Olá, faça o Login ou Cadastre-se

  Conte sua históriaMoises Palacios Rodrigues › Minha história

Moises Palacios Rodrigues

Hamamatsu / Shizuoka - Japão
40 anos, Repórter fotográfico no Brasil e dekassegui no Japão

Perto do centenário e sem preconceito


A grande maioria dos japoneses gosta de brasileiros, porém existem uns e outros que não são muito chegados em "gaijin", mas acho que em qualquer país tem isso. Não tem como escapar.

Não poderia ter uma mistura melhor do que as culturas japonesa e brasileira. O brasileiro é bem desinibido, os japas, por outro lado, são fechados quando não te conhecem direito. E os brasileiros têm ainda muito o que aprender, principalmente na educação e na organização. É difícil explicar. Eu só sei que uma raça completa a outra.

Todos vêm com vários objetivos, achando que vão ganhar muuuuuuuuiittaa grana. Eu também pensava assim. Hoje só quero comprar uma casa para minha mãe e o necessário para poder voltar a trabalhar.

Com o centenário da imigração Japão-Brasil chegando, a relação só tende a melhorar, principalmente para os brasileiros que estão aqui no nihon. Por conta de alguns brasileiros, ficamos malvistos e os que não têm nada a ver "pagam o pato".

Agora o Japão está no coração, isso eu não posso negar, pois aqui é o país das oportunidades. Eu estou tendo a minha e sou muito grato por isso. No Japão estou levantando uma grana, aprendendo a cultura e os princípios da vida.

Depoimento ao jornalista Luciano Shakihama


Enviada em: 31/10/2007 | Última modificação: 08/11/2007
 
« Viagem para o Japão

 

Comentários

  1. Renzo Morishi-ta @ 23 Jan, 2008 : 11:12
    Moisés: Você escreveu que "A grande maioria dos japoneses gosta de brasileiros, porém existem uns e outros que não são muito chegados em "gaijin", mas acho que em qualquer país tem isso. Não tem como escapar." Mas aqui no Brasil também tem alguns brasileiros que não gostam de japoneses também, tem ódio, raiva, hostilizam, detestam. Mas como sempre não dão o braço a torcer muitos acabam defendendo estas pessoas e dizem para a gente: Eles estão brincando, adoram japoneses, japonês é "inteligente né"? É "trabalhador né"? E que os brasileiros adoram os japoneses.

Comente



Todo mundo tem uma história para contar. Cadastre-se e conte a sua. Crie a árvore genealógica da sua família.

Árvore genealógica

Nenhuma árvore.

Histórias

Vídeos

  • Nenhum vídeo.

| mais fotos » Galeria de fotos

Áudios

  • Nenhum áudio.
 

Conheça mais histórias

mais perfis » Com o mesmo sobrenome

 

 

As opiniões emitidas nesta página são de responsabilidade do participante e não refletem necessariamente a opinião da Editora Abril


 
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil

Sobre o Projeto | Cadastro | Fale Conosco | Divulgação |Termo de uso | Política de privacidade | Associação | Expediente Copyright © 2007/08/09 MHIJB - Todos os direitos reservados