Olá, faça o Login ou Cadastre-se

  Conte sua históriaOscar Makoto (Yasuda) Kamimura › Minha história

Oscar Makoto (Yasuda) Kamimura

São Paulo / São Paulo - Brasil
71 anos, Designer

Homenagem


Neste ano em que comemoramos os 100 anos da imigração japonesa, não poderia deixar de homenagear os meus avós maternos, que juntamente com todos os outros passageiros do KASATOMARU, introduziram um novo capítulo na história deste país.

Foi necessário muito trabalho, determinação, orgulho e respeito para vencer as dificuldades da época; mas foram vencedores, pois eles são os principais protagonistas desta comemoração.
São também responsáveis por inúmeros episódios, tristes, alegres, cômicos e pitorescos, que marcaram a sua presença neste país no início do século passado, e que de certa forma hoje fazem parte do acervo cultural brasileiro.

Meus avós não vieram ao Brasil com objetivo de acumular capital e retornar ao Japão. Eles queriam fixar residência em outro país e conhecer novas culturas.
Queriam também um futuro sem o temor de guerras.

Ele com 20 anos e ela com 16, na bagagem sonhos e ideais de uma nova vida no exterior, estavam prontos para seguir ao Hawai através da imigração americana; no entanto devido a suspensão de novos imigrantes nos EUA, vieram para o Brasil.
Ambos não eram de família de agricultores e sofreram bastante para adaptar-se aos propósitos da imigração brasileira que destinava-se ao trabalho na lavoura.

Shumpei Yasuda e Kono Yasuda (nome de solteira Anzai), aqui chegaram como imigrantes em 1908, tendo sido enviados para a fazenda de Sobrado (região de São Manoel), posteriormente mudaram-se para Campo Grande (MS) onde ele teve uma participação bastante ativa na construção da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil e por último transferiram-se para Água Limpa (Araçatuba – SP) onde havia uma grande concentração de imigrantes oriundos de Fukushima , seu estado natal no Japão.

Tiveram 11 filhos e deixaram descendentes nos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraná.
Nunca voltaram ao Japão.

Nossa homenagem a Shumpei Yasuda e Kono Yasuda e a todos os imigrantes e descendentes, que há 100 ANOS fazem parte da história deste nosso querido Brasil.

Shumpei Yasuda era filho de Yasuda Jukichi e Yasuda Kino
Kono Yasuda era filha de Anzai Nenokichi e Anzai Tari
Origem – Fukushima – Adachi gun - Motomiya


Enviada em: 06/04/2008 | Última modificação: 19/11/2008
 

 

Comentários

  1. Renato Yassuda @ 7 Abr, 2008 : 12:04
    Prezado KAMIMURA-san; Parabéns pela homenagem a seus ancestrais e obrigado por compartilhar conosco. Creio que já entrei em contato com o senhor anteriormente a respeito do mesmo assunto. Achei curioso o fato de seus pais maternos terem o mesmo sobrenome que o de minha família e tentei achar algum grau de parentesco.Infelizmente não achei nenhuma ramificação com minha árvore genealógica com referência a seus pais, apesar de que tenho parentes no Japão na região de Kagoshima, Tóquio e Niigata. Por favor, se tiver maiores informações me envie. Estou recebendo a visita de algums parentes do Japão neste mês de Abril. Sei que uma parte da nossa família emigrou para os Estados Unidos enquanto que meu avô veio para o Brasil. A maior parte da família continuou no Japão.Gostaria de ampliar meus conhecimentos a respeito. Atenciosamente; Renato Yassuda

Comente



Todo mundo tem uma história para contar. Cadastre-se e conte a sua. Crie a árvore genealógica da sua família.

Árvore genealógica

Histórias

Vídeos

  • Nenhum vídeo.

| mais fotos » Galeria de fotos

Áudios

  • Nenhum áudio.
 

Conheça mais histórias

mais perfis » Com o mesmo sobrenome

mais perfis » Com a mesma Província de origem

 

 

As opiniões emitidas nesta página são de responsabilidade do participante e não refletem necessariamente a opinião da Editora Abril


 
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil

Sobre o Projeto | Cadastro | Fale Conosco | Divulgação |Termo de uso | Política de privacidade | Associação | Expediente Copyright © 2007/08/09 MHIJB - Todos os direitos reservados