Olá, faça o Login ou Cadastre-se

  Conte sua históriaMarion Fujita › Minha história

Marion Fujita

São Paulo / SP - Brasil
44 anos, Agente de Viagens

Uma geração lá, outra cá


Minha bisavó, Wai Nishimura, veio no Kasato Maru. Recém casada, firmou-se no Brasil com muita dificuldade e estabeleceu-se na Rua Ana Neri, no bairro da Moóca, em São Paulo.
A família cresceu e nasceu minha avó, Haruco Nishimura. Uma nissei que, criada entre italianos e portugueses do bairro, ainda carrega expressões dos antigos vizinhos. Seu português (ou seria japonês?) tem um sabor "macarrônico". Explico: entre um "feijon" e um "washa" (expressão típica de Hiroshima para "watashi wa" _ eu, em japonês), lá se vai um "mamma mia!!!". Só vendo para crer, mas juro que é verdade.
Enfim, como o objetivo era obter sucesso e dinheiro, finalmente conseguiram retornar à terra natal.
Em Hiroshima, Da. Haruco (que virou Alice, no Brasil), casou-se com Toshio Yoshiga e assumiu o nome. Porém, de tanta mistura, não sei se ela é Alice Nishimura, ou Alice Yoshiga, ou Haruco Yoshiga, ou Haruco Nishimura!
Como a miscelânea já era mais do que evidente na nossa família, não era de se esperar que minha mãe, nascida em Hiroshima mesmo (1 ano após a bomba atômica), não viesse parar novamente no Brasil, onde casou-se e criou os seus 3 filhos (eu, minha irmã Akemi e meu irmão Dennis).
Por vezes, brinco com minha avó e minha mãe: "A 'bisa' nasceu no Japão, a avó nasceu no Brasil, a mãe nasceu lá e eu nasci aqui. Ih! Meus filhos têm que nascer no Japão?"
E elas riem deixando em minha responsabilidade essa tradição criada, não pelos antepassados, mas pelos percalços da vida.
E no final das contas, a pergunta que não quer calar é: sou nissei, sansei, yonsei? Ah, "NÃOsei".


Enviada em: 15/04/2008 | Última modificação: 15/04/2008
 

 

Comentários

  1. Marisa @ 16 Abr, 2008 : 13:46
    kkkk..prima, adorei seu relato. Voce sabe me dizer pq Haruco e nao Haruko e pq temos primos Nicimura? Oo bjos

  2. Issao Toyoda Kohara @ 8 Mai, 2008 : 20:52
    Oi, Marion. Acabei de ler e achei interessante e dificil de classificar a geração. Mas acho que voce é sansei. Desculpe se intrometi na sua história. Me despertou, pois é agente de viagem, é que minha filha trabalha com viagem e foi tb da Vasp e TAM. De qualquer forma parabéns a vc e a sua família.

Comente



Todo mundo tem uma história para contar. Cadastre-se e conte a sua. Crie a árvore genealógica da sua família.

Árvore genealógica

Histórias

Vídeos

  • Nenhum vídeo.

» Galeria de fotos

  • Nenhuma foto.

Áudios

  • Nenhum áudio.
 

Conheça mais histórias

mais perfis » Com o mesmo sobrenome

mais perfis » Com a mesma Província de origem

 

 

As opiniões emitidas nesta página são de responsabilidade do participante e não refletem necessariamente a opinião da Editora Abril


 
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil

Sobre o Projeto | Cadastro | Fale Conosco | Divulgação |Termo de uso | Política de privacidade | Associação | Expediente Copyright © 2007/08/09 MHIJB - Todos os direitos reservados