Olá, faça o Login ou Cadastre-se
Meu Japão de Jan, 2008

  Blogs › Blog Meu Japão


30 Jan, 2008

Gorro ou máscara?

Karina Almeida

Dúvida cruel: comprar ou não comprar este gorro? Ou isto é uma máscara?

Nesse frio, seria perfeito. Só para citar um exemplo, no domingo à noite, o termômetro marcava 1 C enquanto eu voltava pe-da-lan-do! para a casa.

Para os interessados, o gorro-máscara está à venda nas lojas Don Quijote. Custa 980 ienes. Mas como perguntou o meu pai: "será que pode andar com 'máscara de assaltante' por aí (aqui)?"

Continua
Postado por Karina Almeida | 15 comentários | Link

28 Jan, 2008

Meu Japão não é perfeito

Karina Almeida

Não tô com preguiça de atualizar o blog não. Mas, hoje, vou deixar aqui um texto que já foi publicado. Estreei uma coluna na Alternativa Higashi em outubro e dois meses depois passei a ser repórter também. Agora escrevo não só para a revista regional, mas também para a nacional.

Dá orgulho de trabalhar lá. Quer dizer, aqui. A Revista Alternativa é muito querida pelos brasileiros no Japão e tenho sentido isso na pele. Vira e mexe alguém vem falar comigo, diz que lê a minha coluna, que gosta da revista etc ...

Continua
Postado por Karina Almeida | 21 comentários | Link

26 Jan, 2008

Serve masculino?

Karina Almeida

É duro ser fora do "padrão". No Brasil, nunca passei por isso mas aqui no Japão nem fazendo regime eu vou conseguir encontrar roupa com facilidade.

Só para citar um exemplo, comprei calça jeans pela primeira e única vez no mês passado (lembrem-se de que estou aqui há 4 anos!). Experimentei várias! De lojas japonesas e internacionais. Da mais simples à mais chique e nada! Nenhuma ficou boa até eu encontrar 2 modelos na GAP (americana) que vestiram milagrosamente bem em mim!

Hoje a batalha foi comprar um casaco. Cheguei a ficar meio deprê porque os mais ...

Continua
Postado por Karina Almeida | 19 comentários | Link

24 Jan, 2008

Vou de "bike"

Karina Almeida

Finalmente comprei uma bicicleta. Em Tóquio, eu não precisava, nem tinha vontade de ter uma. Mas aqui em Gunma andar a pé chega a ser constrangedor.

Estava me sentindo a rainha da cocada preta até perceber que os motoristas e ciclistas olhavam para mim porque é realmente muito raro ver alguém andando nas ruas. E eu crente que estava arrasando! m(_ _)m

Antes de escolher a minha "bike", fui a váaaarias lojas e até conversei com quem tem ou já teve uma por aqui. Cheguei à conclusão de que não vale a pena pagar ...

Continua
Postado por Karina Almeida | 40 comentários | Link

20 Jan, 2008

Tem sukiyaki por aí?

Karina Almeida

Morro de saudades do feijão tropeiro da minha mãe - sinto saudades dela também, claro! - e foi isso que comentei hoje enquanto comia sukiyaki na casa de amigos brasileiros.

Começamos a lembrar das delícias da comida mineira, que vai muito além do feijão tropeiro com torresmo, e na mesma hora pensei: no Brasil, enquanto estiver comendo a comida maravilhosa da minha mãe, também vou me lembrar com saudade das delícias da comida japonesa.

Sushi e sashimi sei que vou encontrar aos montes por aí, inclusive em Belo Horizonte. E sukiyaki, ser ...

Continua
Postado por Karina Almeida | 28 comentários | Link

17 Jan, 2008

Procura-se

Karina Almeida

Por onde ando, vejo esse cartaz. E olha que ando muito.

Reparei a foto desses três foragidos quando estive em Hamamatsu (dois anos atrás!), depois quando fui para Nagoya, quando morei em Chiba e, agora, olha o cartaz na minha frente de novo. Tirei foto, ontem, dentro de um trem na ida para Saitama.

Não entendi nem a metade das letrinhas, mas o recado parece simples. Esses três aprontaram e devem ter matado, pois a recompensa para quem encontrá-los é de 2 milhões de ienes (19 mil dólares).

Eu adoraria ganhar 2 milhões ...

Continua
Postado por Karina Almeida | 15 comentários | Link

14 Jan, 2008

Meu Japão: um blog e um livro

Divulgação

Calma, o Meu Japão ainda não virou livro. Mas vai virar! Ah, vai! Quando este blog nasceu, há exatos dois anos, a idéia era testar a mim e a vocês também.

Eu queria escrever, queria contar para todo mundo como é o Japão nosso de cada dia. Queria mostrar que, aqui, não se come apenas sushi. Que o Japão não é mais o país das gueixas e dos samurais, mas sim o da Hello Kitty.

Porém, bateu aquele medo: um livro? Será que alguém vai comprar? Será que alguém ...

Continua
Postado por Karina Almeida | 30 comentários | Link

12 Jan, 2008

Chandelle "made in Japan"

Karina Almeida

Ontem, fazendo compras num supermercado, dei de cara com este pudim de chocolate - como se diz aqui - do Doraemon. Na hora, bateu aquela saudade do Chandelle e, é claro, comprei!

A versão japonesa da sobremesa láctea - como se diz no Brasil - também é uma delícia! Provavelmente, menos doce do que o Chandelle ou o Danette que eu sempre comia por aí. Não me lembro mais do sabor. Só sei que eu adorava (^_^)v

Parêntese: para quem não conhece o Doraemon, é só clicar aqui.

Continua
Postado por Karina Almeida | 7 comentários | Link

9 Jan, 2008

Casa típica japonesa

Karina Almeida

Dizem que casa típica japonesa é aquela que tem tatame e outras coisinhas do século passado. Não é bem assim.

Já vi muitas casas por aqui - por dentro e por fora - e eu diria que casa típica japonesa é essa aí da foto.  Sem portão (a cerquinha que aparece é a que separa a rua da linha do trem), pelo menos um carro na garagem e, especialmente, alguns colchões (futon) pendurados na varanda. Da frente!

Em Tóquio, quase não vemos casas, mas os apartamentos também são assim: sempre tem um colchãozinho tomando sol ...

Continua
Postado por Karina Almeida | 23 comentários | Link

8 Jan, 2008

Bebê nas (minhas!) costas

Kuni

Eu era louca para pegar um bebê japonês, apertar, beijar e alisar o cabelinho dele. Ou dela. Sorte que, no ano retrasado, quatro casais de amigos japoneses tiveram filhos e eu pude fazer tudo isso!

Brinquei adoidado com o filho da Mai e do Takeshi, o do Kuni e da Keiko, o do Narita e da Emi, e a filhinha do Caruso e da Tomoe - neste caso, japonesinha de olhos claros, já que o pai é brasileirissimo.

Na semana passada, lá estava eu na casa do Kuni e por cinco minutinhos experimentei a sensação de ser "mãe" no ...

Continua
Postado por Karina Almeida | 43 comentários | Link

6 Jan, 2008

Velozes e lindos em Tóquio

Fotos: Divulgação

Sei que é um filme adolescente e não me importo: eu gosto de filme adolescente! Porém, o que me levou a assistir Velozes e Furiosos: Desafio em Tóquio foi, exatamente, Tóquio.

É bom demais ver na telona - ou na telinha do DVD player, como eu vi - o cenário que faz parte do meu dia-a-dia e as ruas por onde eu andei váaaarias vezes. Como disse o meu irmão, é uma sensação que quem mora em Belo Horizonte - como eu morava - não vai sentir nunquinha :P

Agora, o que mais me chamou a atenção ...

Continua
Postado por Karina Almeida | 55 comentários | Link

5 Jan, 2008

Japão no Fantástico

Divulgação/TV Globo

Adoro as reportagens do Zeca Camargo - se bem, que faz um tempão que não vejo TV do Brasil - e não quero perder a série sobre o Japão que ele fez para o Fantástico. Começa a ser exibida amanhã (^o^)

O Zeca esteve aqui há uns três ou quatro meses e perdi a oportunidade de tietar. Ele visitou a empresa onde eu trabalhava, mas a visita foi tão relâmpago que quando pisquei ele já tinha ido embora...

Não sou de tietar, não. Nunca pedi um autógrafo! Só queria ...

Continua
Postado por Karina Almeida | 12 comentários | Link

4 Jan, 2008

Ramos e o Honda Vamos

Divulgação

Passei horas e horas em frente à TV neste feriadão e olha o que eu descobri: o Ruy Ramos é garoto-propaganda do Honda Vamos/2008.

Aproveitaram a semelhança do nome do carro com o nome do jogador para fazer um trocadilho no comercial (veja o vídeo aqui).

Para quem não conhece, o Ramos é brasileiro naturalizado japonês e ídolo do futebol daqui. Para quem não entendeu porque um carro japonês foi batizado de Vamos, eu peço desculpas. Também não entendi :P

Eu diria que "vamos" dá a idéia de que o carro ...

Continua
Postado por Karina Almeida | 12 comentários | Link



Perfil

Karina Almeida, jornalista, 30 anos. Não tenho olhos puxadinhos, nem sou casada com japonês. Troquei Belo Horizonte por Tóquio para trabalhar num jornal voltado para a comunidade brasileira daqui. A paixão pelo Japão foi à primeira vista, em janeiro de 2004. A idéia era ficar um ano, mas já se passaram mais de três. E agora, José?
 


Tags

academia  Akihabara  Alf  Alternativa  ameixa  aniversario  Anna  Ano  apartamento  arroz  Babylon  banana  banheiro  barrinha  BBC  beleza  bicicleta  biquíni  biscoito  blog  Bob  body  bonitoes  brasileira  brasileiro  brazilian  café  cafeteria  caloteira  cappuccino  carro  carros  casa  casaco  casal  cereal  chandelle  chiba  children  Children  chocolate  cinema  colchão  comida  contas  correio  cozinha  crise  Cube  cyndi  D40  danette  das  Day  de  depilação  desenho  despedida  dia  dinheiro  Disney  do  Drift  durian  e  Elle  emoticon  Esponja  estudo  Fantástico  filme  Filme  Finger  Five  foco  fofoca  forgaidos  fotografia  frio  frutas  frutos  fugu  Fuji  fukuda  Furiosos  futebol  futon  gafe  Galo  GAP  Gekirangers  gorro  Gossip  gravidez  gripe  GT-R  Gunma  Gustavo  hakuba  Hakuba  Halloween  hanami  Higashi  Honda  infantil  japonês  japonesa  jornal  judo  Kenji  lauper  livro  locadora  Lost  macacos  madonna  manequim  máquina  mar  Marcha  maruko-cha  melancia  meleca  meme  Meu  Midtown  ministro  Miyazaki  Monte  moto  Motos  mr  música  nada  Natal  neve  News  night  Nikko  Nikon  Nissan  niver  nome  novo  Novo  obama  óculos  omiyage  One  onsen  Ota  Outono  ovos  paraglider  parapente  parque  pequim  pêssego  Piece  pinto  piquenique  português  praia  presente  press  professora  propaganda  protetor  pub  remédio  revista  rock  Rodrigo  Ronaldo  s  Sakaguchi  Santoro  sazae-san  Sea  shabu-shabu  shop  shota  Show  sobremesa  solar  soleil  sonho  sou  Sptiz  sukiyaki  supermercado  taiko  tatuagem  tendon  terremoto  tokusatsu  tokyo  Tokyo  toquio  transsexual  Travelstar  Tsuchiya  tsukiji  ueno  ume  uva  Valentine  Vamos  Veja  Velozes  verao  wordpress  Yakult  yukata  Zero 

Feeds

Os japoneses chegaram aqui há um século. Desde junho de 1908, muita coisa aconteceu. Ajude a resgatar essa memória.

Conte sua história em vídeos, fotos, áudios e texto Monte a árvore genealógica
de sua família




14 abr - 2 jul

Ciclo de cinema japonês
A vida dos samurais, suas aventuras e código e ética são tema do novo ciclo “Sempre Cinema”, da Fundação Japão.
Saiba mais

23 mai - 24 mai

Bazar do Bem
Mais de 30 expositores vendem produtos variados, de brinquedos a artesanato
Saiba mais

27 nov - 5 dez

Dança, música e canto
Espetáculo de bugaku hoe reúne manifestações culturais tradicionais do Japão, como o canto de monges budistas.
Saiba mais



 
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil

Sobre o Projeto | Cadastro | Fale Conosco | Divulgação |Termo de uso | Política de privacidade | Associação | Expediente Copyright © 2007/08/09 MHIJB - Todos os direitos reservados