Olá, faça o Login ou Cadastre-se
Meu Japão

  BlogsMeu Japão › Shabu-shabu e fugu numa refeição só!


 

« Quem morreu?

Nada sou... »

 
16 Out, 2008

Shabu-shabu e fugu numa refeição só!

Karina Almeida

Só ontem experimentei os famosos shabu-shabu e fugu (ou baiacu). Os dois numa refeição só!

Shabu-shabu é aquele prato que o Bill Murray e a Scarlett Johansson comeram no filme Encontros e Desencontros (Lost in Translation), lembram?

Amei! Pena que é caro e eu e o gatinho não tivemos coragem de repetir (a carne pode, mas tem de pagar mais). Uma refeição completa, com sobremesa e tudo, para duas pessoas custou 16.000 ienes (ou 159 dólares)! Detalhe: não pedimos bebida, nos contentamos com a que estava inclusa.

Mas ele (o gatinho) disse que shabu-shabu tem de ser em restaurante bom, ainda mais que era a minha estréia!  E que se estivéssemos em Tóquio, certamente, encontraríamos restaurante melhor (provavelmente mais caro) e shabu-shabu mais gostoso. Eu não consigo imaginar!

Comer fugu não era nossa intenção, mas essa é outra especialidade do tal restaurante.

Além da carne fatiada e dos legumes que jogamos na panela com água fervente em cima da mesa, a mocinha elegante de quimono serviu suco de acerola (numa taça minúscula e chiquíssima), uma espécie de gelatina, sei lá o nome, com fugu desfiado dentro (tem cara de ruim e esquisito, mas é uma delícia!), sushi de fugu e muitas outras coisas.

Teve peixe frito também! E, para finalizar os pratos salgados, udon (macarrão japonês). Nem comemos, pois já estávamos satisfeitíssimos.

Por fim, de verdade, a sobremesa cômica! Sorvete minúsculo de batata doce e chá verde! Sorte que a mocinha elegante foi gentil e trocou o meu chá. Pois é, não dou conta de tomar chá verde. Eca!

Um jantar maravilhoso! A comida japonesa é assim, mais do que saudável, é bonita e cheia de rituais super divertidos para nós estrangeiros. Para os japoneses, o divertido é ver a nossa empolgação.

Quero ir de novo!

ps: leia sobre shabu-shabu aqui e sobre fugu aqui.

 

Postado por Karina Almeida | 26 comentários

Comentários

  1. Emilio @ 16 Out, 2008 : 10:52
    Mto legal seu Blog, vc ta de parabéns! Sempre cheio de curiosidades e as news do Japão! Karina, eu sou de BH tb, e sempre tive um sonho de mudar para o Japão. .Mas como vc eu n sou descendente.. Se vc puder e tiver um tempinho, eu gostaria de cv com vc sobre isso.. Meu email é emiliovitor@yahoo.com.br me mande um email so pra eu saber q vc leu aki.. Mto obrigado pelo seu tempo e PARABÉNS pelo seu BLOG!!

  2. Luiz @ 16 Out, 2008 : 20:30
    Uma pergunta intrigante: Conseguiu ouvir "Shabu shabu" quando colocava pra cozinhar? hehehe. Essas onomatopéias japonesas... Mas carinha a refeição, ein?

  3. Marcia Kawabe @ 16 Out, 2008 : 20:32
    Eu amo aquele filme! E amei mais ainda saber o nome da comida que eles comem. Não me lembro de ter comido isso não ...

  4. Juve @ 16 Out, 2008 : 20:40
    Karina, minha cara! Pagando ¥16 mil por um jantar!? Que namoro caro esse heim!!!

  5. Nella @ 16 Out, 2008 : 22:12
    É caro mas tem cara de ser muito bom :) Já tinha ouvido falar, mas não sabia que era assim o shabu-shabu. O Emerson Wan teve um post muito engraçado há um tempo no Tokyo Passion xD Deve ser emocionante comer fugu.

  6. Karina Tiemi @ 17 Out, 2008 : 15:57
    Hum...Nunca provei nenhum dos dois, muito menos em Tóquio rsrs, mas geralmente eu gosto da culinária japonesa! (ainda que com o tempero brasileiro rsrs) Bom, estou um pouco atrasada, mas finalmente respondi o joguinho do Meme rsrsrs! Beijoss

  7. japa pobre @ 18 Out, 2008 : 01:14
    legal

  8. Ciça @ 19 Out, 2008 : 10:14
    Maninha sabe que eu fico louca com essas comidinhas??? Nao sei se pagaria tao caro por uma iguaria, mas de certeza dobraria de tamanho no Japao!

  9. Bruna @ 19 Out, 2008 : 10:40
    Ei, amiga! Eu já comi esse prato (o shabu shabu) em um restaurante coreano, mas não fazia idéia do nome. Também comi na Tailândia, lá é super popular tomar essas "sopas". Mas confesso que achei tão sem gracinha... O caldo quase não tem gosto. Prefiro algo com mais tempero, e nisso a culinária japa fica devendo um monte, né? kkkkkkk! Bjos, vamos combinar de nos vermos (vai ter foundue e vinho aqui em casa no próximo sábado, quer vir?) :)

  10. Paulo (plurality) @ 19 Out, 2008 : 11:18
    Ele (o gatinho) tem razão. Shabu-shabu só é bom se for caro. Além do custo da estrutura, que é muito diferente de um restaurante convencional, tem o preço da carne. Tenta fazer shabu-shabu com carne australiana pra ver a diferença! :P

  11. Antonio Fidalgo @ 20 Out, 2008 : 13:29
    Realmente fiquei muito curioso sobre o shabu-shabu. Com esse preço e nível de exigência em termos de qualidade do restaurante, o mais provável é eu nunca provar. A Nella recordou o post do Emerson Wan sobre fugu. Fui lá reler. Fiquei um pouco surpreso com o nome que aparece como autor: um(a) tal de Juju? Ué, Emerson Wan não virou Juju. Parece usurpação. Karina, perdoe este desvio ao tema da sua refeição que tudo indica ter sido para comemorar algo "especial".

  12. Karina Almeida @ 21 Out, 2008 : 09:27
    ANTONIO FIDALGO. oi afi! acredite se quiser, juju é o apelido do emerson! mas acho que só a raquel e o pessoal da família dele o chama assim. só soube porque a raquel me contou :P ah, o jantar não foi especial não! a gente resolveu de repente! se bem que com o gatinho é tudo sempre especial né (^o^)/

  13. Karina Almeida @ 21 Out, 2008 : 09:29
    PAULO, ah é? mas a carne australiana não é boa? ou é isso mesmo que você tá falando: a australiana é melhor. ó céus, não entendi! hihihi...

  14. Karina Almeida @ 21 Out, 2008 : 09:33
    BRUNA, hum... acho que o que você comeu não é shabu-shabu. ou é outro tipo (nem sei se tem). mas o caldo é só água fervente e a gente não toma. molha a carne lá, só pra "cozinhar" um pouquinho (questão de segundos) e depois a gente passa a carne no molho que pode ser shoyu ou um outro lá especial, que eu não gostei (porque tem gosto de amendoim). e come! o que você comeu era tipo sopa?? o que será? temos de consultar um entendido do assunto :P

  15. Karina Almeida @ 21 Out, 2008 : 09:34
    CIÇA, fica tranquila! comida japonesa (a maioria, pelo menos) não engorda (^_^)v

  16. Karina Almeida @ 21 Out, 2008 : 09:36
    JAPA POBRE, vale a pena experimentar (^_^)v

  17. Karina Almeida @ 21 Out, 2008 : 09:37
    KARINA TIEMI, deve ter um monte aí em sampa! experimenta! e brigadíssima pelo meme. vou lá ver ; )

  18. Karina Almeida @ 21 Out, 2008 : 09:38
    NELLA, que legal que você conhece o blog do emerson! o link que deixei no final do post vai exatamente para o blog dele (^_^)v

  19. Karina Almeida @ 21 Out, 2008 : 09:40
    JUVE, hihihi... a gente costuma dividir a conta (minha mãe me ensinou a ser uma mulher independente!) mas dessa vez, o gatinho pagou tudo (^_^)v

  20. Karina Almeida @ 21 Out, 2008 : 09:43
    MARCIA, menina, confesso que tenho certa birra desse filme. preciso rever urgentemente! mas fiquei com raiva porque achei que debocham dos japoneses... mas muita gente não pensa assim né. por isso quero ver de novo! :P

  21. Karina Almeida @ 21 Out, 2008 : 09:44
    LUIZ, hihihi... a gente mesmo falava enquanto passava a carne pra lá e pra cá na água: shabu-shabu, shabu-shabu... hihihi

  22. Karina Almeida @ 21 Out, 2008 : 09:45
    EMÍLIO, brigadíssima! te escrevo sim ; )

  23. Antonio Fidalgo @ 21 Out, 2008 : 18:38
    Fiquei tão curioso sobre o shabu-shabu que fui investigar. Aparentemente tem que ser com carne de wagyû que é um gado especial japonês. Por isso o Paulo comentou que não pode ser carne australiana (a não ser que os australianos estejam criando wagyû). Vi umas fotos da dita carne e posso dizer que é muito parecida com a carne do porco preto com que fazem o presunto Pata Negra. Mas deve ter características completamente diferentes, afinal porco não é vaca. Existe já uma associação europeia de criadores de wagyû. Não sei se o Brasil também tem criadores deste tipo de gado. Sobre o Sensei Emerson: ele disse-me uma vez que não actualizou o blog dele porque perdeu a password. Espero que a encontre, para bem da gente :)

  24. Paulo (plurality) @ 22 Out, 2008 : 01:12
    A carne australiana é a que mais agrada ao paladar brasileiro. Mas pelos padrões internacionais, a carne japonesa é uma das melhores (e mais cara) do mundo. O contra-filé australiano custa cerca de 1.200 ienes o quilo, já o mesmo corte produzido no Japão não sai por menos de 4.000 ienes o quilo. A qualidade é indiscutível.

  25. Antonio Fidalgo @ 22 Out, 2008 : 12:45
    Por aqui (Portugal) o consenso geral vai para a carne brasileira considerada a melhor do mundo. Voltando ainda ao wagyû, vale a pena espreitar o site da associação europeia em: http://www.wagyu.net/home.html e ler (em inglês) o que está escrito. Eles conferem à carne de wagyû o valor de "delicacy" culinária.

  26. Dino @ 22 Out, 2008 : 13:28
    Restaurantes Japas, quanto mais caro, menor e mais antigo o restaurante, a probabilidade de qualidade é maior! Isso para sushi, sashimi, shabu-shabu, fugu, teppan, etc... Isso foi o que me falaram, pois eu ainda não cheguei nesse patamar hehehehe... Ah vale a pena aproveitar esses momentos, principalmente em boa companhia e curtindo uma comida de qualidade! Tomara que ele te leve em mais lugares legais e vc vai passando as suas impressões hehehehe

Comente




Este site se reserva ao direito de excluir, sem aviso prévio, comentários impertinentes ao tema proposto por este blog, spans ou mensagens ofensivas e de baixo calão.


Perfil

Karina Almeida, jornalista, 30 anos. Não tenho olhos puxadinhos, nem sou casada com japonês. Troquei Belo Horizonte por Tóquio para trabalhar num jornal voltado para a comunidade brasileira daqui. A paixão pelo Japão foi à primeira vista, em janeiro de 2004. A idéia era ficar um ano, mas já se passaram mais de três. E agora, José?
 


Tags

academia  Akihabara  Alf  Alternativa  ameixa  aniversario  Anna  Ano  apartamento  arroz  Babylon  banana  banheiro  barrinha  BBC  beleza  bicicleta  biquíni  biscoito  blog  Bob  body  bonitoes  brasileira  brasileiro  brazilian  café  cafeteria  caloteira  cappuccino  carro  carros  casa  casaco  casal  cereal  chandelle  chiba  children  Children  chocolate  cinema  colchão  comida  contas  correio  cozinha  crise  Cube  cyndi  D40  danette  das  Day  de  depilação  desenho  despedida  dia  dinheiro  Disney  do  Drift  durian  e  Elle  emoticon  Esponja  estudo  Fantástico  filme  Filme  Finger  Five  foco  fofoca  forgaidos  fotografia  frio  frutas  frutos  fugu  Fuji  fukuda  Furiosos  futebol  futon  gafe  Galo  GAP  Gekirangers  gorro  Gossip  gravidez  gripe  GT-R  Gunma  Gustavo  hakuba  Hakuba  Halloween  hanami  Higashi  Honda  infantil  japonês  japonesa  jornal  judo  Kenji  lauper  livro  locadora  Lost  macacos  madonna  manequim  máquina  mar  Marcha  maruko-cha  melancia  meleca  meme  Meu  Midtown  ministro  Miyazaki  Monte  moto  Motos  mr  música  nada  Natal  neve  News  night  Nikko  Nikon  Nissan  niver  nome  novo  Novo  obama  óculos  omiyage  One  onsen  Ota  Outono  ovos  paraglider  parapente  parque  pequim  pêssego  Piece  pinto  piquenique  português  praia  presente  press  professora  propaganda  protetor  pub  remédio  revista  rock  Rodrigo  Ronaldo  s  Sakaguchi  Santoro  sazae-san  Sea  shabu-shabu  shop  shota  Show  sobremesa  solar  soleil  sonho  sou  Sptiz  sukiyaki  supermercado  taiko  tatuagem  tendon  terremoto  tokusatsu  tokyo  Tokyo  toquio  transsexual  Travelstar  Tsuchiya  tsukiji  ueno  ume  uva  Valentine  Vamos  Veja  Velozes  verao  wordpress  Yakult  yukata  Zero 

Feeds

Os japoneses chegaram aqui há um século. Desde junho de 1908, muita coisa aconteceu. Ajude a resgatar essa memória.

Conte sua história em vídeos, fotos, áudios e texto Monte a árvore genealógica
de sua família




14 abr - 2 jul

Ciclo de cinema japonês
A vida dos samurais, suas aventuras e código e ética são tema do novo ciclo “Sempre Cinema”, da Fundação Japão.
Saiba mais

23 mai - 24 mai

Bazar do Bem
Mais de 30 expositores vendem produtos variados, de brinquedos a artesanato
Saiba mais

27 nov - 5 dez

Dança, música e canto
Espetáculo de bugaku hoe reúne manifestações culturais tradicionais do Japão, como o canto de monges budistas.
Saiba mais



 
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil

Sobre o Projeto | Cadastro | Fale Conosco | Divulgação |Termo de uso | Política de privacidade | Associação | Expediente Copyright © 2007/08/09 MHIJB - Todos os direitos reservados