Reportagens › Nossos nisseis
Da redação
Há 50 anos, a “imigração” engatinhava. E não parou mais de crescer
Confiabilidade entre os automóveis, liderança no mercado de motos e mais de uma dezena de fornecedores de peças. A chegada das japonesas ao Brasil foi discreta como o desembarque dos primeiros imigrantes, há um século, mas suas marcas são bastante visíveis.
Essa trajetória começa exatos 50 anos após a chegada do navio Kasato Maru, em 1908, com a abertura de um escritório da Toyota. No ano seguinte, a marca lança o jipe Land Cruiser, montado em CKD, mais tarde chamado de Bandeirante. A produção nacional começa em 1962, na recém-construída fábrica em São Bernardo do Campo (SP), a primeira da hoje maior montadora do mundo fora do Japão. Em 43 anos, a Toyota produziu 103750 unidades do jipe.
O passo seguinte dos orientais veio na década seguinte, com um par de rodas a menos. Em 1971, Yamaha e Honda começam a trazer motocicletas japonesas ao país. Com a restrição às importações, em 1975, as duas decidem construir fábricas no Brasil e impulsionam o desenvolvimento do pólo industrial de Manaus (AM). A Yamaha produz a primeira moto brasileira, a RD 50, ou Cinqüentinha.
Uma nova onda de veículos japoneses chega ao país nos anos 90. A Honda traz modelos como Accord e Civic. Mitsubishi e Nissan seguem trilha semelhante à da Toyota – que decide produzir o Corolla por aqui – e apostam primeiro em utilitários e veículos 4x4, como a L200, a Frontier e a Xterra.
Hoje, as japonesas seguem liderando o mercado de motos, enquanto as montadoras de carros celebram a alta nas vendas – em 2007, as quatro somaram o recorde de 201439 unidades. E seguem seu passo sem alarde, como manda a tradição nipônica.
Visite o site: www.quatrorodas.com.br
Os japoneses chegaram aqui há um século. Desde junho de 1908, muita coisa aconteceu. Ajude a resgatar essa memória.
Conte sua história em vídeos, fotos, áudios e texto Monte a árvore genealógica
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil