Olá, faça o Login ou Cadastre-se

  Conte sua históriaCelso Kamura › Minha história

Celso Kamura

São Paulo / SP - Brasil
62 anos, cabeleireiro e maquiador

A chegada dos avós ao Brasil


Não sei muito da história dos meus avós. Acho que eles vieram na década de 40 para o Brasil. A história mais interessante é da família da minha mãe. Meus avós deixaram um filho no Japão e vieram com um pra cá. E nunca mais voltaram! Tiveram mais quatro filhos aqui. E o menino lá esquecido? Nunca mais tivemos contato, perdemos contato totalmente com a minha família de lá. Sei que da família da minha mãe já foram todos, tinha até imóveis, mas eles foram tomados pela prefeitura porque não havia herdeiros. ( Escute o áudio em que Celso fala sobre seus avós maternos).

É difícil retomar contato com a família do meu pai lá, até porque meu nome é errado. Kamura não existe. Na hora que chegaram, teve algum erro no registro. Tanto que, quando eu fui ao Japão, os japoneses ficaram impressionados com meu nome, porque não existe.

A família da minha mãe foi para o interior do Mato Grosso. Eles tinham uma tinturaria. E a família do meu pai foi para o interior do Paraná, mexia com cafezal.

Depoimento à jornalista Mariane Morisawa
Fotos: Carlos Villalba e arquivo pessoal de Celso Kamura
Vídeos e áudios: Estilingue Filmes


Enviada em: 28/05/2008 | Última modificação: 30/05/2008
 
« Na infância, gostava de brincar de casinha

 

Comentários

  1. Rita de Cássia Arruda @ 29 Mai, 2008 : 09:10
    Caro Celso: Sorte a de suas clientes, dos familiares e de seus amigos que você tenha abandonado o emprego, aos 17 anos, para se dedicar a essa profissão que escolheu. Ser talentoso, fazer o que gosta e obter o reconhecimento público pelo profissionalismo não é para qualquer um não. Acima de tudo, o que mais me chamou a atenção em seus depoimentos - que li atentamente e com interesse - foi a simplicidade com que você fala de sua vida; de seu passado e do momento atual. Transmite igualmente muita sinceridade. Gostei especialmente do texto "A crise de identidade: ser oriental". Você, ao lado de tantos outros depoentes (descendentes) que aqui contaram suas histórias - anônimos e famosos - podem mesmo se orgulhar de suas origens nipônicas. Esse, afinal, o maior legado que seus avós, bisavós e até tataravós imigrantes deixaram para vocês: o de terem ajudado, com muita garra e dignidade, a escrever páginas da história desse Brasil de todos nós. Parabéns, Celso. Um abraço.

  2. TERUO YATABE @ 29 Mai, 2008 : 16:00
    Caro Celso Kimura Fiquei muito feliz ao ler o seu comentário de que não gostava de ser japonês e depois de visitar o Japão você percebeu que como é bom ser descendente de japoneses. A sua vida deve ter melhorado muito, mesmo porque, para ser feliz, em primeiro lugar você tem que gostar de você mesmo. Hoje, quando olhar para o espelho você deve se sentir orgulhoso e feliz.PARABÉNS.

  3. Márcia @ 30 Mai, 2008 : 03:23
    Gostei muito de ler a história de Celso Kamura aqui!! Nem todos os japoneses de sucesso no Brasil são médicos ou engenheiros e Kamura é prova disso!!

  4. Roberto Godoy- Lindoia SP @ 2 Jun, 2008 : 02:29
    O que falar de Celso Kamura, com tantas qualidades assim... Um cara que luta desde pequeno fazendo que sua vida seja um marco em Historia, como ele mesmo disse nao a um conto de fadas, mais faz os astros brilharem hoje em dia. Celso tras consigo um exemplo de conquista e objetividade entao mostrando que é forte como os quais e primeiros japoneses que aqui estiveram. Com garra e força acreditando sempre no dia de amanha. Sucesso sempre e felicidades.

  5. Marcia @ 12 Set, 2008 : 06:11
    Querido Celso,seu nome em japones eh composto por dois caracteres: arvore (ki) e vila (mura). Trata-se de um nome bem comum por aqui, nao tanto quanto Suzuki por exemplo. Provavelmente deve existir o registro de algum parente de seu pai na provincia de origem da familia dele. E no registro o que vale eh o que esta escrito em japones, mesmo que tenha havido erro na transcricao feita no Brasil. Portanto vc deve se apresentar como Kimura por aqui. Beijo e boa sorte.

  6. japa pobre @ 25 Set, 2008 : 02:32
    sou fã dele

  7. af-rita@hotmail.com @ 17 Out, 2008 : 10:09
    celso,estou iniciando nessa profissão,tenho vc como espelho, vc é muito bom, adoraria fazer um curso com vc bjs no seu coração!!!

  8. ribeiro maica @ 1 Nov, 2008 : 12:46
    meu nome é marta e sou sua admiradora,sempre que posso leio sobre sua tragetória de vida seus trabalhos, e fico admirada coma sua força de viver , sou sua fã

  9. marcia @ 24 Nov, 2008 : 18:44
    celso,falando serio eu te adoro,de verdade pois adoro seu jeito sua personalidade escandalosamente lhe adimiro pois,voce e de uma garra abisudamente maravilhosa,nao estou aqui para rasgar seda nao mas sim para lhe dizer que lhe adimiru muito sei que ja deve ter escutado isto inumeras fezes mas sabe o importante mesmo e que e de coraçao pois voce e tudo que alguns gostariam de ser e sem determinaçao,e falta ate de coragem nao sao,poir isto e que lhe deixo esta mensagem seja tudo que quiser viva tudo oque puder e seja sempre asim uma pessoa escandalosamente,invejavelmente,abisurdamente maravilhosa beijos e um forte abraço...marcia.

  10. jose diniz paiva @ 23 Jan, 2009 : 19:29
    Caro Celso ler a sua historia me fez muito feliz, pois sendo imigrante(portugues), e voce , neto de imigrantes, e vitorioso na profissão que exerce com tanta qualidade e competencia, com reconhecimento dentro de fora deste país, conquistanto premios nacionais e internacionais, serve de exemplo para mim que exerço a profissão de advogado e contador, de que dedicando=se à profissão com fervor e paixão, qualquer pessoa pode atingir seus objetivos, e sobretudo neste rincão que é este nosso País., que tão bem nos acolhe a todos!! PARABENS!!!!!

  11. Amanda Barros @ 12 Fev, 2009 : 10:12
    Concordo em gênero, número e grau.Celso você é um ícone da moda, é um espelho para muitas pessoas e sua história é uma lição de vida, quando queremos algo, é necessário provar para nós mesmos que somos capazes e as pessoas assistem a repercussão do seu talento, estou cursando moda e também quero conquistar meu espaço, espero um dia ter o privilégio de conhecê-lo.Mais sucesso à você e felicidades.Um beijo.

  12. eliana @ 13 Abr, 2009 : 04:28
    ele faz um trabalho maravilhoso.alguem sabe me informar o email para que eu possa mandar um CV uma oportunidade de trabalho.se alguem souber meu email é chinagliaeliana@hotmail.com obrigada eliana

  13. celia m. deambrosio @ 20 Fev, 2010 : 19:09
    sou fã.amo seu talento seu trabalho.Achei interessante sua historia.Celso acho que te vi durante o carnaval numa pequena Vila.Em REGENCIA linhares Es...ou era alguem igual a vc...bjos.celia 20.02.2010

  14. Isa Guimaraes .. @ 1 Set, 2010 : 22:42
    Oii Kamura,acheii sua historia muito interessante so,sua fa ah muito tempo,tambem sou cabelereira,e minha historia nao eh como a sua mais tambem eh muito bacana,tenho voce com um espelho em minha vida,meu sonho e ser como voce um dia,se Deus quizer eu vou ser,e vou conheser vc um dia!!!Obrigado por le,minha pequena adimiracao por voce....Tenho 23 anos,eh comecei a trabalhar como cabelereira com 15,hoje vou montar meu primeiro salao ...Que Deus esteja sempre com voce...

  15. sueli lima santos 33 anos @ 10 Out, 2010 : 15:05
    te adoro adorei sua historia queria te conhecer pessoalmente realize meu sonho seria um grande presente para mim que vou fazer aniversario nesse domingo dia 17/10 sou uma pessoa humilde moro no itaim pta te amo que Deus te abençoe

  16. Edimario-Azevedo@hot @ 22 Out, 2010 : 02:40
    Dive o prazer em atende-lo aqui em Brasilia numa rede hoteleira mas dive que conter-me afinal estava em ambiente trabalho mas aqui posso expressar o quanto bacana e sua pessoa de natureza humilde e muito observadora dai alguém que merece a nossa atenção um forte abraço Celso e muito sucesso pois vc mereçe!!!

  17. maggie @ 17 Mar, 2011 : 09:05
    Conhecí o Celso no salão dele em BSB, e não sendo famosa me surpreendí na ocasião a maneira como ele me tratou, lembro que deu uma espécie de consultoria avaliando a minha personalidade como se me conhecesse há muito tempo. Ele nem sabe de nada, me ajudou com palavras que teriam sentido anos depois, já que passei por momentos difíceis e suas palavras ficaram como estímulo e força para me sentir bem e forte.

  18. maggie @ 17 Mar, 2011 : 09:08
    O Celso não é só um bom cabelereiro, é uma pessoa sensivel que vê além do cabelo e da beleza de fora, como um artista ele observa o conjunto, o todo e daí se inspira no que fica melhor. Celso, obrigada por ter tido um instante na minha vida.

  19. ZAP - alcides504@ig.com.br @ 5 Out, 2011 : 12:07
    meu sonho,não sei como realizar.Mais seria trabalhar com um mestre assim. Nota que tudo que faz vem de dentro de sua alma.Mesmo não trabalhando com ele me inspiro nele para levar minha carreira já uns 11 anos. Adoro seus trabalhos femininos,teria muito que aprender com ele.A PENAS UM SONHO, pois sei que é impossível " sonhar é bom " motiva a gente continuar a viver. Obrigado por existir neste universo de realidade e principalmente no nosso ramo de cabeleireiro. Beijão no coração.

Comente



 

 

As opiniões emitidas nesta página são de responsabilidade do participante e não refletem necessariamente a opinião da Editora Abril


 
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil

Sobre o Projeto | Cadastro | Fale Conosco | Divulgação |Termo de uso | Política de privacidade | Associação | Expediente Copyright © 2007/08/09 MHIJB - Todos os direitos reservados