Olá, faça o Login ou Cadastre-se

  Conte sua históriaChiaki Ishii › Minha história

Chiaki Ishii

São Paulo / SP - Brasil
75 anos, Judoca

A chegada ao Brasil


Na minha família todo o mundo gostava de judô. Atrás da minha casa tinha uma academia, e meu pai e meu avô eram professores. Ensinaram todos os filhos. Por isso, eu treino desde pequeno. Quando eu ganhava, meu pai dava prêmio, comida boa. Mas eu era o caçula de cinco irmãos e, na briga, sempre apanhava. Era tudo faixa preta de judô (Confira as memórias da infância e da juventude de Chiaki Ishii no depoimento em vídeo).

Em 1964, iam acontecer as Olimpíadas de Tóquio. Era a primeira vez que o judô era modalidade olímpica. E eu resolvi participar. Mas na minha categoria tinha um gênio do judô, Okano, muito bom, forte. Competi com ele duas vezes, mas não pude ganhar. Não consegui ir para as Olimpíadas. Aí desisti do judô e resolvi vir para o Brasil.

Eu queria ser fazendeiro, caubói. Gostava muito de bangue-bangue. E o Brasil era uma terra grande, boa para criar gado, abrir mato. Além disso, só o Brasil permitia entrar imigrante japonês.

Foram 60 dias de viagem. Cruzei o Pacífico, passei por Panamá, Venezuela. Viagem longa, né? No navio tinha uns 300 japoneses. Lá eu aprendi português e ensinei judô. Chegando ao Brasil, fui para o interior de São Paulo. Um amigo meu tinha me apresentado na Escola Agrícola de Presidente Prudente. O diretor era japonês. Aí escrevi uma carta e combinei de ir estudar lá, aprender a trabalhar na lavoura.

Depoimento ao jornalista Xavier Bartaburu
Fotos: Everton Ballardin e arquivo pessoal de Chiaki Ishii
Vídeos e áudios: Estilingue Filmes


Enviada em: 11/10/2007 | Última modificação: 31/10/2007
 
« A conquista da medalha

 

Comentários

  1. Márcio @ 27 Out, 2007 : 00:39
    Obrigado Mestre Ishii!!Não apenas pelas medalhas representando o Brasil. Mas principalmente pelo amor verdadeiro e o orgulho que o senhor sente em viver aqui. É uma honra para o Brasil tê-lo aqui conosco!

  2. Yassuda Renato @ 11 Jan, 2008 : 12:19
    Prezado Ishii sensei; Parabéns pela coragem de desafiar os obstáculos da vida e a supera-los com honra e dignidade. Gostaria de lhe disser uma frase que meu avô, Ryoichi Yasuda sempre falava para seus filhos : "mais importante do que cruzar a linha de chegada é a maneira como se percorreu o caminho." O senhor percorreu com muita coragem e honra seu caminho. Gostaria que o senhor lesse meu depoimento em "minha história" neste site. Seria uma grande honra para mim.

  3. sonia-Brasília @ 17 Fev, 2008 : 21:07
    se tem um povo que merece parabéns!!! é o povo japonês,por isso o senhor Ishii Sensei nasceu com essa determinação. Parabéns e sucesso na vida para sempre, continue sempre sendo esse exemplo para todos. Obrigado por ter vindo para o BRASIL.Boa Sorte...

  4. Ronaldo @ 17 Fev, 2008 : 21:59
    Ishii Sensei, domo arigatou por ter contribuído para a sabedoria oriental na forma do Judô permanecer entre nós.

  5. Carlos Maciel - BH @ 17 Fev, 2008 : 22:33
    Sensei Ichii, obrigado pela dedicação ao esporte brasileiro. É uma honra tê-lo conosco! Domo arigato! De um fã aikidoca.

  6. Emilio Takizawa - Brasília @ 17 Fev, 2008 : 23:00
    Ishii Sensei, domo arigato ! O senhor é um exemplo de honestidade e honra. No seu depoimento percebi que o senhor tem o espiríto japonês e demonstrou que é um brasileiro de coração. Omedeto !

  7. Paulo Multini @ 18 Fev, 2008 : 09:08
    Sensei, pessoas como o Sr,são responsáveis por "esse esporte educação" o Judô, ser tão popular no Brasil, fazendo nos brasileiros pessoas melhores; através de uma filosofia de vida saudável onde se preza a dedicação, o conhecimento e uma evolução progressiva em todos os aspectos na promoção de um ser humano melhor. Muito obrigado.

  8. andre @ 18 Fev, 2008 : 09:39
    lembro das aulinhas no batista.

  9. José Geraldo Alves Andrade @ 18 Fev, 2008 : 09:53
    Tenho acompanhado e postado alguns comentários aqui, pois tenho os japoneses no coração. Meus amigos são japoneses, pratico judô a 30 anos e convivo, com minha família, com a colônia japonesa em Belo Horizonte. Fui formado pelo sensei Mitsugo Iwafune, como engenheiro trabalhei na USIMINAS e todos os meus filhos praticaram ou praticam o judô. Domô arigatô sensei Ishii e parabéns pelo seu espírito guerreiro, digno do povo do país do sol nascente. Sentei-me a seu lado durante o Campeonato Mundial disputado em Belo Horizonte e gostaria de ter sido apresentado a você.

  10. Shigueto Yamasaki Junior @ 18 Fev, 2008 : 10:15
    Sensei Ishii parabens pela sua bravura e dedicação dentro e fora dos tatames, ainda lembro dos tombos que eu tomava no centro de treinamento do Cat da Fed. Paulista de Judo, doiam bastante mas serviram para eu compreender seus ensinamentos e ganhar alguns campeonatos aqui e fora do Brasil, domo arigato!!!

  11. washington Gilmar Olímpio @ 18 Fev, 2008 : 10:18
    Olá MESTRE ISHII. Sou de Itabira-MG e pratico Judô, gosto muito me ajuda no meu carater. Acompanho sempre que posso uma das suas filhas lutando a Vania. Queria poder dizer que é de gente assim de luta e garra que o judô vive. Parabéns pela esta sua vitalidade e por senhor ter escolhido o Brasil com sua segunda nação. waolimpio@yahoo.com.br

  12. Shuichi Kurosawa @ 18 Fev, 2008 : 10:20
    Tenho 6 anos e sou judoca desde os três anos, gostaria muito de um dia poder fazer uma aula com Sensei. Meu irmão Masao de três anos também começou a treinar judô. Saúde e Sucesso para todos!

  13. Edson Luis Teixeira @ 18 Fev, 2008 : 10:36
    ...bom dia mestre Ishiii,bom dia pessoal,e que todos tenham belos dias e anos sempre...muita paz,ok...mestre,é uma honra estar aqui em sua página e deixar meu carinho e admiração por vcs,sua cultura,luta e amor...parabens e obrigado pela companhia tão nobre nesses anos,,,namastê,,,oz...kame... Edson Luis Teixeira,meus amigos me chamam de edsonpipoquinha,sou natural do interior do Rio de Janeiro,uma cidadezinha chamada Barra do Piraí,amo esportes também,mestre...uelav...kame...

  14. mauro zukerman @ 18 Fev, 2008 : 10:37
    parabens sensei ishii vc foi muito especial para mim , para minha familia e para o judo do brasil . vamos para a china agora? 2004 na grecia foi muito legal ne fomos juntos.SAUDE AVC E TODA SUA LINDA FAMILIA ,

  15. pedro.gillet@gmail.com @ 18 Fev, 2008 : 10:45
    Esqueceu de dizer que foi seu professor ...

  16. TENUO VASQUES @ 18 Fev, 2008 : 10:47
    O MESTRE ISHII NAO E SO UM OTIMO LUTADOR E PROFESSOR E UMA PESSOA MARAVILHOSA DIVERTIDA E SINCERA PARABENS MAIS UMA VEZ PELA SUA PRIMEIRA MEDALHA EM 1972 NUNCA VAMOS ESQUECER SAUDE........A E TEM MAIS PARABENS PELA SUAS FILHAS .

  17. Carlos @ 18 Fev, 2008 : 10:48
    É um orgulho para a colônia japonesa ter uma pessoa íntegra como o Sensei. Praticava Judô desde os 6 anos por iniciativa dos meus avós. E sempre comentavam que pessoas como Sensei Ishii nunca devam ser esquecidas. Coragem honestidade disciplina e perseverança são marcas do povo japonês, e habilidade e criatividade do povo brasileiro. Parabéns por tudo o que pôde nos mostrar. Todos os judocas tem um enorme respeito e carinho pelo Sensei. Este ano (2008) será o centenário da imigração. É uma honra ser descendente desta raça.

  18. Marco Antonio Pancotte Amatti @ 19 Fev, 2008 : 14:53
    Judoca como atleta,professor,pai e cidadão;Sensei Ishii é um exemplo raro de dedicação ao judô por todo o tempo em sua essência.

  19. Nelson Morimoto @ 19 Fev, 2008 : 16:51
    Parabéns ao Sensei Ishii, não somente pela conduta do verdadeiro Judô, mas também pelo legado que plantou e hoje o Brasil esta colhendo.

  20. Ricardo Nominato @ 20 Fev, 2008 : 17:31
    Cheguei a ver o Sr. lutar e treinar no projeto futuro, na época morava em SP, sou de BHte., gosto muito de sua flha Vania, pela simpatia e pelo talento nato do judo, até cheguei a ter uns treinos com vc. quando era técnico da Seleção Brasileira, parabéns por sua coragem de um verdadeiro samurai, e que Deus lhe dê bastante saúde para que podemos desfrutar dessa sua imensa sabedoria. abcs.

  21. Remo Ferreira de Figueiredo @ 21 Fev, 2008 : 11:10
    Retidão de caráter, firmeza de propósito, determinação de um guerreiro, homem honrado, esse é Chiaki Ishii. Marca e símbolo de um povo. Os melhores judocas do Brasil passaram nas mãos do Professor Chiaki Ishii. Comemoro e parabenizo os 100 anos de imigração japonesa. Pena que vieram tão poucos. As ilhas que forjaram a têmpera de um povo (escassez de recursos naturais, terremotos, tufões, etc...) nos agraciam com seus filhos. Vieram para somar e contribuir, isso nós reconhecemos e agradecemos do fundo do coração. Domo arigato!

  22. Luiz Roberto Aranha de Queiroz Telles @ 22 Fev, 2008 : 19:21
    Esse homem, não foi apenas um professor,um sen-sen, foi meu mestre, tenho orgulho de te-lo mesmo que distante a amizade e a comprrensão desse homem!

  23. Lúcio Carlos de Pinho Filho @ 28 Fev, 2008 : 22:12
    Mestre Ishii, o Sr. é o "Cara"! A história cada vez mais vitoriosa do Judô brasileiro eternamente registrará vosso nome, não pela medalha, mas pela coragem, determinção, pelo ser humano Chiaki Ishii.

  24. Raphael Carvalho Oliveira @ 18 Set, 2008 : 01:33
    Realmente um grande homem. Todos nós temos muito a aprender com ele. Um modelo de brasileiro, são pessoas como ele que me fazem acreditar no Brasil.

  25. wendell gabriel costa dos santos @ 19 Set, 2008 : 00:40
    eu quero sa ber como se matricola com você

  26. japa pobre @ 25 Set, 2008 : 02:17
    judo veio da filosofia budista

  27. Paulo Sérgio Mangerona @ 2 Nov, 2008 : 23:30
    Caro Sensei Ishii, Fiquei muito feliz pela abertura deste espaço para tentar, em poucas linhas, não apenas cumprimentá-lo, mas sobretudo agradecê-lo pelas valorosas aulas de Judô ministradas em seus tatames. Agradeço também pelas broncas: "Pauro...o que estáaaaaaa...", as quais até hoje reverberam em minha mente quando me deparo com dificuldades. Indelével o exemplo de abnegação e disciplina deixado por sua autoridade para várias gerações do nosso Judô. Muito me honra ter sido seu aluno na Academia da Lapa, entre os anos de 1979 e 1984. Lembro até hoje de suas excelentes aulas, seus golpes aplicados com grande precisão, sua postura séria e a dedicação em relação ao Judô. Também lembro com entusiasmo do Sensei Rioiti Uchida e do Massami, grandes atletas e mestres dessa nobre arte. Sua participação em minha formação física, moral e educacional foi muito importante. A auto-confiança que se ganha ao praticar esse esporte é impressionante, sobretudo quando se tem um grande Mestre para indicar os caminhos a seguir. Tão importante foi o Judô na minha juventude, para meus estudos e meu equilíbrio, que os meus dois filhos, Bruno (11 anos) e Thiago (5 anos), já estão treinando Judô na Academia do Rogério Sampaio e do Ivo Nascimento, aqui de Santos (onde resido atualmente), outros ícones do esporte nacional. Desejo-lhe, assim, muita paz, saúde e felicidade. Que continue ainda por muitos anos ensinando a nobre Arte do verdadeiro e tradicional Judô. Forte abraço, Paulo Sérgio Mangerona, seu discipulo. Juiz de Direito de Santos-SP

  28. Jaime Hirokazu Toda @ 14 Nov, 2008 : 21:56
    Acompanho a carreira do sensei desde 1972 quando ele conquistou a primeira medalha Olimpica para o Brasil. Desde então sou seu fã e sempre sonhei em estar junto e treinando em sua academia . Tornei o meu sonho de criança em realidade e hoje tenho o privilegio de continuar treinando e tê lo como um dos meus melhores amigos. Alem de Mestre com suas virtudes é um Grande Homem mesmo com seus defeitos que poucos compreendem mas que um dia muitos compreenderão!!! Sensei saude sempre !!!!

  29. RICARDO AUGUSTO COUTO RAMOS DE ARAUJO @ 24 Fev, 2009 : 01:16
    OLA AMIGOS, SOU PRATICANTE DE JUDÔ A MUITO TEMPO. APRENDI COM MUITOS PROFESSORES, MAS QUANDO CONHECI O SR. SENSEI CHIAKI ISHII, PERCEBI QUE EXISTEM DOIS TIPOS DE JUDÔ : EDUCATIVO É O NÃO-EDUCATIVO. ME FORMEI EM ED.FÍSICA É ESTOU EM CUIABÁ-MT COMO PROF° DE JUDÔ EDUCATIVO. NAS ESCOLAS ESTADUAIS E MUNICIPAIS, PASSO PARA AS CRIANÇAS,COM MUITO ORGULHO OQUE ME FOI ENSINADO. AGRADEÇO AO SR.SENSEI CHIAKI ISHII PELOS ENSINAMENTOS QUE HOJE ME SERVEM COMO LIÇÃO DE VIDA,OBRIGADO. PROF° RICARDO.

  30. YUJI ABE @ 13 Mar, 2010 : 04:36
    OLÁ TREINEI E MOREI NA ACADEMIA DA AV POMPÉIA. TINHA UM GRANDE AMIGO QUE SE CHAMAVA FABIO QUE MORAVA NA AV IPIRANGA. SERÁ QUE ALGUEM CONHECE ELE? O FABIO TREINAVA NA ACADEMIA DA LAPA. SE ALG TIVER NOTICIAS DELE MANDE UM E-MAIL PARA (( leobadboy07@hotmail.com )) OBRIGADO.

Comente



Todo mundo tem uma história para contar. Cadastre-se e conte a sua. Crie a árvore genealógica da sua família.

Árvore genealógica

Histórias

Vídeos


| mais fotos » Galeria de fotos

Áudios

  • Nenhum áudio.
 

Conheça mais histórias

mais perfis » Com o mesmo sobrenome

mais perfis » Com a mesma Província de origem

 

 

As opiniões emitidas nesta página são de responsabilidade do participante e não refletem necessariamente a opinião da Editora Abril


 
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil

Sobre o Projeto | Cadastro | Fale Conosco | Divulgação |Termo de uso | Política de privacidade | Associação | Expediente Copyright © 2007/08/09 MHIJB - Todos os direitos reservados