Olá, faça o Login ou Cadastre-se

  Conte sua históriaMarina Hiroko Hasegawa › Minha história

Marina Hiroko Hasegawa

São Paulo / São Paulo - Brasil
77 anos, Adminstradora de empresas

Homenagem na cidade de Osasco


Após uma semana, a família conseguiu alugar uma casa em Osasco (SP) e foram momentos de muita dificuldade. Os irmãos Shiguel e o Antonio conseguiram emprego rapidamente, a Neuza e a Eliza foram trabalhar como costureiras no bairro do Bom Retiro em São Paulo, e a Madalena, numa peixaria no Mercado da Lapa, de onde vieram os peixes para alimentar a família que passava por grandes necessidades.

O Sr. Gen foi ativo colaborador do jornal Diário Nippak, trabalhou intensamente pela Acenbo – Associação Cultural e Esportivo Nipo-Brasileira, e prosseguiu com o seu trabalho artístico dedicando-se à caricatura.

Em 1971, a família foi homenageada com a publicação do livro: A Cultura Japonesa e seu progresso na Região de Osasco e Oeste de São Paulo.

A Sociedade Geográfica Brasileira condecorou-o com diploma de Honra ao Mérito e a Medalha do Jubileu de Prata, com a esfinge de seu patrono Marechal Rondon e de seu Presidente Fundador Dr. Agenor Couto de Magalhães, em São Paulo, no dia 31 de maio de 1973.

Gen Hasegawa faleceu em 19 de junho de 1978.

A Câmara Municipal de Osasco, em sessão do dia 26 de outubro de 1978, fez a indicação para que o nome de Gen Hasegawa fosse dado a uma das ruas de Osasco. O então prefeito, Humberto Carlos Parro, decretou que Rua “D”, no Jardim dos Autonomistas, fosse denominada Gen Hasegawa.

Texto escrito por Shiguei Hasegawa, com colaboração de Mariana Hasegawa.


Enviada em: 04/12/2007 | Última modificação: 21/07/2008
 
A volta para a lavoura »

 

Comentários

  1. Sunao Sato @ 5 Dez, 2007 : 13:25
    Parabens pelo relato. Isto é um pouco da historia dos nossos antepassados , que desde o inicio procurou a integração na sociedade brasileira, nos diversos segmentos da sociedade. Desde a partida do Japão , a sua adaptação ao novo solo brasileiro, diversidades ao clima e dificuldade de línguagem e comunicação e destempero de muitos indivíduos. Os graves problemas que muito dos nossos antepassados sofreram até o sucesso de hoje, familiares com educação, formação embasados nos bons costumes, honestidade e na moral e ética social e profissional. Parabens pelo sucesso. Abraços Sunao

  2. Shiguel Hasegawa @ 5 Dez, 2007 : 13:39
    Como fui parte ativa na redação do "histórico" do meu pai Sr. Hasegawa, gostaria de alertá-los que observei alguns erros que até dificultam o entendimento de detrminados trechos que foram colocados. Assim sendo, pergunto-lhes: Como eu poderia fazer as indicações deste erros ou falta de palavras que eu identifiquei? Aguardo seus retornos.

  3. Da redação @ 6 Dez, 2007 : 12:14
    Olá, Sr. Shiguei. Fale com a Marina Hiroko Hasegawa. Foi ela quem enviou essa história para o nosso site. Obrigada por sua colaboração! Abraços!

Comente



Todo mundo tem uma história para contar. Cadastre-se e conte a sua. Crie a árvore genealógica da sua família.

Árvore genealógica

Histórias

Vídeos

| mais fotos » Galeria de fotos

Áudios

Natal de 1973

Natal de 1973

Natal de 1973

Natal de 1973

 

Conheça mais histórias

mais perfis » Com o mesmo sobrenome

mais perfis » Com a mesma Província de origem

 

 

As opiniões emitidas nesta página são de responsabilidade do participante e não refletem necessariamente a opinião da Editora Abril


 
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil

Sobre o Projeto | Cadastro | Fale Conosco | Divulgação |Termo de uso | Política de privacidade | Associação | Expediente Copyright © 2007/08/09 MHIJB - Todos os direitos reservados