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Pedacinho do Brasil »

 
15 Mar, 2008

Feira de alimentos

Começo o post pedindo desculpas à Gabi Yamaguchi, do blog Furikake, mas vou falar de comida.

Fui esta semana à Foodex (o nome é ingrato, eu sei, mas é uma corruptela de Food Exposition), a maior feira de alimentos da Ásia. O Brasil participa há um bom tempo do evento, mas este ano, por ser o do Centenário, o estande estava incrementado. Empresas dos mais variados ramos expuseram seus produtos aos japoneses. O objetivo, claro, é incrementar as exportações para o arquipélago.

Polpa de frutas, café, palmito, pimenta, frutas e uma grande variedade de produtos made in Brazil estavam lá expostos e à disposição do público para degustação. Chamou a atenção, minha pelo menos, dois produtos: molho de soja (shoyu) e shochu (um fermentado/destilado) feito de mandioca. O que eles tinham de especial? Bem, eram produtos brasileiros, claro. Mas eram produtos típicos japoneses feitos por descendentes no Brasil.

Na hora pensei: será que não é pretensão demais tentar colocar no mercado japones um produto que, aqui, tem de monte, a concorrência e variedade é grande, e o já tem um consumidor fiel? Bem, os empresários sabem da dificuldade. Mas querem tentar. A vantagem deles é ter no Japão uma grande comunidade brasileira, que é fiel aos produtos da terrinha, mesmo tendo similares no Japão. Conheci brasileiros que compram até produtos de limpeza, xampu, condicionador e, pasmem, palito de dente Gina!

Uma colega confessou que só usa detergente brasileiro. Meu Deus! Fiquei passado com aquilo que tinha acabado de ouvir, afinal acho o produto japonês muito melhor, sem contar que é mais barato. "É que faz muita espuma o japonês", justificou. Bem, cada um com seus gostos né?

Foi então que entendi a importância deste mercado brasileiro no Japão, principalmente para comidas. Como tem muita loja de produtos brasileiros espalhadas pelo país, isso acaba, de certa forma, divulgando os importados para os japoneses. Estes, acabam falando para vizinhos e parentes e, assim, a propaganda boca-a-boca, bem lentamente, vai ajudando os empresários brasileiros que querem exportar mais ao Japão.

Participar de feiras como a Foodex, claro, ajuda a divulgar mais rápido os produtos por aqui.

Em tempo: para quem não sabia, aqui no Japão você pode encontrar tudo o que tem num supermercado do Brasil. Quer dizer, quase tudo: fruta, por exemplo, só manga por enquanto.

Postado por Ewerthon Tobace | 8 comentários

Comentários

  1. Claudia Yoscimoto @ 15 Mar, 2008 : 15:19
    Olha Ewerthon, eu acho muita pretensão colocar shoyu pra vender competindo com o mercado japonês, porque quem já está aqui há um bom tempo deve ter acostumado, de certa forma, a consumir o produto local. Mas acho toda iniciativa válida... Agora, em relação aos produtos brasileiros, aqui em casa, por exemplo, não chegamos a usar o detergente, mas compramos sempre pão francês, carne e alguns temperos prontos ou biscoitos que dá saudade de comer. Realmente, para crescer mais, só falta os japoneses descobrirem nossos produtos.

  2. vergonha ser brasileiro @ 15 Mar, 2008 : 20:04
    vergonha ser brasileiro

  3. Thomas Suzuki @ 17 Mar, 2008 : 10:56
    Galera, galera... blogueiro, blogueiro... vamos aos fatos. A FOODEX é uma exposição da indústria alimentícia brasileira, sim. O público-alvo deles? Não são só os dekasegi... São os japoneses! O Japão importa 60% de todo alimento consumido no país. Hã??? Isso mesmo, o Japão produz menos da metade do que come! A China é o maior fornecedor de alimentos do Japão, por causa da proximidade geográfica, climática e cultural (mais ou menos, né?). Eu fui a uma reunião de preparação da FOODEX aqui no Brasil. Sem entender a dependência alimentar japonesa, alguns empresários foram mesmo vender abacaxi, banana e café, mas o Japão precisa urgentemente é de shoyu, furikake, mel, gohan... O Japão precisa de alimentos japoneses! Eles não querem comprar alimentos que comprometam seus hábitos alimentares, seu "folclore" culinário. O perigo de "destruição" da culinária japonesa é iminente! Não é preciso criar mercados, nem apostar no crescimento da demanda dos brasileiros no Japão; o mercado já está lá e já é dependente de fornecedores externos, é o próprio japonês que precisa mesmo importar mais da metade de tudo que come no dia a dia. O Ministério da Agricultura, Florestas e Pesca japonês preocupa-se muito com as mudanças de hábitos alimentares que estão acontecendo no Japão. Há estudos sobre os impactos dessas mudanças na saúde dos japoneses. O ministério promove programas de educação alimentar com o objetivo de reduzir a dependência a produtos estrangeiros e garantir a qualidade da alimentação e da saúde dos japoneses.

  4. 留学生 @ 17 Mar, 2008 : 14:07
    Concordo com o colega ai de cima. So nao estou certo quanto ao arroz. Pelo ultimo dado que eu tinha, pelo menos em arroz, o Japao eh auto-suficiente. Nao sabia tambem da preocupacao do governo do Japao em manter o habito alimentar da populacao, a despeito da necessidade de importacao, para evitar possiveis danos a saude. Porem, faz todo o sentido, pois o Japao ja teve em sua historia um episodio no qual o aumento abrupto de alimentos nao japoneses teve efeito negativo na saude da populacao. Logo depois da IIGG, houve uma invasao de produtos industrializados e os japoneses, isso ate hoje, nao sao muito de higiene oral. A comida japonesa nao eh muito cariogenica, entao, a falta de higiene oral nao representava um problema, mas quando a coisa vem para comida industrializada, a historia muda e o indice de caries no Japao acabou subindo muito. Logo, caso os japoneses nao queiram que algo do tipo se repita, soa logico que eles estejam buscando importar produtos tipicos japoneses, apesar de parecer ilogico.

  5. Karina Almeida @ 20 Mar, 2008 : 01:44
    o tema é comida, mas me lembrou outra coisa. outro dia estava tentando convencer a uma amiga a parar de usar xampu seda (ai se os comerciantes brasileiros souberem... me matam né!). eu falava pra ela: gente, estamos no japão! na terra da shiseido, chiquerésima e aqui é muito mais barato do que os produtos da seda, por exemplo. aliás, seda aqui é importado e shiseido é produto da casa né. enfim, desisti. ela disse que prefere seda e eu respeito. mas continuo comprando shiseido a doidado! sei que quando voltar pro brasil não vai ser tão fácil assim :P

  6. 留学生 @ 20 Mar, 2008 : 23:45
    Hahaha, interessante! Minha namorada tambem teima em usar produtos Seda so porque sao brasileiros e ela gosta de coisas do Brasil, mas ontem mesmo ela reclamou que o xampu Seda nao esta dando muito certo para o cabelo dela. Mas eh assim mesmo. Produtos brasileiros tem uma certa popularidade entre os japoneses, mesmo que a qualidade nao seja la essas coisa. Acredito que se a aumentarem a propaganda em torno desses produtos aqui, o Japao pode se tornar um mercado razoavel de produtos tipicamente brasleiros tambem.

  7. legal as materias @ 29 Jun, 2009 : 23:55
    se possivel poderia falar a respeito dos brasileiros empreendedores da regiao de gunma. no site http://casadecarnesarcoiris.webs.com o site da loja de gunma que tem muita historia para contar

  8. legal as materias @ 29 Jun, 2009 : 23:55
    se possivel poderia falar a respeito dos brasileiros empreendedores da regiao de gunma. no site http://casadecarnesarcoiris.webs.com o site da loja de gunma que tem muita historia para contar

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Perfil

Ewerthon Tobace, jornalista, 31 anos. Um dia, meu avô resolveu enfrentar o desconhecido. Chegou ao Brasil de mala e cuia, sem falar a língua. Agora, faço o caminho inverso e, a cada dia, descubro os fascínios da ‘terra do sol nascente’. Moro no Japão desde 2001 e trabalho na mídia étnica com foco na comunidade brasileira.
 



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