Olá, faça o Login ou Cadastre-se

  Conte sua históriaValeria Mieko Nakamura › Minha história

Valeria Mieko Nakamura

Mogi das Cruzes / São Paulo - Brasil
49 anos, Palestrante

Seminário Empretec para Dekasseguis


Entre os dias 31 de maio e 8 de junho de 2008, aconteceu em Suzano-SP, o I Seminário Empretec para Dekasseguis com 30 participantes.

Foi um seminário fantástico, onde as características orientais se mostraram mais evidentes devido a formação do grupo, pois eram 28 participantes e 2 facilitadores descendentes de japoneses e outros 2 participantes casados com descendentes. Tínhamos apenas 1 facilitador que, basicamente, era um estranho no ninho.

Como facilitadora, foi um privilégio estar nesse trabalho, pois foi um grande desafio em lidar com um grupo introvertido no início e fazer com que a participação ao longo do seminário fosse aumentando e tomando proporções inacreditáveis.

Pessoalmente, relembrei vários momentos de minha vida nesse seminário, os obstáculos que tive de passar ao decidir pela vida empreendedora, a introversão da infância/ adolescência que foram superados quando assumi as apresentações na escola, os paradigmas que permearam minha vida, meus princípios e valores.

Sempre tive orgulho de algumas características orientais, tais como: determinação, disciplina, organização e o senso de cooperativismo. E isso foi tão evidente durante estes 9 dias, pessoas altamente disciplinadas e organizadas em relação aos horários e trabalhos e quando algo falhava, se notava um certo desconforto por não ter conseguido cumprir o que desejava.

Em relação à determinação, algo notável, nunca vi pessoas tão rápidas em cair e se levantarem com novas idéias, ações e comprometimento. E sempre com um sorriso no rosto e um brilho no olhar.

Quanto ao senso de cooperativismo, cenas memoráveis, de pessoas que deixaram suas atividades de lado para ajudar seus amigos que mais precisavam; de incentivar quando o gás começava a acabar. Isso não tem preço!

Conseguir o resultado que esses participantes obtiveram no Exercício Cria foi algo surpreendente (R$ 50.142,72), que demonstra a força desse grupo de conseguir muito mais em suas empresas, gerando cada vez mais emprego e renda neste país. Provando que eles podem conseguir muito, ficando no Brasil e talvez o Japão tenha sido apenas um meio e uma eterna lembrança.

Quero agradecer a todos que construíram o caminho para que pudéssemos chegar até este momento tão especial:

1. À equipe do Sebrae-SP:

Milton Fumio Bando - responsável pelo Projeto Dekassegui Empreendedor que acreditou em nosso trabalho e busca cada vez mais expandir esse belo projeto.
Emerson M. Vieira e Rodolfo Fadino - da Unidade de Educação que sempre nos apoiam e buscam novos desafios.
Ana Maria Coelho - gerente do Escritório Regional do Alto Tietê que adora novos desafios e já incorporou muito o nosso jeito "japonês" de ser.
Eduardo Fukuyama - técnico do Escritório Regional do Alto Tietê, que foi dekassegui e agarrou com unhas e dentes este projeto, pois sabe da sua importância para esta comunidade.
2. À minha equipe:

Flávio Miaguti - apesar de não ter feito parte da equipe do Empretec, sua participação foi de fundamental importância nos treinamentos que foram realizados antes deste seminário, preparando os participantes para este momento.
Mauro Miaguti - meu grande amigo e parceiro neste desafio. Desde 2002, temos alimentado este sonho e que bom termos conseguido alcançá-lo. Obrigada por ter estado comigo, apesar de sua repleta agenda, temos uma questão de lealdade e não seria justo, você não estar neste momento tão especial.
Antonio Cardoso - obrigada por ter aceitado o desafio e ter nos deixado conduzir o seminário da forma como acreditávamos ser o melhor.
3. Aos meus participantes queridos que se tornaram meus mais novos AMIGOS:

Minhas meninas Super-Poderosas: Akemi, Ali, Dany, Emília, Giovanna, Helena, Fumie e Regina. Mostraram cooperação, garra, determinação e uma força incrível para superar novos desafios. Mulheres fortes que sabem o que querem e com certeza alcançarão tudo o que desejarem. Quebram o paradigma de que a mulher deve sempre seguir o homem, mostram sua cara e encontram seu próprio espaço.
Meus Super-Heróis: André, Hiroshi, Sashi, Yuzo, Eidi, Anzai, Ercílio, Fabrício, Fred, Michel, Shodi, Márcio, Miltão, Toshi, Paulo, Reinaldo, Massayuki, Tomio, Xuxu, Rono, Dô e Yuji. Homens determinados, capazes de dar a volta por cima quando tudo parece acabado, o senso de humor faz com que vocês consigam iluminar a todos que os cercam, afinal a vida não é feita só de trabalho, mas também de alegria. Grandes homens que não têm vergonha de deixar que a emoção venha à tona, que amam suas famílias e são verdadeiros guerreiros.
Acredito que esse seminário poderia se tornar um livro, afinal os"causos" são muitos, mas fica aqui pelo menos uma parte dessa NOSSA história.

Um grande beijo no coração de todos!


Enviada em: 12/06/2008 | Última modificação: 12/06/2008
 
« Disciplina e determinação... sempre!!!

 

Comentários

  1. Daniel Yukito @ 22 Fev, 2008 : 16:50
    Muito linda sua historia de vida, parabens por ter lutado e ter alcançando a vitoria nos seus objetivos.Tudo de bom p/vc e sua familia.

  2. Roger Kayasima @ 25 Fev, 2008 : 11:05
    Valéria Não te conheço pessoalmente, mas como empreteco sei quem você é, pois te vi diversas vezes durante o seminário em janeiro deste ano (2008) em Mogi das Cruzes. Digo que gostei muito de sua história e parabéns pelas suas vitórias.

  3. ADRIANNA ZACCARO @ 8 Abr, 2008 : 11:36
    VALÉRIA, PARABÉNS PELA SUA GARRA ,FORÇA DE VONTADE ,PERSISTÊNCIA,META,OPA SERÁ QUE SOU UMA EMPRETÉCA? SIM E RECENTEMENTE... VC COMO POUCOS CONSEGUIRAM TRANSFORMAR UM DEFEITO EM OPORTUNIDADE E" DEIXAR SEU BRAÇO FRACO TÃO MUSCULOSO QTO O SEU BRAÇO FRACO" VC É UM EXEMPLO PARA MUITOS ,É UMA VITORIOSA,UMA MÃE DA MATA(ESSE É O TERMO QUE USO PARA MULHERES DE FIBRA QUE SE GOSTAM E AMAM O BRASIL),COMO POSSO ENTRAR EM CONTATO COM VC E PRESENTEA-LA COM UMA LINDA BIOJÓIA MÃE DA MATA?VOU ESTAR NO MAM COMEMORANDO 100 ANOS DO JAPÃO. WWW.MAEDAMATA.COM.BR 011-82717744 011-30450698 BJS NO SEU CORAÇÃO

  4. Sílvio Sano @ 9 Abr, 2008 : 13:00
    Prezada Valéria, Você, como muitos de nossos consangüíneos, passou por situações constrangedoras vinculadas às relações interpessoais, bem típicas... nossa, né. Mas, como poucos, você as superou pelo enfrentamento e hoje, até colhe frutos por essa postura. Parabéns. E o seu relato remeteu-me tb a uma situação engraçada (além de constrangedora) que passei na juventude, quando assistia a uma palestra. Inconformado comigo mesmo por nunca participar da maneira devida nessas ocasiões, determinei que nesse dia faria uma pergunta! Levantei a mão e.. ai, ai... o palestrante me atendeu. Fi-la. Glória!! Só que fiquei tão emocionado comigo mesmo... que não ouvi sua resposta! (rs). Mas, assim, aos poucos tb fui superando esses problemas e entender que Jean Cocteau tinha razão ao afirmar que, "não sabendo que era impossível, foi lá e fez!". Não é verdade?

  5. MIchel Bezerra @ 23 Mai, 2008 : 22:28
    Valeria, nem preciso parabenizar pela sua trajetoria de sucesso por vc é realmente demais, mais gostaria de agradecer pela paciencia que teve comigo no ultimo seminario,eu como um cabeça dura, pude ver que tenho muito o que aprender e percorrer minha trajetoria é longa, assim como a sua tambem Fica com Deus e Sucesso cada vez mais minha cara Amiga Empreteca

  6. Monica Loureiro Jorge @ 23 Nov, 2008 : 20:18
    Valéria, tenho pensado muito em fazer o EMPRETEC. Preciso saber se terei que participar de muitas "matérias" em que eu precise fazer cálculos e cálculos, pois tenho um bloqueio muito grande ( AINDA ) em relação a Matemática. Qual a sugestão que voce pode me dar em relação a isso ?

Comente



Todo mundo tem uma história para contar. Cadastre-se e conte a sua. Crie a árvore genealógica da sua família.

Árvore genealógica

Histórias

Vídeos

  • Nenhum vídeo.

» Galeria de fotos

  • Nenhuma foto.

Áudios

  • Nenhum áudio.
 

Conheça mais histórias

mais perfis » Com o mesmo sobrenome

mais perfis » Com a mesma Província de origem

 

 

As opiniões emitidas nesta página são de responsabilidade do participante e não refletem necessariamente a opinião da Editora Abril


 
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil

Sobre o Projeto | Cadastro | Fale Conosco | Divulgação |Termo de uso | Política de privacidade | Associação | Expediente Copyright © 2007/08/09 MHIJB - Todos os direitos reservados