Olá, faça o Login ou Cadastre-se
Furikake

  BlogsFurikake › Ponkan


 

« Gotisosama

Mar do Japão »

 
24 Jun, 2008

Ponkan

www.rakuten.co.jp

Então, acabaram os Narutos. E Bleach, que nem deu tempo de contar aqui, também. Agora só esperando estrear no Japão. Então... comecei o mais famoso e antigo, milhões de episódios, eba... One Piece :) Vício, e acabo de assistir a saga da origem da Nami. Quem não faz a menor idéia, basta saber que tem ponkan na história. Quem conhece, sabe que tem ponkan na história, e ela é de matar. Muuuuuuuuuuuuuuito legal, a origem mais longa até agora, mais legal, matar de rir e chorar.

Coloquei aqui o final dessa fase, que é o segundo da série, e que tem tooooodo mundo correndo pequeninhos, com as famílias e amigos aparecendo antes. É isso, parece bobo, mas não é: é japa. Pega direto no peito: o que te faz ser do jeito que você é, assim, com 12, 15, 18 ou 35 anos? De onde você veio, que promessas você fez, que orgulho carrega, o que quer provar pro mundo? O que te faz aguentar dor, cansaço, infelicidade, frio? Em nome de quê você é? Em respeito a o quê ou a quem você encontra forças pra lutar? No caso do Naruto, do Bleach e do One Piece, sabe o que é surreal? Tem amigos e família. Os amigos são o chão e os olhos dos personagens. O George Lucas explicava, quando fez o roteiro do Guerra nas Estrelas, como o mito do herói é necessário, indispensável e ancestral para todos nós, citando Joseph Campbell.

Saber de onde viemos, respeitar e preservar isso, é bem japa. Isso é simples e não se pode perder.

E o que faz essa ponkan no meio de toda a história da Nami, do Luffy, do Zoro, do Usopp e do Sanji?

Quando vi a plantação de ponkan da família da Nami, e o desenho mostrando a feira com verduras frescas como eu via nas ruas de Tóquio, lembrei dessa sensação estranha que era reconhecer o conforto da familiaridade com as comidas daqui, minha casa, mas que eram de lá, minha origem. Desse nó que faz das cabeças dos descencentes de imigrantes um redemoinho gomu-gomu a la Luffy. Lembro como as frutas eram tooooooooooodas mostradas assim, felizes e graaaaaaaaaaaaandes nas prateleiras. Com essas mega chamadas de promoção :) Comprava 3 ponkans.

E sabe? Uma ponkan traz muito mais laços entre todos nós que qualquer blá-blá-blá raso sobre a origem dos japoneses. Porque ela, assim como os jeitos de temperar, denuncia o sotaque do silêncio que somos.

Postado por Gabi Yamaguchi | 5 comentários

Comentários

  1. VeRo XD @ 25 Jun, 2008 : 00:34
    BWAHAHAHAHA!!!ADOREI A PONKAN FELIZOIDA DA FOTINHUUUU!!!8D P.S.-ONE PIECE É MUITO MAIS QUE PONKANS COM CARINHAS VIU!!!Ò.ó[[ZUERA]]

  2. kakaqui @ 25 Jun, 2008 : 12:09
    Puxa, que puxa. Mergulho profundo. E, lá no fundo - do raso que somos nós os jornalistas - poesia. Adorei!

  3. Pat Giu @ 25 Jun, 2008 : 19:37
    Eu não sou descendente de japoneses, mas a ponkan também me traz boas lembranças. Na casa dos meus avós italianos sempre tinha essa frutinha. O cheiro me lembra a cozinha da vovó Eugênia. Lembranças de infância...

  4. mailly nomura @ 10 Jul, 2008 : 12:13
    é,a ponkan também me traz lembranças,d quando eu era pequenininha e queria come ponkan,e lá vai minha mãe casca pra mim,mas agora eu sei vário jeitos d c descascar uma ponkan ^^

  5. Deusdedti @ 8 Mai, 2009 : 08:39
    Muito bom, pena que aminha curiosidade permanece. A ponkan, afinal é o cruzamento de que frutas cítricas? Ou não é resultado de cruzamanto? Mas que a ponkan é DÉÈÉÉISSSS! ninguem nega.

 

Comente




Este site se reserva ao direito de excluir, sem aviso prévio, comentários impertinentes ao tema proposto por este blog, spans ou mensagens ofensivas e de baixo calão.


Perfil

Gabi Yamaguchi é jornalista da ECA/USP, paulistana e morou no Japão por dois anos, trabalhando como repórter em Tóquio. Sua filha adora estrelas e sua mãe faz o melhor kareraisu do mundo. Hoje está no marketing, fala sem parar mexendo muito as mãos e não tem a menor disciplina na cozinha, só usa receitas de lembranças.
 



Feeds

Os japoneses chegaram aqui há um século. Desde junho de 1908, muita coisa aconteceu. Ajude a resgatar essa memória.

Conte sua história em vídeos, fotos, áudios e texto Monte a árvore genealógica
de sua família




14 abr - 2 jul

Ciclo de cinema japonês
A vida dos samurais, suas aventuras e código e ética são tema do novo ciclo “Sempre Cinema”, da Fundação Japão.
Saiba mais

23 mai - 24 mai

Bazar do Bem
Mais de 30 expositores vendem produtos variados, de brinquedos a artesanato
Saiba mais

27 nov - 5 dez

Dança, música e canto
Espetáculo de bugaku hoe reúne manifestações culturais tradicionais do Japão, como o canto de monges budistas.
Saiba mais



 
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil

Sobre o Projeto | Cadastro | Fale Conosco | Divulgação |Termo de uso | Política de privacidade | Associação | Expediente Copyright © 2007/08/09 MHIJB - Todos os direitos reservados