Olá, faça o Login ou Cadastre-se

  Conte sua históriaAdriana Antunes Yamamoto › Minha história

Adriana Antunes Yamamoto

São Paulo / São Paulo - Brasil
39 anos, Pedagoga

Meus avôs ... meu orgulho


Meu avô, Shoichi Yamamoto, nasceu em Kumamoto-ken. Ele chegou no Brasil em 1927 de navio, cujo nome era "Hawai- Maru".
Minha avó, Tsuya Yamamoto, também nasceu em Kumamoto-ken. Ela chegou ao Brasil em 1933 de navio, cujo nome era "Montevideo".
Uma semana antes de embarcarem para o Brasil eles tomaram conhecimento das nossa língua e costumes.
Meu avô ao chegar aqui foi direto para Birigui, para trabalhar em uma lavoura . A sua cidade já estava pré-deteminada.Trabalharia em fazendas. O chamaris para vinda ao Brasil, era que teriam moradia e trabalho, mas a realidade era outra, ele não tiveram nem alojamento.
Minha avó, que chegou aqui com 11 anos, enquanto os pais e irmãos mais velhos iam para a lavoura, ela ficava em casa tomando conta dos dois irmãos mais novos.
Com o passar dos anos meus avós se mudaram para o Bexiga, aqui em São Paulo, onde abriram uma tinturaria. Por volta dos anos 60, a família dos meus avós resolveram fechá-la.A vida deles foi e é uma batalha constante, meu avó faleceu em 1999.
Minha avó continua viva tentando manter as tradições orientais, ainda é imigrante, prefiriu não naturalizar-se brasileira.
Desta união nasceram 5 filhos, um deles, meu pai, Yasumasa Yamamoto, fala japonês fluentemente e trabalha em uma construtora Japonesa.
Meu pai casou-se com uma brasileira e desta união nasceram três filhos mestiços, os sanseis.
Tenho muito orgulho da minha descendência e das coisas que aprendi com os meus avós. É uma lição de vida.


Enviada em: 25/02/2008 | Última modificação: 26/02/2008
 

 

Comentários

  1. nelsonsinzato@brturbo.com.br @ 11 Jul, 2008 : 19:02
    Parabéns Adriana. Seus pais têm casamento misto e você é uma mestiça e se orgulha de sua descendência japonesa. Ter orgulho de suas origens e suas raízes é muito bonito.

  2. Adriana Antunes Yamamoto @ 7 Abr, 2010 : 13:36
    Boa noite! Meu nome é Flávia de Oliveira Carvalho só entrei no site para procurar um pessoa que fez parte da minha juventude! Morei em Carajas (PA) e entre os anos 80 e 90 conheci um rapaz chamado Jun Moto (não tenho certeza do sobrenome dele!!). Nós o chamavamos dessa maneira. Ele foi estagiário da CVRD (VAle do Rio Doce). Ele morava em Belem (PA). E a ultima notícia que tive dele é de que estava trabalhando como aviador. Em momentos vagos DJ's! Qualque notícia eu agradeceria muito a você.

Comente



Todo mundo tem uma história para contar. Cadastre-se e conte a sua. Crie a árvore genealógica da sua família.

Árvore genealógica

Nenhuma árvore.

Histórias

Vídeos

  • Nenhum vídeo.

» Galeria de fotos

  • Nenhuma foto.

Áudios

  • Nenhum áudio.
 

Conheça mais histórias

mais perfis » Com o mesmo sobrenome

mais perfis » Com a mesma Província de origem

 

 

As opiniões emitidas nesta página são de responsabilidade do participante e não refletem necessariamente a opinião da Editora Abril


 
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil

Sobre o Projeto | Cadastro | Fale Conosco | Divulgação |Termo de uso | Política de privacidade | Associação | Expediente Copyright © 2007/08/09 MHIJB - Todos os direitos reservados