Olá, faça o Login ou Cadastre-se

  Conte sua históriaToshi Hara › Minha história

Toshi Hara

Nagano / Nagano-Ken - Japão
120 anos, do lar

De volta ao Japão após 60 anos


A convite do governo japonês retornou ao Japão, após 60 anos., Sra.Toshi e o marido Sr. Tahiti Hara foram recebidos pelo prefeito e governador de Nagano. Na ocasião, ao serem entrevistados por uma televisão, perguntaram: “o que vocês tem mais saudades do Japão?” A resposta da batiam: “comer maçãs..” No dia seguinte, apareceram uma quantidade imensa de maçãs, que foram doados pela impossibilidade de comer tudo.

Neste retorno ao Japão depois de tanto tempo, ainda pôde encontrar duas irmãs e um irmão vivo, mas já não tinha mais nenhum vínculo de proximidade, só pode orar no túmulo dos pais .

Já enraizada e adaptada no país, construiu sua vida rodeada dos filhos, netos e bisnetos. Não quis mais retornar ao país de origem, pois já se considerava mais brasileira do que japonesa.

O marido falece com 96 anos depois de uma fratura na perna seguido de uma pneumonia


Enviada em: 07/05/2008 | Última modificação: 07/05/2008
 
« Uma grande Família A imigrante que viveu 106 anos »

 

Comentários

  1. Mauro @ 2 Mai, 2008 : 11:11
    Linda a história da sra. Toshi Hara, um exemplo de vida que deve ser seguido por todos. Parabéns a família Hara.

  2. Pablo @ 9 Mai, 2008 : 09:45
    aeeeee !!! Eu sou um dos 39 bisnetos !!!

  3. Emilia @ 9 Mai, 2008 : 10:49
    Adorei ver a história da minha vó na Internet. .O meu pai, por ser o filho mais velho, tinha como dever cuidar deles. Assim, tive um contato direto com eles desde de criança. A Batian foi uma pessoa adorável, muito especial, um exemplo de mulher, lembro dela sempre ativa. Cuidou da casa e cozinhou até os 100 anos. Das muitas coisas que aprendi com ela, a lembrança mais bonita que tenho é que foi ela que me ensinou a rezar, agradecer sempre a Deus pela comida do dia. Todos os dias ela rezava junto ao “ Hotokesan ”. Tive a honra e o privilegio de ter convivido com os meus avós. Emilia

  4. Marinez @ 9 Mai, 2008 : 18:33
    ti!! muito legal!!! adorei!!!! eu tb faco parte da familia!!!! eehhhhh!!!

  5. Débora @ 9 Mai, 2008 : 19:51
    E eu sou uma bisneta também! Sinto falta dela...

  6. carla @ 9 Mai, 2008 : 20:59
    sou uma....uma....semiparente, como disse a dé. A história é realmente muito linda. Tive o prazer de presenciar a existência dessa notável mulher. _

  7. Rita Volcov @ 15 Mai, 2008 : 16:28
    Sou amiga da família Hara...A Batian era um grande exemplo de simplicidade, sabedoria, respeito e valorização à vida !

  8. Caroline Hara @ 15 Mai, 2008 : 20:08
    sera q posso ter algum parentesco com toshi Hara

  9. Mayumi Terasawa @ 16 Mai, 2008 : 06:53
    Sou amiga da Regina Hara. Trabalhamos na mesma empresa por anos. Hoje, estou morando e trabalhando em Tokyo. Acabei fazendo caminho inverso dos meus pais. Por indicacao da Regina, visitei esta pagina. Mas que historia linda e comovente... Definitivamente, a historia da familia Hara me fez sentir muito orgulho por ser descendente de japoneses. Parabens!! "Toshi-obatian, hontou ni yoku gambarimashita. Otsukaresama-desu!"

  10. Camila Silva @ 16 Mai, 2008 : 10:15
    Linda reportagem ! Sou amiga da neta Regina Hara, que é muito querida! Tive o privilégio de acompanhar detalhes dos últimos anos da ilustre Toshi Hara, contado pela Regina sempre com muita alegria, muito amor e dignidade de quem viveu a vida em plena harmonia. É um grande aprendizado ! Parabéns !

  11. MARIA JOSE @ 16 Mai, 2008 : 13:26
    ADOREI REPORTAGEM. PARABÉNS! Para todos da sua família, mais principalmente para sua mãe e seu pai que são pessoas especiais. Mari

  12. Mitiko @ 16 Mai, 2008 : 15:09
    Oiiiiiiiiii... eu tbm sou parte da familyyyy, meio distante mais faço parte..rsrs. tbm tive o privilegio d conhecê-la... Tiii, que linda historiaaaaaa..... bjoooo

  13. Leonardo @ 17 Mai, 2008 : 17:20
    Ti, muito obrigado pela ação e atitude em colocar a história de uma grande família guerreira e fruto de muita luta. Homenagem mais que merecida a este exemplo de vida que deve ser seguido, uma energia, guardado em nossos corações. Saudades que tenho mas que felizmente tenho a minha batian Sra. Tomiko Hara para suprir, uma pessoa muito importante para a minha vida que é fruto desta ilustre pessoa Hibatian Toshi Hara. Valeu e tenho a satisfação de dizer que faço parte desta família, sendo um pequeno fruto plantado há muito tempo.

  14. Aline hara @ 15 Jun, 2008 : 17:23
    eu sou uma das bisnetas tbm... Tia regina amei a historia e não esperava que ela tinha passado por tudo isso...sinto muita falta dela,naõ gosto muito de passar pela sala da casa da vó e não ver ela sentadinha batendo os dedos no sofá,formando um som até que animadinho,vendo de longe os passarinhos pousando no jardim e assim passava todas as tardes esperando o sol ficar alaranjado, não queria que ela tivesse ido mas eu com 21anos já é dificil imagine 106anos,ser uma Hara é um orgulho imenso, amo ser um a pequena parte da batian.

  15. Mayumi Yaeda @ 7 Jul, 2008 : 16:37
    Sou sobrinha da nora dela,Tia Harue, mas a considerava uma obaachan! e ela me tratava como uma neta. lembro dela sentada na sala de TV contando as historias pra gente...natsukashii nagaiki ganbarimashitane!otsukaresamadeshita... Linda repostagem Ti!!!parabens!!!

  16. Marcos @ 29 Dez, 2010 : 19:11
    Olá tds da familia Hara, tenho uma namorada e seu nome é "Stella Hara" gostaria de saber qual o vínculo dela com essa linda familia, seu pai sumiu e nunca mais deu notícias ele provávelmente deve ser um dos filhos dessa adorável senhora não sei ao certo vou investigar o nome dele pois ela já me disse e eu esquecí, espero que vcs possam me ajudar pois sinto o quanto ela sente por não ter ao menos uma noção de onde o pai dela está. Assim que souber o nome dele espero que possam me ajudar a encontrá-lo, desde já agradeço. Até mais e um Feliz Ano Novo a tds.

Comente



 

 

As opiniões emitidas nesta página são de responsabilidade do participante e não refletem necessariamente a opinião da Editora Abril


 
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil

Sobre o Projeto | Cadastro | Fale Conosco | Divulgação |Termo de uso | Política de privacidade | Associação | Expediente Copyright © 2007/08/09 MHIJB - Todos os direitos reservados