Olá, faça o Login ou Cadastre-se

  Conte sua históriaLuciene Shirado › Minha história

Luciene Shirado

Campo Grande / MS - Brasil
45 anos, dentista

Orgulho, não preconceito


O respeito pela cultura japonesa é o resultado direto da educação que tive. Meus pais valorizavam muito meus avós e seus costumes e, desde cedo, nos ensinaram a importância da família e das tradições.

Com relação às tradições japonesas: acender incenso e reverenciar os antepassados, absorvemos como algo cultural, muito mais do que religioso.

Não tive nenhuma experiência com preconceito vindo das pessoas não descendentes e acredito que os imigrantes japoneses criaram uma imagem de honestidade e dedicação, fato que refletiu de forma favorável na minha vida.

Considero que a relação entre a cultura japonesa e a cultura brasileira é positiva, pois há uma grande harmonia entre a dedicação japonesa e a espontaneidade brasileira. Atualmente, competentes profissionais nikkeis, integrados à sociedade, participam ativamente do desenvolvimento do país.

O contato com a cultura japonesa dentro da minha família, no estágio em Okinawa, na escola de língua japonesa e na sociedade nipo-brasileira me proporcionou grandes aprendizados, grandes amizades e valores, que hoje são essenciais em minha vida.

Depoimento ao jornalista Luciano Shakihama


Enviada em: 29/10/2007 | Última modificação: 07/11/2007
 
« Histórico dos avós

 

Comentários

  1. marcelo nakao @ 1 Dez, 2007 : 12:08
    oi lu, parabens pelo seu depoimento :)

  2. Newton Higa @ 28 Dez, 2007 : 01:05
    Luciene, parabéns pelo seu depoimento! É muito bom saber que uma sansei se interessa tanto pelos ancestrais de Okinawa e pela história dos seus avós imigrantes. Os moradores antigos da colônia Mata do Segredo 2º zona tem muitas histórias para contarem. É só conversar com os seus tios paternos, pessoas da minha época.Vários filhos de agricultores se tornaram médicos, advogados, dentistas e profissionais liberais de sucesso.

  3. Eron Brum @ 21 Set, 2010 : 05:04
    Luciana, estou escrevendo um livro sobre a história de uma familia que emigrou de Okinawa e viveu muitos anos na Mata do Segredo.Gostei muito de seu depoimento e gostaria de entrar em contato com você. Meu e-mail é eron.brum@hotmail.com. Abraços, eron.

  4. Eron Brum @ 21 Set, 2010 : 05:06
    Perdão por errar seu nome, Luciane.

Comente



Todo mundo tem uma história para contar. Cadastre-se e conte a sua. Crie a árvore genealógica da sua família.

Árvore genealógica

Nenhuma árvore.

Histórias

Vídeos

  • Nenhum vídeo.

| mais fotos » Galeria de fotos

Áudios

  • Nenhum áudio.
 

Conheça mais histórias

mais perfis » Com a mesma Província de origem

 

 

As opiniões emitidas nesta página são de responsabilidade do participante e não refletem necessariamente a opinião da Editora Abril


 
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil

Sobre o Projeto | Cadastro | Fale Conosco | Divulgação |Termo de uso | Política de privacidade | Associação | Expediente Copyright © 2007/08/09 MHIJB - Todos os direitos reservados