Olá, faça o Login ou Cadastre-se

  Conte sua históriaEveliyn Tiemi Takamori › Minha história

Eveliyn Tiemi Takamori

Campinas / São Paulo - Brasil
46 anos, Professora

Tiemi-sensei


Quando eu era pequena sequer imaginava nas histórias que a família Takamori havia trazido do Japão e nem pelas tantas outras histórias que seus descendentes haviam passado quando chegaram no Brasil. Só fui compreender o meu sobrenome quando fui verificar se havia passado no vestibular quando ele me mostrou vários sites com o mesmo sobrenome Takamori, pesquisei a origem, a cidade e seus descendentes...qual maravilhosa surpresa reviver o passado de minha família!

Tenho o conhecimento da existência de uma vila Takamori que ainda existe no Japão, algumas fotos que meus avós tiveram a coragem de guardar (sim coragem pois na época da Segunda Guerra a milícia queimava todos os documentos japoneses) e algumas lembranças que meus pais, tios e tias me contam da época que eles cresceram nas lavouras de café.

Quando olho no espelho vejo e reconheço em mim uma Takamori que teve a origem no Japão feudal, época dos grandes xoguns e das batalhas num tempo em que honra era uma palavra sagrada e que é claro do bushidô de muitos samurais. Saigo Takamori seja o representante mais famoso desse sobrenome que possue uma estátua em sua homenagem no Ueno Park em Tóquio.

Falar de honra, coragem, polidez são palavras gastas pelo tempo se as transportamos pelo nosso dia à dia, meus alunos e muitos deles aprenderam um pouco do Japão através das histórias que conto da minha família, ficam pasmos quando digo que os samurais tinham uma espécie de regras de conduta (bushidô)acham foram da realidade.

Sou professora de Matemática de uma escola pública, tenho alguns projetos que relacionam a minha cultura com a minha prática docente. "Aprendendo Dobraduras, Fazendo Amigos.", está sendo uma maneira de eu difundir o bushidô entre os meus alunos menores (10-14 anos) com o origami eles aprendem Matemática mas também a terem boas maneiras com os colegas, a terem respeito por si e pelos outros.


Enviada em: 19/04/2008 | Última modificação: 19/04/2008
 
Saigo Takamori »

 

Comentários

  1. Sílvio Sano @ 20 Abr, 2008 : 11:49
    Quanto mais "sensei" (professor) tivermos aqui no site da Abril tanto melhor para nós leitores afins. E vc Tiemi-sensei, professora de Matemática, foi buscar um texto muito interessante e enriquecedor de História (Duetto Editora), mesmo que por razões vinculadas à sua família, pela importância do personagem na história do Japão, de muita relevância a esses mesmos, nós, leitores. Agora, com o seu projeto na escola aos seus alunos, captou corretamente o lado pedagógico explorável do origami. Parabéns.

Comente



Todo mundo tem uma história para contar. Cadastre-se e conte a sua. Crie a árvore genealógica da sua família.

Árvore genealógica

Histórias

Vídeos

  • Nenhum vídeo.

| mais fotos » Galeria de fotos

Áudios

  • Nenhum áudio.
 

Conheça mais histórias

mais perfis » Com o mesmo sobrenome

mais perfis » Com a mesma Província de origem

 

 

As opiniões emitidas nesta página são de responsabilidade do participante e não refletem necessariamente a opinião da Editora Abril


 
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil

Sobre o Projeto | Cadastro | Fale Conosco | Divulgação |Termo de uso | Política de privacidade | Associação | Expediente Copyright © 2007/08/09 MHIJB - Todos os direitos reservados