história de uma familia que emigrou de Okinawa e viveu muitos anos na Mata do Segredo.Gostei muito de seu depoimento e gostaria de entrar em contato com você. Meu e-mail é eron.brum@hotmail.com. Abraços, eron.

  4. Eron Brum @ 21 Set, 2010 : 05:06
    Perdão por errar seu nome, Luciane.

Comente



Todo mundo tem uma história para contar. Cadastre-se e conte a sua. Crie a árvore genealógica da sua família.

Árvore genealógica

Nenhuma árvore.

Histórias

Vídeos

  • Nenhum vídeo.

| mais fotos » Galeria de fotos

Áudios

  • Nenhum áudio.
 

Conheça mais histórias

mais perfis » Com a mesma Província de origem

 

 

As opiniões emitidas nesta página são de responsabilidade do participante e não refletem necessariamente a opinião da Editora Abril


 
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil

Sobre o Projeto | Cadastro | Fale Conosco | Divulgação |Termo de uso | Política de privacidade | Associação | Expediente Copyright © 2007/08/09 MHIJB - Todos os direitos reservados