Olá, faça o Login ou Cadastre-se

  Conte sua históriaTsutomu Aoki › Minha história

Tsutomu Aoki

São Paulo / SP - Brasil
75 anos, Médico

Médico dedicado e torcedor fanático


Para dar início à editoria Professor também foi “bixo”, convidamos o prof. Dr. Tsutomu Aoki, diretor do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia (DOGI) e presidente da Comissão de Ética da Irmandade, para contar os caminhos que o levaram à medicina e à vida acadêmica.

Nascido em Lins, interior de São Paulo, Dr. Aoki decidiu ser médico após ler o livro “A Cidadela”, de A. J. Cronin. “Eu me interessei por medicina ao ler esse livro que conta a vida de um médico que atende a comunidade, com forte cunho social”, conta.

Apaixonado pela Irmandade – local no qual vem dedicando grande parte de sua vida profissional – e a Faculdade – onde ministra aulas há 35 anos –, ele se vê como parte viva da construção da história da Santa Casa. Outra grande paixão em sua vida é o esporte. São-paulino roxo, o ex-aluno da 5ª turma de Medicina da Faculdade foi membro da equipe de beisebol pentacampeã do Intermed, além de ter sido chefe da Delegação Brasileira de Beisebol.

Quando indagado sobre os momentos marcantes em sua vida, Dr. Aoki destaca sua formatura e o título de Irmão Remido recebido pela Irmandade. “Em minha formatura conseguia apenas ver meus pais no auditório”, relembra. Emocionado, ele conta ainda que trabalhou à noite durante dez anos para pode pagar seus estudos e que, embora não tivesse ajuda financeira, sua família sempre o motivou com muito amor a não desistir de seus sonhos.

Medicina para mim é...

Comprometimento total. Esta é a palavra que norteia os trabalhos desenvolvidos pelo Dr. Aoki. Para ele, só atenderá bem no futuro o aluno que se dedicar integralmente a aprender e compreender o paciente sob uma visão holística. “Parto do princípio que todos nós temos sempre que fazer mais, independente de qual seja a função exercida”, deixa como conselho aos alunos.

O professor dedica tempo suficiente às suas consultas para dar um atendimento mais humanizado, fazendo com que o paciente compreenda em sua totalidade o diagnóstico, além de tratar cada um de forma única, especial.

Para nós, foi um imenso prazer Dr. Aoki disponibilizar um período agradável em sua agenda para a realização da entrevista, pois tivemos a oportunidade de conhecer melhor esse profissional exemplar e sua grande sensibilidade.

Fonte: Entrevista para o MURAL da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo

-----

Para entrar em contato, acesse www.aoki.med.br.
Ou ligue: (11) 3256-9633 / (11) 3258-7836
E-mail: aoki@aoki.med.br


Enviada em: 02/01/2011 | Última modificação: 02/01/2011
 

 

Comentários

  1. Cida Kuchel @ 20 Out, 2008 : 14:35
    Êste homem é "O CARA"!...Maravilhoso, humano, extremamente competente e profissional...Em suas mãos estive em quatro oportunidades, duas das quais ganhei meus tesouros o Bruno e a Natasha... Quando estive em São Paulo, passei na AV. Pacaembu e fiquei triste em não mais encontrar a Clinica Probem...Mas hoje ficou feliz em reencontra-lo pela internet... Dr. Aoki, todo meu carinho e agradecimento... Cida Kuchel

  2. Isabella Cristina Andrade @ 21 Out, 2010 : 17:06
    "Dr. Aoki": assim sempre o chamamos... Minha tia e minha mãe sempre diziam que o Sr. era um anjo... e posteriormente eu mesma tive a certeza disso. Medico competente, de poucas palavras, amante da sua familia, e sempre dela saudoso, por parar pouco em casa... atendendo em vários lugares, lecionando, operando... Minha mãe, Dona Laurinha e minha Tia, atriz Kleber Macedo, hoje já falecidas, sempre tiveram muita admiração e respeito por ele. Eu segui os passos delas, e sempre fui recebida com carinho e competência. Ele me salvou a vida... Muito humano e dedicado, de valor ímpar. Gostaria de deixar registrada minha admiração e gratidão... Inúmeras vezes tenho certeza de que suas mãos foram guiadas por Deus. E que continuam sendo... Que seja sempre abençoado... com carinho, Isabella Cristina Andrade.

  3. RUTH @ 1 Jan, 2011 : 15:36
    dr AOKI FAZEM +- 10 ANOS FIZ TRATAMENTO COM ELE E CONSEGUIMOS O NOSSO TESOURO, QUE DEUS ABENÇÕE SUA VIDA E A DE SUA FAMILIA, POIS A SUA INTELIGENCIA, AMOR, CARINHO E DEDICAÇÃO FAZ COM QUE MUITAS FAMILIAS CONSIGAM SE REALIZAR, FOI EXATAMENTE O QUE FEZ CONOSCO. ENTREI EM CONTATO NO CONSULTORIO A SECRETARIA HAVIA DITO QUE O dr TEVE PROBLEMAS DE SAUDE. DESEJO A TODA FAMILIA MUITA PAZ, AMOR E TUDO DE MELHOR QUE AH NO MUNDO. RUTH, HERNANI E NATHALIA NASCIDA EM 15/12/2002. ABRAÇOS.

  4. Dr. Aoki @ 2 Jan, 2011 : 17:46
    Para Isabella Cristina Andrade:foi com emoção que lí o seu recado. Continuo na Faculdade e na Santa Casa. Estou como Chefe e Diretor do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia há quase seis anos! Um grande abraço a vc e Família.

Comente



Todo mundo tem uma história para contar. Cadastre-se e conte a sua. Crie a árvore genealógica da sua família.

Árvore genealógica

Histórias

Vídeos

  • Nenhum vídeo.

» Galeria de fotos

  • Nenhuma foto.

Áudios

  • Nenhum áudio.
 

Conheça mais histórias

mais perfis » Com o mesmo sobrenome

mais perfis » Com a mesma Província de origem

 

 

As opiniões emitidas nesta página são de responsabilidade do participante e não refletem necessariamente a opinião da Editora Abril


 
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil

Sobre o Projeto | Cadastro | Fale Conosco | Divulgação |Termo de uso | Política de privacidade | Associação | Expediente Copyright © 2007/08/09 MHIJB - Todos os direitos reservados