Olá, faça o Login ou Cadastre-se

  Conte sua históriaMiwako Habiro › Minha história

Miwako Habiro

Jales / São Paulo - Brasil
65 anos, farmacêutica

Estória dos meus pais


Em poucas linhas, pretendo contar a estória dos meus pais: Takeji Habiro e Yaeko Komatsu Habiro. Hoje, papai está com 83 anos de idade e com a doença de mal-de Alzheimer, por este motivo, em sua homenagem, deixo aqui o relato, de como foi difícil sua jornada de vida.
Meus avós paternos, da cidade de Takaoka, província de Toyama, resolve vir ao Brasil no ano de 1932 e vieram no navio "Montevidéu Maru". Chegando no porto de Santos, foram levados para o município de 3ª Aliança ( noroeste do Estado de São Paulo) para trabalhar.
Papai, era filho mais velho da família do vovô que tinha 07 anos de idade naquela ocasião, vieram também duas tias mais novas, além dos tios (irmãos) e a bisavó (mãe do vovô). Durante as viagem, uma tia ficou muito doente, com febre muito alta e sem recursos médicos, acabou falecendo no navio e tiveram que arremessar o corpo em alto mar. Foi muito triste e muito sofrimento para todos, mas na época tudo era precário, não tinham condições de tratamento dentro do navio.
Já na 3ª Aliança, a família do vovô trabalhou muito na lavoura e logo depois mudou-se para a aldeia de Pereira Barreto, Bela Floresta e criaram gado.
Nos anos da 2ª Guerra Mundial, como o Brasil estava do lado dos Estados Unidos e minha família não sabia falar ou entender português, acabaram indo presos injustamente, o vovô e o papai.
Anos após, papai casou-se com a mamãe, que veio para o Brasil em 1931 com sua família e na época, ela tinha 06 anos de idade. Os meus avós maternos eram da Província de Saitama, foram para o município de Pereira Barreto (SP) e trabalharam na lavoura de algodão e criação de gado.
Cabe ressaltar ainda, que meus pais lutaram bastante para dar um pouco de conforto para nós (filhos). Infelizmente, a mamãe faleceu cedo, com 44 anos de idade. Papai, casou-se novamente, que tinha a mesma idade da mamãe e nós éramos todos adolescentes e papai estava iniciando um comércio. Hoje, graças a Deus, todos lutando para ter uma vida mais feliz. Papai tem 05 filhos, 05 netos e uma bisneta.


Enviada em: 07/09/2008 | Última modificação: 07/09/2008
 

 

Comentários

Não há comentários. Seja o primeiro!

Comente



Todo mundo tem uma história para contar. Cadastre-se e conte a sua. Crie a árvore genealógica da sua família.

Árvore genealógica

Histórias

Vídeos

  • Nenhum vídeo.

» Galeria de fotos

  • Nenhuma foto.

Áudios

  • Nenhum áudio.
 

Conheça mais histórias

mais perfis » Com a mesma Província de origem

 

 

As opiniões emitidas nesta página são de responsabilidade do participante e não refletem necessariamente a opinião da Editora Abril


 
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil

Sobre o Projeto | Cadastro | Fale Conosco | Divulgação |Termo de uso | Política de privacidade | Associação | Expediente Copyright © 2007/08/09 MHIJB - Todos os direitos reservados