Olá, faça o Login ou Cadastre-se

  Conte sua históriaShizue Miyata › Minha história

Shizue Miyata

São Paulo / SP - Brasil
97 anos, Aposentada

Shizue ficou assustada com o Brasil


No Japão, meus pais tinham uma gráfica, e quando eu estava no terceiro ano do shogaku (ensino fundamental), viemos para o Brasil. Eu tinha 10 anos. Saímos em agosto, no navio Rio de Janeiro, do porto de Kobe, e chegamos em outubro. Era muito bom, participávamos de undokai (gincana japonesa), passávamos o dia brincando.

Fiquei assustada em Santos, porque as pessoas tinham feições diferentes. Além disso, no Japão morávamos na principal avenida da cidade, e o Brasil ainda era muito interiorano. Fomos para a Mogiana e depois nos estabelecemos em Bastos (SP). Foi um período bom, freqüentava a escola japonesa e de noite ia para a escola brasileira. Isso em 1935. Trabalhávamos na lavoura de café. Era difícil, porque não estávamos acostumados.

Eu tinha dois irmãos mais velhos, que ficaram trabalhando no hospital de Bastos. Nossa família morava na periferia da cidade, em Glória. Eu era estudante de costura e passei a pegar trabalhos nessa área. Gostava muito de costura, por isso escolhi essa profissão.

Freqüentava a associação de jovens e era tesoureira de lá. Também participava do grupo de estudos de japonês e, uma vez por mês, íamos para um encontro na sede da associação.


Enviada em: 20/03/2008 | Última modificação: 20/03/2008
 
« O casamento em Bastos

 

Comentários

  1. Jorge Akira Saijo @ 24 Ago, 2008 : 09:08
    Que saudades... Ver a foto do Miyata-san, me fez relembrar meu primeiro violão que foi carinhosamente escolhido pelo Miyata-sensei... Ou então, os ensaios do nodojiman sob a regência do Miyata-sensei...Sem falar nas apresentações de dança da minha mãe (Hiroko Saijo), exatamente como aparece na foto... Fiquei feliz em ter notícias da Sra.... Okaradani kiotsukete kudasai! Um grande abraço. akirasaijo@hotmail.com PS: Infelizmente meus pais já nos deixou... (Hiroko em 1994 e Hiroshi em 2006)

Comente



Todo mundo tem uma história para contar. Cadastre-se e conte a sua. Crie a árvore genealógica da sua família.

Árvore genealógica

Nenhuma árvore.

Histórias

Vídeos

  • Nenhum vídeo.

| mais fotos » Galeria de fotos

Áudios

  • Nenhum áudio.
 

Conheça mais histórias

mais perfis » Com o mesmo sobrenome

mais perfis » Com a mesma Província de origem

 

 

As opiniões emitidas nesta página são de responsabilidade do participante e não refletem necessariamente a opinião da Editora Abril


 
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil

Sobre o Projeto | Cadastro | Fale Conosco | Divulgação |Termo de uso | Política de privacidade | Associação | Expediente Copyright © 2007/08/09 MHIJB - Todos os direitos reservados