Olá, faça o Login ou Cadastre-se

  Conte sua históriaSeiti Sacay › Minha história

Seiti Sacay

São Paulo / SP - Brasil
95 anos, engenheiro

Mais de 20 passaportes


Depois da bolsa de estudos de energia nuclear nos EUA, voltei para a Phillips, para o departamento de engenharia elétrica. No começo, fazia projetos de eletricidade para fábricas. Depois passei a viajar por toda a América Latina: Colômbia, Bogotá, Costa Rica, Argentina, Chile, México, entre outros. Acompanhava todo o processo de incorporação, construção, fiscalização, até fazer a fabrica funcionar. A Phillips tornou-se uma potência na América Latina, e até hoje é a única empresa eletrônica que a concorrência japonesa não conseguiu quebrar.

Fiz muitas viagens, até para a Europa. Duas vezes, quando fui para a central da Phillips, na Europa, levei minha esposa. Passei minha vida trabalhando na área da minha profissão e foi muito interessante. Tenho mais de 20 passaportes!

Em 1958, o presidente Kennedy falou que iria colocar um satélite na Lua, e o mundo inteiro estava ansioso por isso. As firmas eletrônicas entraram na concorrência para fazer as ligações de São Paulo para todos os lados. A NEC do Japão ganhava a maioria dessa distribuição, e a Phillips ganhou a de Belo Horizonte a Recife. Para construir isso, demorou bastante tempo – um ano e meio. Quando os americanos mostraram um homem descendo na Lua, em imagens em preto-e-branco, os brasileiros falaram: "Japonês, você acha que isso é verdade? É tapeação dos americanos!". E o nosso trabalho, para eles, lamentavelmente, era ficção.

Quando faltavam três anos para me aposentar, eu já cuidava da área de atletismo em algumas entidades e conhecia bem a comunidade japonesa. Primeiro entrei no Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e Assistência Social), para cuidar da parte de esportes, e depois no Enkyo (Beneficência Nipo-Brasileira).

Hoje na minha família temos seis filhos (quatro mulheres e dois homens) e cinco netos. Ainda hoje ajudo o Bunkyo, o Enkyo e a Associação para as Comemorações do Centenário da Imigração Jaopnesa. Não tenho nem tempo para os hobbies, mas gosto de mexer no computador e ficar navegando na Internet.


Enviada em: 20/03/2008 | Última modificação: 08/07/2008
 
Estudo de energia nuclear nos EUA »

 

Comentários

  1. Carlos Akira Kato @ 21 Mar, 2008 : 11:02
    Sacay-san, não sei dizer o porquê, mas sempre que o encontrei nos eventos da comunidade, tinha vontade de conversar com o Sr. Agora, sabendo um pouco da sua vasta experiência, espero ter um tempo para conversar e conhecê-lo melhor. Abraços, Carlos A. Kato - JCI Brasil-Japão

  2. Sílvio Sano @ 21 Mar, 2008 : 23:50
    Prezado Sacay-san. O senhor é mais um exemplo vivo (e bem "vivo mesmo") das agruras passadas por nossos imigrantes ancestrais no Brasil. Bem como mais um exemplo de superação e de postos galgados por nikkeis dentro da sociedade brasileira. E agora, mesmo depois de aposentado, dedica-se a um apoio abnegado quase irrestrito às "coisas" da comunidade ("quase", devido à essa revelação de paixão pelo computador e pela internet - rs). Continua exemplar. Gokurosama e um grande abraço.

  3. Hugo Matsumoto @ 27 Mar, 2008 : 16:30
    Seiti Sakai, acompanhado da sua esposa, Dona Sanko; dedicados c/ seus filhos e na atarefada vida profissional, formam um casal q. sempre dedicou a comunidade nipo brasileira. No Nihongako São Judas Tadeu, Grupo Escoteiro Caramurú, Clube Piratininga, Bunkyo, Enkyo, e atualmente na Comissão do Centenário. Exemplo para todos nós ... Parabéns Engº Sacay. Parabéns Dona Sanko.

Comente



Todo mundo tem uma história para contar. Cadastre-se e conte a sua. Crie a árvore genealógica da sua família.

Árvore genealógica

Nenhuma árvore.

Histórias

Vídeos

  • Nenhum vídeo.

| mais fotos » Galeria de fotos

Áudios

  • Nenhum áudio.
 

Conheça mais histórias

mais perfis » Com a mesma Província de origem

 

 

As opiniões emitidas nesta página são de responsabilidade do participante e não refletem necessariamente a opinião da Editora Abril


 
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil

Sobre o Projeto | Cadastro | Fale Conosco | Divulgação |Termo de uso | Política de privacidade | Associação | Expediente Copyright © 2007/08/09 MHIJB - Todos os direitos reservados