Olá, faça o Login ou Cadastre-se
Furikake

  BlogsFurikake › Soreike Anpanman!


 

« Misoshiru de interior

Final de semana kare »

 
12 Fev, 2008

Soreike Anpanman!

Quando este projeto começou, em março do ano passado, ao pensar em meus motivos para me dedicar a ele voluntariamente, me lembrei do Anpanman (o primeiro vídeo acima é a abertura do desenho). O Ogawa, nosso diretor de núcleo de Quatro Rodas e Placar, vinha me explicando quais eram as expectativas dele para o site. E o que mais me emocionou foi a possibilidade de colocar no ar um projeto que realmente tivesse na alma oferecer espaço às histórias de vida dos imigrantes e seus descendentes. Utilizar o que havia de melhor na internet, de mais inovador, de mais adequado a este meio aberto para registrar a voz de personagens, eu e você, todos nós. E de quem amamos.

Na ponta inversa do mundo japa que herdei de meus antepassados está minha filha, a Veronique, que ganhou do meu pai o nome em nihongo Satsuki, azaléa, ou aquela que nasceu em maio, o mês cinco. Quando fomos morar no Japão, ela tinha oito meses (na foto, quando voltamos ao Brasil, ela já estava com quase três). Um bebê kawaii, todas as senhorinhas me paravam na rua pra brincar com ela. Lá, adorava assistir o Anpanman, desenho com um herói com cabeça de anpan, o bolinho recheado com doce de feijão (anko). Quase todos os personagens dessa série são comidas. Karepanman (pão de curry), Meronpannachian (pão de melão) e Shokupanman (pão de forma) eram os amigos heróis. Os vilões são o Baikinman (bactéria) e a Dokinchian (dokin, dokin, as batidas do coração). Eles até têm um museu em Yokohama.

 

Dessa época, temos em casa um dicionário com 1.300 personagens da série! Passeando pelas bancas de comidas nas ruas estreitas do bairro de Komagome, Kita-ku, em Tokyo, sempre tinha um pãozinho de anko com carinha de anpanman :) A Veronique ficava super feliz com ele, assim, de verdade. Ela aprendeu a desenhar a carinha dele em todos os lugares. Temos boneco, quebra-cabeça, os desenhos em vídeo, brinquedinhos, miniaturas, livros. E a música, então? Mega fofa, cantando com todos os outros bebês, a Verô andava superbonitinha com a camiseta do Anpanman (e da Hello Kitty).

Hoje ela tem onze anos. Mal se lembra do Japão. Mas ela se lembra exatamente da nossa sala minúscula, com todos os móveis - a TV - no chão. Contar como, da memória, fica o carinho por um surreal herói-cabeça-de-pão. Essa e outras histórias. Conte a sua também. :-)

 

Postado por Gabi Yamaguchi | 4 comentários

Comentários

  1. Hélio Shimada @ 13 Fev, 2008 : 15:17
    Olá Gabriela, Grato pelo elogio. Gostei do seu blog. Parabéns. Se você tiver interesse, posso colocá-la em contato com os netos de Hatsue Sato.

  2. Helio @ 14 Fev, 2008 : 20:01
    Oi Gabi, anpanman... o meu filho também gostava muito dele. Ele tinha um cobertor do anpanman (o cobertor favorito!) que usou até literalmente desmontar. Ele ainda tem um nemaki (pijama) tipo mini kimono com figuras do anpanman. Acho que, se eu procurar no meu armário... ainda tenho uma ou mais fitas VHS.

  3. Demian @ 21 Fev, 2008 : 14:19
    Gabi. Vi no blog da Mari Hirata (http://basilico.uol.com.br/cozinhar/cozinhar_mh.shtml) um outro seriado animado com personagens-comida, Oden-kun. Bi-za-rro. Dá uma olhada, o povo vive dentro de um cozidão de dashi: http://www.youtube.com/watch?v=Au-9uFlfW9M Tem o ovo, o nabo, o moti falantes. Só japa pra inventar essas coisas... Beijos.

  4. Fernanda @ 2 Dez, 2009 : 11:07
    Olá Gabi. Adorei o seu blog, e gostaria de pedir um favor. Minha irmã mora no Japão a 8 anos, e eu ja tenho um sobrinho japa, mas que infelizmente nao pude conhece-lo ainda. Eu estou fazendo um filme caseiro, como presente para meu sobrinho, e ele adora Anpanman. Estou tendo grande dificuldade em encontrar a musica tema de abertura dessa série. Você poderia me ajudar?? Um abraço, Fernanda Mollina

 

Comente




Este site se reserva ao direito de excluir, sem aviso prévio, comentários impertinentes ao tema proposto por este blog, spans ou mensagens ofensivas e de baixo calão.


Perfil

Gabi Yamaguchi é jornalista da ECA/USP, paulistana e morou no Japão por dois anos, trabalhando como repórter em Tóquio. Sua filha adora estrelas e sua mãe faz o melhor kareraisu do mundo. Hoje está no marketing, fala sem parar mexendo muito as mãos e não tem a menor disciplina na cozinha, só usa receitas de lembranças.
 



Feeds

Os japoneses chegaram aqui há um século. Desde junho de 1908, muita coisa aconteceu. Ajude a resgatar essa memória.

Conte sua história em vídeos, fotos, áudios e texto Monte a árvore genealógica
de sua família




14 abr - 2 jul

Ciclo de cinema japonês
A vida dos samurais, suas aventuras e código e ética são tema do novo ciclo “Sempre Cinema”, da Fundação Japão.
Saiba mais

23 mai - 24 mai

Bazar do Bem
Mais de 30 expositores vendem produtos variados, de brinquedos a artesanato
Saiba mais

27 nov - 5 dez

Dança, música e canto
Espetáculo de bugaku hoe reúne manifestações culturais tradicionais do Japão, como o canto de monges budistas.
Saiba mais



 
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil

Sobre o Projeto | Cadastro | Fale Conosco | Divulgação |Termo de uso | Política de privacidade | Associação | Expediente Copyright © 2007/08/09 MHIJB - Todos os direitos reservados