Olá, faça o Login ou Cadastre-se
Janela Dekassegui

  BlogsJanela Dekassegui › Visita a museu


 

« corpo no freezer

A vida na capital »

 
28 Mar, 2008

Visita a museu

Ewerthon Tobace

É em Yokohama, na província de Kanagawa, que está o Museu da Migração Japonesa ao Exterior. Inaugurado em outubro de 2002, o local, criado e mantido pela Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), recebe a visita de japoneses e estrangeiros (cerca de 30 mil pessoas por ano) interessados em conhecer a história da saída em massa de japoneses, que buscaram melhores condições de vida em outros cantos do planeta.

Além do acervo de cerca de 25 mil livros, estão expostos no museu cerca de 1, 5 mil peças (há outros 12 mil itens no depósito), entre documentos e objetos pessoais de quem foi para países como o Brasil, o Peru, Havaí e outros estados norte-americanos, entre outros lugares.

Recentemente, o lugar recebeu a visita de alunos brasileiros do Instituto Educacional Centro Nippo Brasileiro, de Oizumi (Gunma). Os 55 estudantes enfrentaram três horas e meia de viagem especialmente para aprender sobre os japoneses que migraram ao Brasil e a outros países.

Eu e a blogueira Karina Almeida, do Meu Japão, acompanhamos toda a movimentação. A jornalista fez uma matéria e entrevistou professores e alunos.

Segundo contou à Karina a professora de geografia e história Renata Saka, 29 anos, a idéia era atiçar a curiosidade dos alunos antes de ministrar uma aula sobre a história da imigração japonesa ao Brasil. A idéia parece que deu certo. César Fuji, 13 anos, ficou eufórico ao descobrir em meio às peças uma mala cujo destino final foi sua cidade natal: Paranaguá (PR). Ele queria era descobrir se o objeto que ele encontrou lá tem alguma ligação com a família dele. “Nunca falei sobre imigração em casa, mas eu quero perguntar para a minha mãe se aquela mala é da nossa família”.

 

 

Algumas coisas que foram notícias na comunidade nesta semana:

Novo consulado?

Se depender do governo de Shizuoka, o terceiro consulado-geral do Brasil vai existir no Japão e será instalado em Hamamatsu. O governador da província, Yoshinobu Ishikawa, oficializou dia 25 o apoio à campanha pela instalação do órgão na cidade. Prefeitos de cinco cidades (Hamamatsu, Fuji, Iwata, Fukuroi e Kosai ) engrossaram o coro. O documento foi entregue ao advogado Etsuo Ishikawa, presidente da Associação Brasileira de Hamamatsu, que deverá entregar a petição ao Ministério das Relações Exteriores do Brasil. Minha pergunta: que interesse podem ter os políticos locais com a instalação de um consulado por lá? Ajudar os brasileiros (que foi a justificativa) não cola. O governador disse ainda que era para promover o intercâmbio cultural. Para quem não sabe, a região é atendida pelo Consulado-Geral do Brasil em Nagóia, que fica a meia hora de trem-bala. Há outras províncias pleiteando o terceiro consulado no Japão: Osaka (50 minutos de trem-bala) e Hiroshima (2h20 de trem-bala). O número de beneficiados seria quase o mesmo se o órgão fosse instalado em qualquer um desses lugares.

 
Incêndio

Uma tragédia aconteceu em Kosai, na província de Shizuoka. Um senhor japonês e uma criança morreram carbonizados num incêndio que destruiu dez residências e que começou na casa de um brasileiro no dia 26. Renan Kauê de Jesus Hondo, 21, dormia com o filho de 4 anos, quando o fogo começou. O menino morreu e o pai está internado com queimaduras graves. Ainda não se sabe a causa do incêndio.

Postado por Ewerthon Tobace | 3 comentários

Comentários

  1. Claudia Yoscimoto @ 28 Mar, 2008 : 15:23
    Essas atividades culturais programadas pelas escolas brasileiras são muito bacanas e estimulam a garotada. Mas, o que me chamou a atenção mesmo foi a notícia do incêndio... Pôxa vida, foi bem no bairro em que eu morava... Que triste! Qualquer problema diante disso fica tão pequeno, que me levou a refletir sobre o significado das coisas todas, além do perigo constante de incêndios nos lares do Japão. Que esses pais sejam confortados para suportar essa terrível perda...

  2. Renato Siqueira @ 28 Mar, 2008 : 22:27
    Oi, Ewerthon! Obrigado pela resposta. Eu sempre ficava pensando nisso. Queria saber a dificuldade que tem um jornalista brasileiro no Japão para apurar uma coisa daquele tipo. Eu acho muito interessante o trabalho de comunicação que se faz no Japão para os brasileiros que moram aí. Imagino que não seja fácil. E ler os seus textos me faz entender um poquinho, como isso funciona. abs

  3. 留学生 @ 29 Mar, 2008 : 08:15
    Museu eh sempre interessante. Eu gostava quando era crianca. Mudando de assunto e pedindo desculpa pela intromissao, Ewerthon, mas eu vi a pergunta do Renato a respeito de como sao feitas as reportagens por brasileiros no Japao, la no post anterior. Eu tambem fiquei interessado e tambem gostaria de saber, pela sua optica pelo menos, como eh fazer isso. Voce poderia fazer, se nao for incomodo, um post ou mandar algo para meu e-mail sobre isso? Obrigado.

Comente




Este site se reserva ao direito de excluir, sem aviso prévio, comentários impertinentes ao tema proposto por este blog, spans ou mensagens ofensivas e de baixo calão.


Perfil

Ewerthon Tobace, jornalista, 31 anos. Um dia, meu avô resolveu enfrentar o desconhecido. Chegou ao Brasil de mala e cuia, sem falar a língua. Agora, faço o caminho inverso e, a cada dia, descubro os fascínios da ‘terra do sol nascente’. Moro no Japão desde 2001 e trabalho na mídia étnica com foco na comunidade brasileira.
 



Feeds

Os japoneses chegaram aqui há um século. Desde junho de 1908, muita coisa aconteceu. Ajude a resgatar essa memória.

Conte sua história em vídeos, fotos, áudios e texto Monte a árvore genealógica
de sua família




14 abr - 2 jul

Ciclo de cinema japonês
A vida dos samurais, suas aventuras e código e ética são tema do novo ciclo “Sempre Cinema”, da Fundação Japão.
Saiba mais

23 mai - 24 mai

Bazar do Bem
Mais de 30 expositores vendem produtos variados, de brinquedos a artesanato
Saiba mais

27 nov - 5 dez

Dança, música e canto
Espetáculo de bugaku hoe reúne manifestações culturais tradicionais do Japão, como o canto de monges budistas.
Saiba mais



 
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil

Sobre o Projeto | Cadastro | Fale Conosco | Divulgação |Termo de uso | Política de privacidade | Associação | Expediente Copyright © 2007/08/09 MHIJB - Todos os direitos reservados