Olá, faça o Login ou Cadastre-se

  Conte sua históriaOlivia Tanioka › Minha história

Olivia Tanioka

São Paulo / SP - Brasil
42 anos, empresária

Por que Japonesa?


Sou nissei nascida em São Paulo. Meu pai veio ao Brasil com 9 anos e minha mãe nasceu em Assaí. Ambos são muito japoneses e criaram a mim e meus irmãos dentro dos costumes e da cultura japonesa. Quando éramos pequenos só falávamos nihongo, sabíamos hiragana e cantávamos dooyoo.

Enquanto criança eu achava tudo isso muito normal... até começar a frequentar o primário numa escola brasileira. Foi aí que comecei a me sentir muito diferente de todas as outras crianças. Por que todos olhavam pra mim? Por que meu rosto era diferente dos meus colegas? Por que me chamavam de japonesa?

A partir daquela época eu me rebelei contra a minha ascendência. Não compreendia porque dentro de casa se conversava numa língua que ninguém mais falava, não entendia porque não comíamos arroz e feijão como todo mundo, não me conformava que as regras dos meus pais eram muito mais rígidas que a dos meus amigos, simplismente não me identificava com o mundo que me era imposto dentro de casa... já que a vida fora dela me parecia mais atraente.

Nunca tive vontade de ir ao Japão... o Ocidente me atraía muito mais. Porém, em 2004 tive a chance de ir à terra natal de meu pai como bolsista e embarquei, sem muitas expectativas, para Kagawa-ken, Japão.
Foram 6 meses de uma rotina que me era tão familiar. Eu vi pela primeira vez um bairro, uma cidade, uma nação inteira agindo da mesma forma que eu havia sido criada. Caiu uma ficha, encontrei minha identidade.

Conhecer o Japão e vivenciar a cultura dos meus pais me fez entender o que pra mim era inexplicável. Me fez a pessoa que sou hoje, orgulhosa por carregar o sangue japonês e orgulhosa por fazer parte da história dos japoneses no Brasil.

Em 2005, retornei ao Japão com um sonho. Deixei pra trás minha profissão (publicitária), e desembarquei em terras japonesas apenas com malas e força de vontade. Fui para Osaka, onde não conhecia ninguém, não tinha moradia, nem trabalho.

Mas graças ao fato de falar nihongo, saber os costumes, dominar o inglês e ter noção da cultura ocidental, consegui um ótimo emprego e batalhei muito pra fazer deste trabalho o meio para alcançar meu sonho.

Um ano e meio depois, voltei ao Brasil trazendo na bagagem muita experiência de vida, conhecimento e técnicas inéditas no Brasil numa área pouco valorizada por aqui. Hoje digo com orgulho que montei o primeiro salão de design de unhas do Brasil.

Minha profissão de hoje, designer de unhas, teve início naquela viagem de 2004, quando como turista conheci o NAIL ART - a arte de decorar unhas que faz a cabeça de 9 entre 10 japonesas - e decidi investir todas as minhas forças para trazê-lo ao Brasil. Agora, mais do que nunca, o Japão e sua cultura fazem parte da minha vida.

Info e fotos do meu trabalho em
www.prettynails.com.br


Enviada em: 18/02/2008 | Última modificação: 18/02/2008
 

 

Comentários

  1. Waleska de Oliveira @ 28 Mar, 2008 : 18:46
    Maravilhoso esse trabalho feito nas unhas, vcs estão de parábens.Sou uma apreciadora da arte e gostaria de receber alguma informação sobre cursos.Abraço Waleska de Oliveira. meu email: murillobb@bol.com.br

  2. First love ^^ @ 6 Out, 2008 : 16:37
    Moro aqui no Japão a um tempo, e me encantei com essa bela arte!!! No começo achava estranho o modo de se vestir e muitas outras coisas mais... Japoneses adoram muita cor em tudo!!! ... Mas agora jah me acostumei, e estou começando a gostar... Esse fds que se passou fiz minhas unhas com umas profissionais daqui... Me impressionou muito o trabalho delas!!! Fiz uma Hello kit, uma estrela brilhante e um mickey em alto relevo ^^, ficaram lindossssss =] Bjos aguardo respostas... Mandei uma mensagem no site de vcs

  3. Marta Yamate @ 13 Jun, 2010 : 17:37
    Olá Olivia, Sou casada com um descendende da família Tamioka, sou de Minas Gerais e meu marido está a procura de familiares da mãe dele que é Tamioka. Entre em contato comigo por favor: martayamate@hormail.com

Comente



Todo mundo tem uma história para contar. Cadastre-se e conte a sua. Crie a árvore genealógica da sua família.

Árvore genealógica

Nenhuma árvore.

Histórias

Vídeos

  • Nenhum vídeo.

| mais fotos » Galeria de fotos

Áudios

  • Nenhum áudio.
 

Conheça mais histórias

mais perfis » Com a mesma Província de origem

 

 

As opiniões emitidas nesta página são de responsabilidade do participante e não refletem necessariamente a opinião da Editora Abril


 
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil

Sobre o Projeto | Cadastro | Fale Conosco | Divulgação |Termo de uso | Política de privacidade | Associação | Expediente Copyright © 2007/08/09 MHIJB - Todos os direitos reservados