Olá, faça o Login ou Cadastre-se

  Conte sua históriaRoberio Cordeiro Silva › Minha história

Roberio Cordeiro Silva

Mairi / Bahia - Brasil
64 anos, Programador Visual

Mentor Espiritual Yazuyky Nakagouchy


Eu trabalho em um Centro Espírita em Salvador, Bahia. O Grupo Espírita Corrente do Bem, fundado em 23 de abril de 1988, sociedade Civil e Religiosa de caráter Doutrinário e Assistencial, sem fins lucrativos que tem por finalidade a difusão, o estudo e a prática da Doutrina Espírita.
Ao longo de aproximadamente dez anos os trabalhos desenvolvidos, aos sábados, na Casa de Orações, estão sob a responsabilidade de um coordenador espiritual, um japones que na última encarnação se chamava Yazuyky Nakagouchy, um Engenheiro Eletrônico que trabalhou no Brasil, especificamente na cidade de Jacobina, a cidade do ouro, interior da Bahia. Yazuyky foi apelidado carinhosamente de Naka.
Houve um momento no início dos trabalhos, que se caracterizou como: massoterapia. Os médiuns, sob a orientação de Naka, realizavam toques e massagens nos pacientes. Era dado um destaque para a massagem nos pés - reflexologia. Durante o processo, eram utilizados óleos ou outros remédios preparados à base de folhas, raízes, argila e outros produtos indicados pela equipe espiritual. Ao nível espiritual participavam dos trabalhos uma equipe espiritual de enfermeiros, auxiliares de enfermagem, médicos fisiatras, fisioterapeutas e de outras áreas relacionadas, além da Irmã Iara e de Samurais.
Em outra fase dos trabalhos coordenados pelo Mentor Oriental, o irmão Naka , além da massoterapia, foram introduzidos alguns exercícios físicos e respiratórios.
Naka em sua filosofia de vida enfatizou especial cuidado com a respiração como um fenômeno físico-psíquico e prânico, através do qual nos alimentamos da energia cósmica - Ki, Chi, Prana, seja lá que nome se dê, que existe no universo e que dá a vida ao espírito (alma) e possibilita a unificação dos nossos corpos físicos e espirituais. A nossa cultura ocidental, no entanto, nos condiciona de tal forma que esquecemos a nossa forma natural de respirar e, consequentemente, tendemos a apresentar padrões desorganizados de respiração, devido à tensão crônica de importantes grupos de músculos que limitam a mobilidade física, impedem a respiração livre, dificultam a expressão espontânea de sentimentos, em outras palavras, limitam nossa capacidade de vivenciar.
Em outro momento os trabalhos de massoterapia foram substituídos por sessões de relaxamento. Todo o chão era forrado com lençóis e colchas e os pacientes e médiuns se deitavam no chão. Ao som de músicas relaxantes era feito um relaxamento induzido pelas palavras de um dos médiuns. Dava suporte a estes trabalhos uma psicoterapeuta espiritual identificada como Sara, ajudada, além da equipe de orientais, por psicólogos, psicoterapeutas e estagiários do plano espiritual.
A utilização de chás, fluidificação da água e outros remédios fitoterápicos utilizados, bem como dietas a serem realizadas por pacientes, foram uma constante durante todos estes anos de atividades curativas na Corrente do Bem, através do Passe Salutar dos Mestres Samurais que nos assistem com doação fraterna de amor e muita sabedoria.


Enviada em: 18/04/2008 | Última modificação: 18/04/2008
 

 

Comentários

  1. jorge @ 19 Mai, 2008 : 17:00
    É legal,mas eu quero ver imagem da ciodade da minha mãe-Mairi-coloque fotos de cidades da bahia vai ficar mais legal.

Comente



Todo mundo tem uma história para contar. Cadastre-se e conte a sua. Crie a árvore genealógica da sua família.

Árvore genealógica

Nenhuma árvore.

Histórias

Vídeos

  • Nenhum vídeo.

| mais fotos » Galeria de fotos

Áudios

  • Nenhum áudio.
 

Conheça mais histórias

mais perfis » Com o mesmo sobrenome

mais perfis » Com a mesma Província de origem

 

 

As opiniões emitidas nesta página são de responsabilidade do participante e não refletem necessariamente a opinião da Editora Abril


 
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil

Sobre o Projeto | Cadastro | Fale Conosco | Divulgação |Termo de uso | Política de privacidade | Associação | Expediente Copyright © 2007/08/09 MHIJB - Todos os direitos reservados