Olá, faça o Login ou Cadastre-se

  Conte sua históriaMarina Hiroko Hasegawa › Minha história

Marina Hiroko Hasegawa

São Paulo / São Paulo - Brasil
77 anos, Adminstradora de empresas

A volta para a lavoura


Com os conhecimentos adquiridos de agricultor, o Sr. Gen desenvolveu todo o seu potencial e sua capacidade empresarial multicultural. Da hortelã, era retirado o óleo e colocado em alambique para fazer a menta e o algodão.

Para a subsistência, começou a plantar, além do arroz, feijão, milho e outras culturas até então desconhecidas no Brasil, como o azuki – feijão para fazer o doce japonês – e soja, que era totalmente desconhecida na época e ironizada pelos outros agricultores. Da soja, a Sra. Katsu fazia o shoju e o missô.

Como o Sr. Gen lia muito, ele introduziu a fertilização do solo e a pulverização da plantação. Com a utilização desses recursos, o algodão que ele plantava chegou a atingir 1,80m de altura e o arruamento de 1,60m, obtendo o recorde, na ocasião, de produtividade de 400 arrobas por alqueire. Talvez a plantação persista até os dias de hoje.

Em decorrência desse trabalho, ele se recuperou financeiramente, adquiriu um terreno para ter a sua própria lavoura.

Embora houvesse prosperado com a agricultura, o comércio era a atividade que tinha na veia e por isso mudou-se para Presidente Prudente (SP), onde abriu um bar e uma sorveteria. Não tendo o sucesso esperado, veio a falir mais uma vez, perdendo tudo: lojas e terrenos e tendo que deixar a cidade na calada da noite para São Paulo com destino ignorado.

Uma parte da família veio de trem e foi abrigada pelo tio, Sr. Kazuo Ashikawa, no bairro da Lapa, em São Paulo, enquanto aguardava a mudança que estava vindo de caminhão.

Texto escrito por Shiguei Hasegawa, com colaboração de Mariana Hasegawa.


Enviada em: 04/12/2007 | Última modificação: 21/07/2008
 
« Homenagem na cidade de Osasco A dura época da 2ª Guerra Mundial »

 

Comentários

  1. Sunao Sato @ 5 Dez, 2007 : 13:25
    Parabens pelo relato. Isto é um pouco da historia dos nossos antepassados , que desde o inicio procurou a integração na sociedade brasileira, nos diversos segmentos da sociedade. Desde a partida do Japão , a sua adaptação ao novo solo brasileiro, diversidades ao clima e dificuldade de línguagem e comunicação e destempero de muitos indivíduos. Os graves problemas que muito dos nossos antepassados sofreram até o sucesso de hoje, familiares com educação, formação embasados nos bons costumes, honestidade e na moral e ética social e profissional. Parabens pelo sucesso. Abraços Sunao

  2. Shiguel Hasegawa @ 5 Dez, 2007 : 13:39
    Como fui parte ativa na redação do "histórico" do meu pai Sr. Hasegawa, gostaria de alertá-los que observei alguns erros que até dificultam o entendimento de detrminados trechos que foram colocados. Assim sendo, pergunto-lhes: Como eu poderia fazer as indicações deste erros ou falta de palavras que eu identifiquei? Aguardo seus retornos.

  3. Da redação @ 6 Dez, 2007 : 12:14
    Olá, Sr. Shiguei. Fale com a Marina Hiroko Hasegawa. Foi ela quem enviou essa história para o nosso site. Obrigada por sua colaboração! Abraços!

Comente



Todo mundo tem uma história para contar. Cadastre-se e conte a sua. Crie a árvore genealógica da sua família.

Árvore genealógica

Histórias

Vídeos

| mais fotos » Galeria de fotos

Áudios

Natal de 1973

Natal de 1973

Natal de 1973

Natal de 1973

 

Conheça mais histórias

mais perfis » Com o mesmo sobrenome

mais perfis » Com a mesma Província de origem

 

 

As opiniões emitidas nesta página são de responsabilidade do participante e não refletem necessariamente a opinião da Editora Abril


 
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil

Sobre o Projeto | Cadastro | Fale Conosco | Divulgação |Termo de uso | Política de privacidade | Associação | Expediente Copyright © 2007/08/09 MHIJB - Todos os direitos reservados