Olá, faça o Login ou Cadastre-se
Meu Japão

  BlogsMeu Japão › Casa típica japonesa


 

« Bebê nas (minhas!) costas

Chandelle "made in Japan" »

 
9 Jan, 2008

Casa típica japonesa

Karina Almeida

Dizem que casa típica japonesa é aquela que tem tatame e outras coisinhas do século passado. Não é bem assim.

Já vi muitas casas por aqui - por dentro e por fora - e eu diria que casa típica japonesa é essa aí da foto.  Sem portão (a cerquinha que aparece é a que separa a rua da linha do trem), pelo menos um carro na garagem e, especialmente, alguns colchões (futon) pendurados na varanda. Da frente!

Em Tóquio, quase não vemos casas, mas os apartamentos também são assim: sempre tem um colchãozinho tomando sol. E não é só na periferia (o_o)

Postado por Karina Almeida | 23 comentários

Comentários

  1. Karen @ 9 Jan, 2008 : 13:11
    É verdade, as casas são bem assim, mesmo! Às vezes parecem tão frágeis... lembro que muitas tinham paredes fininhas, dava até para usar tachinhas em vez de pregos para pendurar coisas na parede!

  2. Rodrigo @ 9 Jan, 2008 : 16:17
    Tão estranho, isso! Digo porque aqui no Brasil, em qualquer cidade grande, chegam a proibir mesmo que a gente pendure alguma coisa na sacada, na janela, num varal ou em qualquer lugar aparente. Dizem que é pra não dar "impressão de favela" -- mesmo que não tenha outro jeito de arejar a peça. Dá até multa! Enquanto isso, num lugar realmente civilizado, não tão ligando tanto pras aparências...

  3. Érika @ 9 Jan, 2008 : 23:08
    Waaaaah, a foto passada éh muito kawaii aheoiuaheoi E vc éh bonita, neh?! ^^ Sobre os colchões no sol: Aaaah, então éh por isso que os meus pais sempre ficavam brigando comigo pra tirar o colchão da cama e colocar no sol? Será? Será? aheoiauheoiaheiao E eu gostaria de saber se, mesmo com alguns crimes aíh no Japão, se o pessoal daí continua não trancando portas e janelas... Onegai shimassu!

  4. Luiz @ 10 Jan, 2008 : 02:23
    Haha, no interiorsão aqui no Brasil, inclusive onde nasci, colchão pegando sol era motivo pra sacanear os coleguinhas. "Fez xixi na cama!!" Hahahaha!

  5. Alexandre Ribeiro @ 10 Jan, 2008 : 03:13
    Tem idéia de quanto custaria uma casa dessas? Ou mesmo o aluguel? Diz a lenda que moradia aí custa os olhos da cara, acrescida dos juros da alma...

  6. Karina Almeida @ 10 Jan, 2008 : 12:25
    ALEXANDRE. xii, o preco certo nao sei, mas sei que tem um monte de brasileiro comprando casa aqui. e sao casas grandes e bonitas que nem essa da foto. eles fazem financiamento no banco e tem 35 ANOS para pagar a casa... ah, em tokyo eh carissimo mesmo, mas no interior eh bem mais barato. eu mesma to morando num apartamento, maior, beeeeem mais novo, todo mobiliado (tem ateh internet) e pago o mesmo preco que pagava no apto em tokyo, que nao tinha nada disso. alias, na periferia de tokyo :P a sorte eh que no japao, ateh a periferia eh chique. ufa!

  7. Karina Almeida @ 10 Jan, 2008 : 12:26
    LUIZ. hahahaha... eh verdade! em belo horizonte, eu ouvia essa historia :P

  8. Karina Almeida @ 10 Jan, 2008 : 12:30
    ERIKA. brigada (^o^) essa historia de nao trancar porta e tal, acho que ja ta ficando antiga. pelo que sei, as pessoas trancam sim. por outro lado, a maioria das casas e predios nao tem portao, nem porteiro. e eh verdade que as pessoas, especialmente em tokyo, nao se preocupam com assalto como a gente. tem assalto sim, mas acho que eh tao pouco que ninguem tem medo de ser assaltado... o medo maior aqui eh dos tarados! hihihi...

  9. Karina Almeida @ 10 Jan, 2008 : 12:35
    RODRIGO. voce disse tudo! no brasil, as pessoas se preocupam muito com as aparencias! aqui, acho que as pessoas se preocupam mais com a praticidade das coisas. esse povo eh muito pratico! fico impressionada! eh praticidade em primeiro lugar, sempre! isso eu admiro muito! ah, lembro que no predio que morei em bh era proibido fazer qq coisa que atrapalhasse a fachada do predio... tava no contrato. parece frescura ne, mas por outro lado, acho legal sim cuidar da beleza do predio ne :P

  10. Karina Almeida @ 10 Jan, 2008 : 12:38
    KAREN. sim, sim! eh engracado a gente ouvir o povo falando: a casa de fulano eh de concreto! hihihi... e o problema dessas outras casas eh que a gente nao pode fazer barulho. o vizinho escuta ateh o cel tocando...

  11. Aretha @ 10 Jan, 2008 : 16:26
    Olá Karina! Ameeeei seu blog. Dei uma lida geral, e simplesmente adorei! Se tudo der certo, em breve eu e meu marido vamos praí... E ler todas essas histórias me anima muito! Me deixa mais curiosa e com mais vontade ainda de conhecer esse país... Estamos contando as horas para que saia nossa elegibilidade para irmos pra essa terrinha... Obrigada por mostrar um pouco do q vive aí. É muito bom! Beijinhos!

  12. Ciça @ 11 Jan, 2008 : 07:03
    Aquilo é colchao??????????????????? Ai minhas costas!!!!!

  13. Ewerthon @ 11 Jan, 2008 : 15:21
    Acho que futon não é colchão... Bom, mas também acho que casa típica é igual essa aí da foto...

  14. Marcia Kawabe @ 11 Jan, 2008 : 21:33
    Aí parece que são duas casas né? Os famosos "manshions" hehehehe

  15. Kiki @ 11 Jan, 2008 : 22:43
    Karina, que logotipo fofo esse! Queria que você escrevesse sobre japoneses que usam talheres no lugares daqueles hashis (é assim que se escreve?). Outro dia vi um filme, eles moravam em uma casa bem ocidentalizada e estavam almoçando usando o garfo. Beijo (sou a ex-Cherubino hehe)

  16. Karina Almeida @ 11 Jan, 2008 : 23:59
    KIKI. cherubino?? serio?? ue, mudou de nome por que? mas vamos a sua sugestao: garfo, faca e colher sao super comuns aqui! tem na casa de todo japones. mas tambem tem os tais palitinhos chamados hashi. funciona assim: na hora de comer espaguete, bife ou outros pratos ocidentais, usam colher, garfo etc. na hora de comer comida japonesa, usam o hashi.

  17. Karina Almeida @ 12 Jan, 2008 : 00:01
    MARCIA. na foto aparece a beirandinha da casa vizinha, mas essa amarela eh uma casa so :P

  18. Karina Almeida @ 12 Jan, 2008 : 00:03
    EWERTHON. eu deixei no texto um link da wikipedia: Futon ou sofá-cama ocidental. Um futón (布団, futon) é um tipo de colchão usado na cama tradicional japonesa. Os futons japoneses são baixos, com cerca de 5 cm de altura e têm no interior algodão ou material sintético. Vendem-se conjuntos no Japão que incluem o colchão (shikibuton), o edredão (kakebuton) e a almofada (makura). Estas almofadas enchem-se com feijão verde, trigo negro ou peças de plástico.

  19. Karina Almeida @ 12 Jan, 2008 : 00:10
    CICA. eh colchao japones, chamado futon. nao sei se eu escrever futon todo mundo vai entender... mas aqui muita gente dorme nesses colchoes, sem cama mesmo. coloca no chao e pronto. e pelo menos uma vez por semana, as donas de casa colocam esses colchoes no sol... ah, eles parecem edredons. tem uns mais durinhos, mas nada a ver com os colchoes enormes e nao-dobraveis ocidentais :P no link da wikipedia que deixei aih no texto, tem foto e tudo ; ) oops, so mais um detalhe: nessa casa aih, tem futon tomando sol, mas tem coberta e sei la mais o que tambem. nem tudo ali eh futon! repara no azulzinho, la no cantinho da direita. da pra ter uma ideia melhor.

  20. Karina Almeida @ 12 Jan, 2008 : 00:11
    ARETHA. nossa, que legal! boa sorte!. e espero que voces gostem mesmo do japao. pelo blog, ja deu para perceber que eu adoro ne :P

  21. Afi @ 12 Jan, 2008 : 15:01
    Mais um post que vem de encontro à nossa curiosidade e permite vislumbrar essa cultura tão peculiar. O problema do futon é que tem que apanhar bastante ar e sol. Sei isso porque tenho em casa duas camas com futon. Se é confortável? Acho que é uma questão de hábito.

  22. Karina Tiemi @ 13 Jan, 2008 : 08:56
    Já vi muita novela e filme em que os persoangens vão bater o futon na sacada! rsrs Pelo visto é comum mesmo por aí! Bjoss

  23. Patricia @ 25 Jan, 2008 : 09:19
    Não acho bonito, mas tb não me incomodo mais ao ver todas as sacadas com futon, edredon e roupas penduradas! O que eu sinto falta mesmo é de uma areazinha de serviço(provavelmente a ausência dela seja o principal motivo desse hábito engraçado!)!! Ah...e na minha opinião os futons não são lá muito confortáveis! Dormi neles por alguns meses mas acabei migrando para a boa e velha cama!rsrs!!

Comente




Este site se reserva ao direito de excluir, sem aviso prévio, comentários impertinentes ao tema proposto por este blog, spans ou mensagens ofensivas e de baixo calão.


Perfil

Karina Almeida, jornalista, 30 anos. Não tenho olhos puxadinhos, nem sou casada com japonês. Troquei Belo Horizonte por Tóquio para trabalhar num jornal voltado para a comunidade brasileira daqui. A paixão pelo Japão foi à primeira vista, em janeiro de 2004. A idéia era ficar um ano, mas já se passaram mais de três. E agora, José?
 


Tags

academia  Akihabara  Alf  Alternativa  ameixa  aniversario  Anna  Ano  apartamento  arroz  Babylon  banana  banheiro  barrinha  BBC  beleza  bicicleta  biquíni  biscoito  blog  Bob  body  bonitoes  brasileira  brasileiro  brazilian  café  cafeteria  caloteira  cappuccino  carro  carros  casa  casaco  casal  cereal  chandelle  chiba  children  Children  chocolate  cinema  colchão  comida  contas  correio  cozinha  crise  Cube  cyndi  D40  danette  das  Day  de  depilação  desenho  despedida  dia  dinheiro  Disney  do  Drift  durian  e  Elle  emoticon  Esponja  estudo  Fantástico  filme  Filme  Finger  Five  foco  fofoca  forgaidos  fotografia  frio  frutas  frutos  fugu  Fuji  fukuda  Furiosos  futebol  futon  gafe  Galo  GAP  Gekirangers  gorro  Gossip  gravidez  gripe  GT-R  Gunma  Gustavo  hakuba  Hakuba  Halloween  hanami  Higashi  Honda  infantil  japonês  japonesa  jornal  judo  Kenji  lauper  livro  locadora  Lost  macacos  madonna  manequim  máquina  mar  Marcha  maruko-cha  melancia  meleca  meme  Meu  Midtown  ministro  Miyazaki  Monte  moto  Motos  mr  música  nada  Natal  neve  News  night  Nikko  Nikon  Nissan  niver  nome  novo  Novo  obama  óculos  omiyage  One  onsen  Ota  Outono  ovos  paraglider  parapente  parque  pequim  pêssego  Piece  pinto  piquenique  português  praia  presente  press  professora  propaganda  protetor  pub  remédio  revista  rock  Rodrigo  Ronaldo  s  Sakaguchi  Santoro  sazae-san  Sea  shabu-shabu  shop  shota  Show  sobremesa  solar  soleil  sonho  sou  Sptiz  sukiyaki  supermercado  taiko  tatuagem  tendon  terremoto  tokusatsu  tokyo  Tokyo  toquio  transsexual  Travelstar  Tsuchiya  tsukiji  ueno  ume  uva  Valentine  Vamos  Veja  Velozes  verao  wordpress  Yakult  yukata  Zero 

Feeds

Os japoneses chegaram aqui há um século. Desde junho de 1908, muita coisa aconteceu. Ajude a resgatar essa memória.

Conte sua história em vídeos, fotos, áudios e texto Monte a árvore genealógica
de sua família




14 abr - 2 jul

Ciclo de cinema japonês
A vida dos samurais, suas aventuras e código e ética são tema do novo ciclo “Sempre Cinema”, da Fundação Japão.
Saiba mais

23 mai - 24 mai

Bazar do Bem
Mais de 30 expositores vendem produtos variados, de brinquedos a artesanato
Saiba mais

27 nov - 5 dez

Dança, música e canto
Espetáculo de bugaku hoe reúne manifestações culturais tradicionais do Japão, como o canto de monges budistas.
Saiba mais



 
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil

Sobre o Projeto | Cadastro | Fale Conosco | Divulgação |Termo de uso | Política de privacidade | Associação | Expediente Copyright © 2007/08/09 MHIJB - Todos os direitos reservados