Olá, faça o Login ou Cadastre-se
Furikake

  BlogsFurikake › Emoticons e tsukemono


 

« Kareraisu, dekita!

Receita de filha »

 
17 Abr, 2008

Emoticons e tsukemono

http://www.y-douro-k.or.jp/nishizaou/nishizaoukankou.html

Nesse mais de mês longe, estava, confesso, pensando na China. As Olimpíadas de Pequim se aproximam, e há muito o que fazer para um projeto de cobertura em que (loucura) entrei.

Por isso escolhi uma imagem bem linda pra dizer oi, de novo.

Oi.

É imagem do tema do meu primeiro post, láááá no começo: tsukemono. (Estou em jejum pra fazer exames, que fome.) Lembro de uma propaganda no Japão em que a mocinha resgatava do fundo de um tonel de madeira cheio de missô as mini beringelas (nasubis) já curtidas, e nhoque. Nhami. Esse é um dos jeitos mais simples de fazer tsukemono (sim, sim, existem muitos). Num pote grande, misture o misso com um pouco de mirin (sakê de cozinha). "Enterre" no misso o tsukemono do dia: kyuri (pepino), ninjin (cenoura), daikon (nabo), nasubi (beringela). Em meio dia já tem gosto e da manhã para a noite já está no ponto para ser servido bonito, ainda com cores vivas. Você pode servir com um pouquinho do misso, ou então depois de lavar cada conserva. Cortar bonito é primordial, não importa o quão pouquinho você sirva como acompanhamento. Com o tempo, a beringela e o daikon ficam da cor do misso, fica beeeeem gostoso e salgado. Num potinho pequeno, você pode fazer uma mini conserva de alhos crus também, mas precisa deixar pelo menos umas três semanas curtindo. Nooooooooossa, alho cru no missô fica poderoso. Meu irmão mais velho adora, a esposa dele não chega perto por uns dias por conta disso :)

Tuuuudo isso acompanhado de gohan. Aliás, café da manhã: gohan quentinho com ovo cru fresquinho em cima com shouyu, missoshiru e tsukemono. Sensacional.

Pra me redimir da ausência tola, fiz 5 emoticons para vocês usarem no msn e afins:

O tsuru do nosso projeto, criação da sensacional Grace Suzuki.

Fruto das ilustras lindas da Thais Ueda para o nosso site, momijis...

... um lastro de pincel de shodô...

... motivos alegres japas ...

... que enfeitam tecidos e papéis de origami.

 Dá até confusão mental, esse pisca-pisca todo. Salve, crie o emoticon e, vamos lá, o site por aí :)

Postado por Gabi Yamaguchi | 12 comentários

Comentários

  1. shiyozo tokutake @ 17 Abr, 2008 : 17:08
    É só para dar água na boca da gente,né?

  2. Helena Beduschi @ 17 Abr, 2008 : 17:11
    Oi, passei aqui pra dizer PARABENS pelo site, tá muito lindo, assim como este teu colorido post tambem. Uma gracinha! Pena que aqui em blumenau é bem dificil achar mini beringelas pra vender em qualquer lugar´.

  3. yurie taira @ 17 Abr, 2008 : 21:12
    Nhã... foto linda e apetitosa do tsukemono. Missô + mirin? Só? Vou fazer hoje a noite mesmo! hehehe Vamos ver se dar certo!!! Obrigada pela dica! ;)

  4. gabi y @ 17 Abr, 2008 : 23:35
    Ô, Helena, que legal saber que você está curtindo o site! Vou me esforçar bastante pra mandar mais posts coloridos em sua homenagem :)

  5. gabi y @ 17 Abr, 2008 : 23:38
    Água na boca, sempre :) Eu tava mesmo morrendo de fome quando escrevi o post. Hoje, depois dos exames, ainda demorei pra comer, mas fiquei imaginando os cortes do tsukemono. Gosto de montar aqueles leques de cortes bonitos :)

  6. gabi y @ 17 Abr, 2008 : 23:46
    Yurie, quando você encontrar a beringela japa, mesmo sem ser a mini, lava bem, deixando o caule e as folhas na ponta inteiros. Corte no meio, de comprido, e coloque cada metade inteirinha no misso. Deixe só da manhã para a noite, para o roxo brilhante não descolorir muito. Na hora de servir, só tire o excesso de misso e corte em fatias grossas, o caule e as folhas ficam super bonitas, bem "fruto da terra". Um nasubi assim, hum... gohan!

  7. Celina @ 19 Abr, 2008 : 12:48
    Que saudade dos seus posts? Td bem com vc? Amei a receita de tsukemono. Eu, que aprendi a cozinhar pra valer depois de casada, estou aprendendo a cada post seu! Não queria tocar no assunto, mas acho vc está devendo a receita do melhor kareraisu do mundo!... Excelente feriadão!

  8. Mayumi Tsujita @ 20 Abr, 2008 : 19:46
    Nooosaaa, esse site está lindo d+!!! Quanto a estar com água na boca já não é o meu caso, papai é um excelente cozinherio.... rsrsrsrsrs Parabéns!

  9. kakaqui @ 29 Abr, 2008 : 18:05
    eu salvei todos os emoticons! escreva mais - menos que seja sobre (ou de) Pequim

  10. OkumuraMarcos @ 31 Mai, 2008 : 22:30
    Alguém saberia a receita de Nasubi Robata?

  11. Helio M @ 6 Jun, 2008 : 20:57
    Menos conhecido mas muuuito bom é tsukemono conservado em sakekasu. Quem já experimentou, garanto que adorou. Sakekasu parece um misso branco, é uma pasta branca resultante da fabricação do sake, ou seja, é a sobra (ou borra) da fermentação do sake. Tem um sabor característico, meio doce, meio amargo, com uma leve aroma de sake. Geralmente de pepino, "uri" (tipo de melão) ou beringela, é também conhecido como kasuzuke.

  12. Vivihomem @ 6 Jun, 2009 : 13:08
    RONALDO

 

Comente




Este site se reserva ao direito de excluir, sem aviso prévio, comentários impertinentes ao tema proposto por este blog, spans ou mensagens ofensivas e de baixo calão.


Perfil

Gabi Yamaguchi é jornalista da ECA/USP, paulistana e morou no Japão por dois anos, trabalhando como repórter em Tóquio. Sua filha adora estrelas e sua mãe faz o melhor kareraisu do mundo. Hoje está no marketing, fala sem parar mexendo muito as mãos e não tem a menor disciplina na cozinha, só usa receitas de lembranças.
 



Feeds

Os japoneses chegaram aqui há um século. Desde junho de 1908, muita coisa aconteceu. Ajude a resgatar essa memória.

Conte sua história em vídeos, fotos, áudios e texto Monte a árvore genealógica
de sua família




14 abr - 2 jul

Ciclo de cinema japonês
A vida dos samurais, suas aventuras e código e ética são tema do novo ciclo “Sempre Cinema”, da Fundação Japão.
Saiba mais

23 mai - 24 mai

Bazar do Bem
Mais de 30 expositores vendem produtos variados, de brinquedos a artesanato
Saiba mais

27 nov - 5 dez

Dança, música e canto
Espetáculo de bugaku hoe reúne manifestações culturais tradicionais do Japão, como o canto de monges budistas.
Saiba mais



 
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil

Sobre o Projeto | Cadastro | Fale Conosco | Divulgação |Termo de uso | Política de privacidade | Associação | Expediente Copyright © 2007/08/09 MHIJB - Todos os direitos reservados