Olá, faça o Login ou Cadastre-se
Furikake

  BlogsFurikake › Nishime para crescer


 

« A informalidade dos robatas

Misoshiru de interior »

 
9 Jan, 2008

Nishime para crescer

Prefeitura de Saitama

Aconteceu: virei gente. Assumi, nos dias atribulados de preparação das ceias de Natal e Ano Novo, um dos pratos oficiais japas das comemorações: o nishime. E mais do que isso: ficou bom! Ficou bonito e saboroso. Fiquei feliz de ver meu pai comendo bem e, crítico austero de temperos mal feitos, ele concedeu o silêncio de aprovação. E repetiu.

Fico pensando séculos antes de postar aqui, porque o grilhão do costume editorial que construí fica me cobrando pacotinho completo. Queria contar aqui com detalhes como fiz, mostrar as fotos, falar como o kombu ficou saboroso e o konhaku não desmanchou, como os cortes do gobo e do tikuwa combinaram. Mas fica um primeiro post de que, assim, gente, vou contar mais rápido o que acontece.

Estilo nishime: vários ingredientes, 5 ou 7, cada um com seu sabor, compondo o prato completo. E a versão se ser assim: descendente.

 

 

 

Postado por Gabi Yamaguchi | 3 comentários

Comentários

  1. Nádia @ 9 Jan, 2008 : 16:21
    Como minha família é anti-tradicional não teve nishime na ceia da minha família - só mochi no dia primeiro e olhe lá...rs. Mas as estrelas da foto (que são propositais, né?) deixaram o prato bem estiloso =)

  2. gabi y @ 9 Jan, 2008 : 22:07
    Lindas as estrelas, Nádia: a gente faz com a faca, antes de cozinhar. Essas não fui eu quem fez, não, mas shiitake, fresco ou seco, hum..., muito gostoso! Conto como faz aqui :)

  3. Helio @ 18 Jan, 2008 : 21:35
    Aqui no Brasil, temos a tradição ocidental... 10, 9, 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2, 1 ... Feliz Ano Novo! Abraços, beijos, lágrimas, sorrisos, gritos, fogos, pular ondas, espumante, taças, música.... Mas, nunca me entusiasmei muito com tudo isso... Sempre apreciei mais o oshougatsu, ano novo japonês... acordar cedo no dia primeiro de janeiro ... Akemashite Omedetou Gozaimasu ... e degustar o ozouni ... repetir o owan, sempre com moti dentro. Minha infância e meu presente.

 

Comente




Este site se reserva ao direito de excluir, sem aviso prévio, comentários impertinentes ao tema proposto por este blog, spans ou mensagens ofensivas e de baixo calão.


Perfil

Gabi Yamaguchi é jornalista da ECA/USP, paulistana e morou no Japão por dois anos, trabalhando como repórter em Tóquio. Sua filha adora estrelas e sua mãe faz o melhor kareraisu do mundo. Hoje está no marketing, fala sem parar mexendo muito as mãos e não tem a menor disciplina na cozinha, só usa receitas de lembranças.
 



Feeds

Os japoneses chegaram aqui há um século. Desde junho de 1908, muita coisa aconteceu. Ajude a resgatar essa memória.

Conte sua história em vídeos, fotos, áudios e texto Monte a árvore genealógica
de sua família




14 abr - 2 jul

Ciclo de cinema japonês
A vida dos samurais, suas aventuras e código e ética são tema do novo ciclo “Sempre Cinema”, da Fundação Japão.
Saiba mais

23 mai - 24 mai

Bazar do Bem
Mais de 30 expositores vendem produtos variados, de brinquedos a artesanato
Saiba mais

27 nov - 5 dez

Dança, música e canto
Espetáculo de bugaku hoe reúne manifestações culturais tradicionais do Japão, como o canto de monges budistas.
Saiba mais



 
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil

Sobre o Projeto | Cadastro | Fale Conosco | Divulgação |Termo de uso | Política de privacidade | Associação | Expediente Copyright © 2007/08/09 MHIJB - Todos os direitos reservados