Olá, faça o Login ou Cadastre-se

  Conte sua históriawilly taguchi › Minha história

willy taguchi

maringa / parana - brasil
57 anos, empresario

Brasileiro nato! Brasileiro de fato!


Sou um nissei clássico, cuja primeira e mais importante referência de vida foi a formação educacional, completada com toda série de sacrifícios, notadamente de minha mãe, com a imprescindível colaboração de aparentados e até amigos.
Minha mais notável experiência enquanto nikkey em terras brasileiras foi entender e perceber a dificuldade que a opinião pública tem em nos entender como brasileiros de fato, apesar de brasileiros natos.
O extremo isolacionismo dos imigrantes que se fecharam em copas para manter suas tradições e costumes, esperançosos em retornar ao Japão e a própria política oficial de querer uma colonização ¨branca¨ para o Brasil são fatores importantes para a sedimentação deste quadro.
Apesar de quase 100 anos terem se passado, textos atuais como ¨Tizuka Yamazaki, brasileira apesar do nome...¨ não causam o menor espanto e são candidamente lidos e aceitos por pessoas que carregam em seus sobrenomes marcantes traços de outras correntes imigratórias - Radmackers, Fittipaldis, Sennas, Souzas, Fatuchis, etc.
Esta imagino é a grande bandeira na comemoração dos 100 anos. Trabalhar a cultura japonesa no sentido de ser entendida e compreendida pela sociedade brasileira, na qual todos estamos inseridos.


Enviada em: 14/12/2007 | Última modificação: 14/12/2007
 

 

Comentários

  1. Sílvio Sano @ 2 Jan, 2008 : 17:48
    A sua abordagem inicial foi ótima porque instigante, caro Willy, mas expondo apenas um pouco a pequena (?) cruz que cada nikkei carregou (e ainda carrega?). Só que, assim, fica parecendo que estou comentando um comentário. Que tal contar a SUA história... e a forma como foi "linkada" a todas as demais nacionalidades imigrantes no Brasil que passaram em sua vida? Aguardo ansioso, pois, a seqüência!. Ops! Não consegui identificar nenhum bebê a bordo desse seu Kasato Maruzinho (rs). Abçs.

Comente



Todo mundo tem uma história para contar. Cadastre-se e conte a sua. Crie a árvore genealógica da sua família.

Árvore genealógica

Nenhuma árvore.

Histórias

Vídeos

  • Nenhum vídeo.

| mais fotos » Galeria de fotos

Áudios

  • Nenhum áudio.
 

Conheça mais histórias

mais perfis » Com a mesma Província de origem

 

 

As opiniões emitidas nesta página são de responsabilidade do participante e não refletem necessariamente a opinião da Editora Abril


 
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil

Sobre o Projeto | Cadastro | Fale Conosco | Divulgação |Termo de uso | Política de privacidade | Associação | Expediente Copyright © 2007/08/09 MHIJB - Todos os direitos reservados