Olá, faça o Login ou Cadastre-se

  Conte sua históriaMoises Palacios Rodrigues › Minha história

Moises Palacios Rodrigues

Hamamatsu / Shizuoka - Japão
43 anos, Repórter fotográfico no Brasil e dekassegui no Japão

Viagem para o Japão


No Brasil eu era repórter fotográfico e colunista jovem. Fazia um trabalho sobre as baladas jovens e coisas do tipo. O que me motivou a vir para o nihon foi minha esposa. Na época, o pai (Cláudio Massaitsi Yassumoto), a irmã e o irmão dela estavam por aqui (no Japão), só que o meu sogro estava morando sozinho. Ela sentia muito a falta deles. Esse foi o maior motivo de vir para cá. Estou há 1 ano e 6 meses no Japão e pretendo ficar mais um ano. Estou trabalhando em uma fábrica que faz polimento e tira resíduos de magnésio que ficam na câmera fotográfica. Hoje sou sublíder de linha e estou apenas há 8 meses nesse kaisha (empresa). O brasileiro é sugoi (impressionante) né?! Adapta-se a qualquer lugar e rápido. Acho que levei uns 4 meses para ficar legal mesmo.

Os japoneses daqui zelam muito pela educação, respeito, e isso é a coisa que mais admiro. Tudo que eles vão falar com você, antes pedem “sumimasen”, que quer dizer “com licença, por favor”. Quando você vai atravessar a rua, muitas vezes nem precisa levantar a mão. Eles param o carro para você atravessar.

Eu tô curtindo o nihon mais do que está a minha própria mulher, que é sansei. Ela fala que eu já aprendi mais o nihongo do que ela (risos). É que eu sou meio cara-de-pau e curioso, então vou perguntando as coisas.

Depoimento ao jornalista Luciano Shakihama


Enviada em: 31/10/2007 | Última modificação: 08/11/2007
 
« Casamento nipo-brasileiro Perto do centenário e sem preconceito »

 

Comentários

  1. Renzo Morishi-ta @ 23 Jan, 2008 : 11:12
    Moisés: Você escreveu que "A grande maioria dos japoneses gosta de brasileiros, porém existem uns e outros que não são muito chegados em "gaijin", mas acho que em qualquer país tem isso. Não tem como escapar." Mas aqui no Brasil também tem alguns brasileiros que não gostam de japoneses também, tem ódio, raiva, hostilizam, detestam. Mas como sempre não dão o braço a torcer muitos acabam defendendo estas pessoas e dizem para a gente: Eles estão brincando, adoram japoneses, japonês é "inteligente né"? É "trabalhador né"? E que os brasileiros adoram os japoneses.

Comente



Todo mundo tem uma história para contar. Cadastre-se e conte a sua. Crie a árvore genealógica da sua família.

Árvore genealógica

Nenhuma árvore.

Histórias

Vídeos

  • Nenhum vídeo.

| mais fotos » Galeria de fotos

Áudios

  • Nenhum áudio.
 

Conheça mais histórias

mais perfis » Com o mesmo sobrenome

 

 

As opiniões emitidas nesta página são de responsabilidade do participante e não refletem necessariamente a opinião da Editora Abril


 
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil

Sobre o Projeto | Cadastro | Fale Conosco | Divulgação |Termo de uso | Política de privacidade | Associação | Expediente Copyright © 2007/08/09 MHIJB - Todos os direitos reservados