Olá, faça o Login ou Cadastre-se
Janela Dekassegui

  BlogsJanela Dekassegui › O sonho virou pesadelo


 

« Notícias policiais

Feira de alimentos »

 
6 Mar, 2008

O sonho virou pesadelo

Reprodução

“Quero abrir um negócio próprio.” Esta é a frase que mais se ouve entre os trabalhadores brasileiros que estão no Japão. A grande maioria ainda tem esse sonho, mas são poucos os que realmente o realizam.

Muitos destes com espírito empreendedor montaram sua empresa aqui mesmo no arquipélago. Alguns cresceram rápido. Outros ainda tocam sua lojinha e não vêem perspectiva de crescimento. Entre os grandes, um deles foi notícia em toda a mídia (japonesa e brasileira) na semana passada e nesta também. Edson Massatoshi Tamada, 35, tem hoje o terceiro maior débito da província de Shizuoka.

Proprietário do grupo IB Fox, formado por 17 empresas, Tamada quebra a cabeça para ver como vai pagar os 6,2 bilhões de ienes (nem sei fazer as contas de quanto é em reais. Alguém me ajuda?) que deve para cerca de 80 empresas. No dia 3 deste mês ele fez uma reunião com os credores e pediu paciência. Também prometeu apresentar um projeto de reestruturação até julho. Se a fórmula do saneamento financeiro caminhar bem, a devolução das dívidas pode demorar até 15 anos.

Na reunião, o empresário brasileiro, bem ao estilo japonês, pediu desculpas formais e explicou que as falhas na administração derivaram do excesso de investimentos, fora da original área de atuação (importação e fabricação de alimentos para os brasileiros) e da aplicação em setores de juros elevados. É claro, muitos japoneses, principalmente o Banco Shizuoka, manifestaram insegurança na capacidade do nikkei tirar os negócios da lama.

Bem, o grande impacto disto tudo é que muitos empresários brasileiros vão ser prejudicados a partir de agora. Afinal, depois de um rombo destes, quem é que vai querer fazer empréstimos altos para este tipo de negócios (voltado ao mercado brasileiro no Japão)?

 
Em tempo: para quem não conhece, o grupo IB Fox possui uma importadora de alimentos, uma distribuidora, uma fábrica de embutidos (eles embalam aqui a marca Cerati e fazem outros produtos, como salsichas e linguiças), academia, lojas de produtos etc.

Postado por Ewerthon Tobace | 92 comentários

Comentários

  1. Celina @ 7 Mar, 2008 : 00:34
    Boa noite Ewerthon! Essa dívida de bilhões de ienes tem tantos zeros à direita que fiquei atrapalhada. Tentei usar o conversor de moedas do Banco Central (http://www5.bcb.gov.br/?CONVMOEDA) e, aparentemente, a dívida vale um primeiro lugar no Big Brother Brasil: Um Milhão de Reais! Por favor, me corrijam se errei, se sobraram ou faltaram zeros na conversão! O que importa é que infelizmente esse rombo vai aumentar ainda mais a desconfiança dos investidores japoneses nos projetos dos empreendedores brasileiros.

  2. 留学生 @ 7 Mar, 2008 : 01:27
    R$101.411.742 eh a divida em Reais do senhor citado na reportagem, se o valor fornecido em Ienes estiver correto.

  3. Paulo (Plurality) @ 7 Mar, 2008 : 07:30
    Pois é. Com as linhas de crédito fechadas, vai ser um verdadeiro milagre essa reestruturação. Infelizmente, os pequenos e médios empresários sofrerão mais, principalmente os que têm pouco tempo de histórico contábil positivo e os que dependem de financiamento governamental.

  4. Marcio Miyagi @ 7 Mar, 2008 : 12:37
    Realmente esse fato ajuda a deteriorar ainda mais a jah arranhada imagem da comunidade brasileira. Ewerthon, a cada dia fico mais fa do seu blog. Parabens.

  5. Karina Almeida @ 8 Mar, 2008 : 09:28
    a fama da ibfox na comunidade brasileira daqui eh que a empresa cresceu tao rapido (foi um crescimento tremendo em pouquissimo tempo) porque recebia uma "ajudinha" da mafia japonesa. e dizem tambem que a mafia eh assim: injeta dinheiro enquanto precisa lava-lo, depois larga o dono la sozinho e eh aih que o negocio quebra... eu, sinceramente, nao tenho ideia se essa historia eh verdadeira ou nao. mas eh o que sempre ouvi por aqui.

  6. 留学生 @ 8 Mar, 2008 : 11:22
    Faz sentido, Karina.

  7. Kenji @ 8 Mar, 2008 : 12:39
    Putz! Mais um canarinho queimando o nosso filme! TENHA SANTA PACIÊNCIA!!!

  8. ricardo y @ 9 Mar, 2008 : 00:16
    Não estou por dentro do que aconteceu, mas acredito que o Sr Tamada, da empresa em questão, não seja um ignorante ou alguém que esteja querendo jogar lama na nossa imagem; muito pelo contrário. Morei um bom tempo em Hamamatsu e vi que nos beneficiamos muito da ambição de pessoas assim. No geral, as lojas brasileiras hoje não lembram mais os barracos de até uma década atrás - são limpas, bem iluminadas, organizadas, oferecem muito bons serviços e opções de empregos a inúmeros indivíduos com vontade de desenvolver o seu potencial e alimentar uma perspectiva além das linhas de produção. Não se abre mais uma portinha aqui com mil yenes, mas com milhões e milhões - à riscos proporcionais. O resultado disso é que hoje poucos brasileiros se atrevem a dizer que sentem saudades dos produtos da terrinha (Quem trabalha com histórias de brasileiros aqui sabe). Em várias cidades, acorda-se com uma xícara de café Pilão e um pão com Doriana ("com sal" ou "sem sal"). à noite, assistimos lançamentos em DVDs legendados em português, ligamos a tv para ver o Jornal Nacional ou lemos uma revista/jornal com os assuntos que nos interessam - em português, claro. Temos praticamente tudo e, de certa forma, vivemos ao mesmo tempo os dois países, em grande parte graças à pessoas como estas que sempre estiveram aí, dando a cara pra bater. Particularmente, não sinto a mínima vontade de dar o tapa. Valeu Ewerthon por trazer à nós mais este importantíssimo tópico. Abs saudosos.

  9. 留学生 @ 9 Mar, 2008 : 00:39
    Impressionante!! Quao benevolente sao essas pessoas, nao? Claro que eles abriram seus negocios no Japao com o intuito de ajudar e nao de ter lucro, talvez seja por isso que alguns quebrem. Imaginem quantos cafes Pilao e Dorianas (com sal e sem sal) nao foram doadas ou vendidas abaixo do preco de mercado pelo bem estar dos brasileiros, nao eh mesmo?

  10. ricardo y @ 9 Mar, 2008 : 01:21
    Caro senhor Estudante, tudo tem um benefício, um preço e uma concorrência. Se uma pessoa deseja comprar, é feio vender? Cada um sabe de si e da sua contribuição. E quanto à idealismos, que tenham fundamento e sejam para melhorar, porque de ladainha "intelectual" o mundo já está bem servido. Estudar é essiencial e o estudante deve ser muito respeitado e incentivado. Mas cá entre nós, estudar por si só não leva à nada porque para que as coisas aconteçam, é preciso também ir à prática. p.s. Em benefíco à seriedade do blog, é a última vez que me refiro aqui ao senhor Estudante acima.

  11. 留学生 @ 9 Mar, 2008 : 01:31
    Nao entendi mutio bem qual foi seu ponto aqui, mas eh melhor parar por ai mesmo, senao vao acabar seus argumentos e ai voce vai ter de apelar. Gostaria de parabeniza-lo pelo seu sentido agucado de auto-critica em "...ladainha "intelectual" o mundo já está bem servido..." xD

  12. jp @ 9 Mar, 2008 : 02:45
    Já não tem mais "graça" sua participação neste blog sr. estudante.

  13. Claudia Yoscimoto @ 9 Mar, 2008 : 22:21
    Não sei o que aconteceu neste caso, mas certamente houve falta de planejamento e má administração, independente de quaisquer outros fatores. De qualquer modo, a impressão que tenho hoje é de que está cada vez mais difícil para o dekassegui saber o que fazer, pois se até aqui as coisas não estão fáceis, imagine no Brasil... A diferença é que aqui pelo menos tem emprego e as pessoas podem viver com dignidade. Com muito esforço ainda dá para ajuntar um pouco, mas não chega nem perto do que era anos atrás (embora eu não tenha vivenciado essa época).

  14. Tokyo Insider @ 10 Mar, 2008 : 06:19
    Essa conversa de que o Sr.Tamada iria quebrar já estava rolando no meio empresarial há uns 5 anos. Finalmente aconteceu o previsto. Muitos diziam "sugoi, sugoi!" ao "império" construído pelo cidadão em questão. Mas, convenhamos, com grana fácil na mão, qualquer um conseguiria fazer o que ele fez. Agora, pouquíssimos conseguiriam manter o que foi feito sem injeção de grana. A máscara caiu e, também, o "império". É o que é...

  15. Emerson Medina @ 10 Mar, 2008 : 19:31
    Um site de notícias que não sei se posso divulgar o nome está com uma séria de matérias sobre como os dekasseguis estão preferindo guardar parte da renda em uma conta no Brasil e como isso acaba resultando em uma poupança para investimentos futuros no nosso País. Também existem os bons cases de uso consciente do dinheiro ganho no Japão.

  16. Afi @ 10 Mar, 2008 : 19:37
    Post polémico é sempre interessante.

  17. Analista de Credito @ 12 Mar, 2008 : 11:23
    Não sei se no Japão, os bancos e agências de fomento à indústria e comércio fazem discriminação por origem. Aqui no Brasil, considerar a nacionalidade ou a ascendência do investidor na hora de ceder crédito é crime de RACISMO. Por exemplo, nenhum banco pode emprestar mais dinheiro a um negro ou nordestino por serem considerados bons pagadores, assim como não pode negar crédito a um judeu ou a um japonês, entenderam? Banco empresta dinheiro pra quem oferece garantias (imóveis e outros ativos) e apresenta um bom planejamento de negócios. * * * Esse caso não parece ter sido o caso de um player ingênuo que foi surpreendido pela concorrência ou pela instabilidade de mercados. Seja no Japão ou no Brasil, empresários perdulários quebram e eu não tenho dó deles e nem dos bancos credores (que calculam os riscos e se protegem). E esses ganaciosos empresários nunca saem desamparados, eles não são presos e eles geralmente voltam aos negócios depois de uns anos. Sofrem muito mais os empregados e os pequenos credores.

  18. Thomas Suzuki @ 12 Mar, 2008 : 11:27
    Novamente... pra que generalizar o lado ruim dos brasileiros no Japão? Eu sou mais o Miyagi-san! Pequeno-GRANDE empreendedor brasileiro, ético e dedicado. Miyagi-san pra "Empresário do Ano"!!! Gambare!

  19. Tokyo Insider @ 12 Mar, 2008 : 21:47
    O Sr. Tamada nunca se preocupou em sanar suas dívidas. SEMPRE ele se utilizou de recursos de terceiros para investir em sua fábricas. Demorou quase 1 ano para que eu recebesse 200.000 ienes. Outro importador demorou 5 anos para receber 10 milhoes de ienes...e assim ia. Enquanto seu grupo afundava em dívidas, ele estava mais preocupado em tirar brevê para pilotar avião, em Tokyo.

  20. 留学生 @ 14 Mar, 2008 : 00:39
    O que eh isso!? Que pessoal mais severo! Por que criticam assim o Sr. Tamada? Ja nao leram que eh gracas a empreendedores como ele que ha brasileiros que tomam Cafe Pilao e comem Doriana com sal ou sem sal todas as manhas aqui no Japao? Nao sabem que eh gracas a empreendedores benevolentes como ele que ha brasileiros que podem ler noticias que lhes interessam e em portugues, claro. Sim, pois o que acontece a suas voltas no Japao e esta escrito em japones, nao deve de interessar. Gracas a homens como o Sr. Tamada, alguns conterraneos podem viver comodamente dentro de uma bolha brasileira no Japao e, ao mesmo tempo, terem a ilusao de viverem dois paises. Nao sejam tao severos com homens dessa sorte. Homens que, logicamente, nao pensaram em apenas atender a demanda de um publico com poder de compra elevado. Pensaram, sem duvida, no bem estar dos patricios. Se houvesse uma comunidade brasileira tao grande assim na Somalia ou no Haiti, sem duvida, homens como ele ja teriam levado os produtos da nossa terrinha para la, nao importando a situacao economica deficitaria por la. Se quebrar, quebrou. Pelo bem estar dos patricios, quebra-se ate mesmo em um pais desenvolvido, nao eh mesmo? Voces sao muito maldosos. Nao merecem homens bons como esse.

  21. Fabio @ 2 Mai, 2008 : 00:55
    Preciso concordar com esse último comentário. Realmente, precisamos entender que no caso da IBFox, foi a má administração e sabe sei lá eu, que mais que os levou à atual situação. Infelzimente, negócios sempre foram assim. Quem não está preparado, dança. E a história da IBFox é muito maior do que sabemos e um dia saberemos, tem muito mais ogro do que princesa aí. Abram os olhos antes de investir em projetos milionários! Trabalho diretamente ligado a esse comércio e todos estão, assim como acontece em qualquer lugar do mundo, sobreviver num mercado restrito e preconceituoso, que é o japonês.

  22. Réporter de Barretos @ 7 Jul, 2008 : 21:31
    Karina, o seu post acusando o Tamada de ser parte da ¨mãfia¨ foi de uma levianidade perigosa. Eu acompanho a trajetória do Edson Masatoshi Tamada desde 1993 quando ele era açougueiro em um supermercado chamado 777 que ficava em Sanarudai. Ele teve os seus méritos, e com a cara e a coragem conseguiu que sua firma atingisse o sucesso em pouco tempo. O problema do Tamada foi o de confiar em pessoas que não valem nenhum iene furado. Brasileiros arrogantes que não tinham nada e que levaram ele para o buraco. Uma empresa é feita de gente, e se a qualidade dessa gente, principalmente os executivos , for baixa, o resultado só pode ser o fracasso. Logo teremos novidade nesse caso da IBFOX

  23. Conhecimento de causa @ 14 Jul, 2008 : 12:08
    O Sr Tamada era uma pessoa comum até que a ganância tomou conta dele. Conheço vários comerciantes do Japão que foram ludibriados por ele com propostas de compra de suas lojas e não receberam o pagamento e também por concorrência desleal pois com o seu maqueado "poder financeiro", fazia de tudo para quebrar quem atrapalhava o seu caminho . Pessoas que trabalham com sacrifício, organização e responsabilidade continuam com seus negócios a anos, trazendo para nós dekasseguis os nossos "cafés Pilão" e margarina Doriana matinais. Essas pessoas sim é que devem ser valorizadas e não esses gananciosos que pensam apenas em sí próprios, não imaginando que suas atitudes irresponsáveis podem comprometer a imagem de toda uma comunidade que batalha com seriedade e responsabilidade.

  24. scoobdoo @ 16 Ago, 2008 : 19:56
    esse cara come frango e arrota perú...

  25. ASPONE @ 20 Ago, 2008 : 23:52
    o que eu ouvi é que ele entupia as lojas de pilão e doriana e punha um salame no meio.ele até montou um atacadão para quebrar o melhor cliente dele pra depois comprar sua loja baratinho.esse negócio de fechar o mercado não tá certo, afinal o sol nasceu pra todos.eu acho que a ganância falou mais alto e só deu conta que estava fazendo concorrencia a si próprio quando os bancos lhe cortaram os empréstimos. agora os brasileiros fikam se pilão e doriana, sobrando só o salame.

  26. Descompromissado @ 16 Set, 2008 : 23:15
    Que horas são?!

  27. Fudidao @ 1 Jan, 2009 : 11:17
    Achei pouco todo o ocorrido! Para começar, este Edson Tamada é um tremendo vigarista, além de mentiroso e ladrão. Transava com todas as funcionarias, se exibia com carro importado, fazia propaganda de sua casa, seu barco etc, porém andava com meias furadas, terno de 10 mil yenês e gravata do 100 yen shopp!!!Sem possuir nenhuma estrutura escolar, morava numa chácara no Brasil, usou de má fé com muitas pessoas, ele não tem amigos, poís os poucos que possuia eles farão avalistas de inumeros emprestimos bancarios e hojê estão sem nada. É uma pena que exista pessoas deste tipo ou nivel, ajudando a estragar por vez a imagem de nós, Brasileiros.

  28. Fudidao @ 1 Jan, 2009 : 11:31
    ao sr reporter de barretos, cara a empresa faliu, por culpa da presidência. O tamada nunca confiou em nenhum funcionário e era ele que sempre dava o sim ou não em tudo! ele comandava a todos, via neguinho roubando, construindo casa etc, mas não dizia nada, pois tinha o rabo preso!!!ele tbm fazia o mesmo. como que uma pessoa do nivél dele, consegue administrar algo? eu conheci a peça, conhecia muitos gerentes e diretores, todos sem condiçoes de assumirem cargos! parecia uma piada! este cara deveria pegar prisão perpetua, pois é um criminoso.

  29. Ex Diretor IbFox @ 2 Jan, 2009 : 00:13
    rsrsrs só poderia acabar assim, era uma folia geral, o Tamada não houvia nenhum conselho e confiante de sua lábia, achava que sempre enganaria os Japôneses, o dinheiro da empresa girava entre as lojas, sendo que não entrava dinheiro de fora!! Já viram isto? Ele não confiava em ninguém, pois pessoas de má fé são assim! Humilhava os pequenos concorrentes e hojê está pastando......rsrsrs ele tem muita grana guardada e só está esperando a chance de fugir, aposto! Canalha, merecia um tiro de cal 12 na cara.

  30. ex-funcionaria @ 2 Jan, 2009 : 01:01
    Acho um abuso quando alguem que nem esta por dentro do assunto defender esse mal caracter. Ele abusou da boa fe e confiança dos japoneses, e simplesmente foi emprestando dinheiro de todos os bancos que teve direito mesmo sabendo que que tudo isso aconteceria. O que ele sempre desejou foi poder e fama nao se importando com nada do que acontecesse aos outros, que na verdade ficaram tambem ao lado dele apenas para desfrutar um pouco da mamata. Gente sem escrúpulos assim como ele, que matam ate a mãe por um pouquinho de fama uma mirralha de dinheiro (mesmo que seja sujo). Se era o que ele queria, ficará na história, mas será como vigarista. Rs

  31. Ludmila @ 2 Jan, 2009 : 01:04
    Que Máfia! Isso é so uma desculpa! Ele nunca teve apoio de mafiosos, porque ja sabiam que ele era mau carater.

  32. Fudidao @ 2 Jan, 2009 : 07:55
    留学生,san Voçe deveria ser uns dos pilantras da equipe do Tamada! Cara, crie vergonha na cara e se for por margarina com sal e etc, o Takara mesmo sendo um grupo japones, vendem este e outros varios deliciosos produtos brasileiros, bem mais baratos que vendia a ibfossa, rsrs e tão pouco não sairam em jornais por abuso, falsidade ou falencia!!!O sr, deveria voltar a plantar arroz na yama onde nasceu e recomeçar a estudar no shougaku no periodo noturno!!!!rsrsrs OTARIO

  33. Simone @ 2 Jan, 2009 : 08:03
    sou ex funcionaria e ex amante do Tamada. Dei mesmo, alias dei pra todos os diretores, até pro Yudi que era gay!!!! Aproveitamos a fulia, ganhamos dinheiro e fodemos diversos funcionarios mais inteligentes que nóis!!!!Sou burra, nasci em porto alegre e perdi a virgindade com 11 anos, e dai? Dou mesmo, só sei fazer isso! sou casada com um japa broxa, por isso...... agora que o tamada perdeu tudo, quero que ele se foda e volte a dar o cú como fazia antes!!!!rsrsrsrsrs bay

  34. Yudi :Santos @ 2 Jan, 2009 : 08:09
    Acho que falar da Ib, tudo bem, porém sobre minha sexualidade acho sacanagem! Sou feliz assim e não devo mais nada a ninguém. Hojê vivo aqui em Santos com meu noivo e só quero ser feliz. Beijos Ta e todos meus entes queridos.

  35. Cí,zoinho @ 5 Jan, 2009 : 11:05
    tem que si fuder.

  36. Piti @ 21 Jan, 2009 : 16:56
    Vale comentar que o presidente apresentou um projeto de pagamento aos credores e também o plano de ação e trabalho detalhado que foi aprovado pelo juiz. O administrador também pode ser nomeado pelo juiz, que manteve o atual presidente brasileiro em questão. Embora O Sr. Tamada tenha assumido total responsabilidade pela má admistração convenhamos que para uma empresa chegar ao faturamento acima de 5 bilhões em um ano não foi com um presidente leigo e muito menos sem um número relevante de admistradores com autonomia dentro da empresa. Pessoas sempre foi o fator mais complicado porém indispensável. Aguardo novidades sobre a recuparação desta empresa. É uma forma de apredizagem para os meros espectadores como eu!

  37. petra_petra@12.com @ 24 Jan, 2009 : 15:02
    Não sabia que o Yudi era Gay.... estou pasmo!!!!

  38. petra_petra@12.com @ 25 Jan, 2009 : 14:46
    Yudi , vc pode me explicar o pq fica me paquerando??? Isso é ridiculo meu....,pensei que fosse um homem sério e íntegro , a verdade sempre aparece mais cedo ou mais tarde... que pena!!! agora entendo o porque de voce se esconder em SP.

  39. Sandra @ 1 Fev, 2009 : 00:32
    Amigos O que aconteceu foi resultado de ignorância arrogância e falta de humildade de alguns e por várias vezes presenciei cenas de arrogância por parte de próprios funcionários das lojas da rede kioski e restaurantes q sentiam superiores por estarem trabalhando num cenário fora das fábricas.Presenciei comentários de diretores q se auto consideravam executivos empresários,comentários estes de humilhação a classe operária.Pergunto qual empresa com funcionários diretores com estes pensamentos conseguem caminhar para o sucesso........

  40. Sandra @ 1 Fev, 2009 : 00:46
    Outra questão Muitos criam titulos acadêmicos ou formação técnica no Br e atuam no Japão,mas vale lembrar q é necessário a equivalência de titulos no Jp.É crime previsto por lei atuar sem esta equivalência.Fiquem atentos a esteticistas,advogados.

  41. Sandra @ 1 Fev, 2009 : 00:54
    Para Simone........ PROCURE SER FELIZ,NINGUÉM É MAIS OU MENOS INTELIGENTE Q VC,E PIOR SENTIMENTO DO SER HUMANO É O DE INVEJA E VINGANÇA.BEIJINHOS

  42. Rita- São Paulo-Brasil @ 21 Fev, 2009 : 22:49
    Não podemos julgar ninguém. Se aconteceu desta empresa quebrar, fazer o q? Aqui tb está muita gente fechando seu negócio e também estão todos endividados. O mundo está assim , no geral. Devemos apoiar estas pessoas e não condená-las...

  43. ex funcionário da ibfox @ 28 Fev, 2009 : 00:21
    Sinceramente quem trabalhou na IBFOX, sabe q td lá era errado, um bando de gente q puxava o saco do Tamada e um bando de funcionário q roubava o Tamada,um querendo ferrar o outro, e o Tamada se escondia no Yugi, pq ele q mandava o Yugi ferrar os outros e ele o Yugi se passava como o RUIM.Na verdade ninguém gosta do Tamada e c razão, ele é ambicioso e c certeza td q ele fez c os outros e td de errado q ele fez vai um dia acertar as contas c Deus, por isso tds q foram injustiçados pelo SR TAMADA pode ter certeza q ele vai ter o dele...

  44. petra @ 28 Fev, 2009 : 17:21
    acredito q yudi e tamada eram amantes viviam se fd...

  45. akemi @ 8 Mar, 2009 : 00:40
    Realmente oq o ex funcionario da IB FOX acima tem razão,em tempos dourados da IB FOX,muitos roubaram o Tamada e muitos fingiam ser amigo do YUGI mas por trás estavam preparando para dar o bote.AMigos q bebiam com ele,frequentava o mesmo circulo falavam mal tinha pena do YUGI pois até a namorada dele na época falava mal dele e deve ter arrancado muito din din dele.MAs tudo tem seu preço e acredito na justica divina os q foram prejudicados sobresairam.........

  46. ex funcionaria @ 12 Mar, 2009 : 20:56
    Acredito na versão de que Yugi e Tamada, jogaram juntos ... pois a sujeira vem dos dois.... para eles terminará em PIZZA e para nos o que restará?????

  47. ex funcionaria @ 18 Mar, 2009 : 09:07
    Concordo q o Yugi e Tamada jogaram juntos mas infelizmente "eles" foram enganados pelos próprios amigos Ricardo e Tanaka.A esposa do Tanaka ate hj ilude as pessoas ela não tem permissao para atuar no Nihon ela carregada nas costa o crime de falsidade ideologica crime previsto por lei.

  48. Mama @ 30 Mar, 2009 : 07:41
    nossa qta coisa.... conheci essas pessoas e jamais imaginei que tivesse essa fama no japão. Sempre adimirei o Tamada por sua coragem e determinação; entendo que pessoas ao redor daqueles que querem vencer, acabam se machucando. já que essa é uma caractersitica do ser humano, buscar suas conquistas sem se importar com os que estão ao seu redor...Cristo não é assim, ele se importou naquela cruz quando disse ao ladrão que o encontraria e que ele seria salvo. Jesus ama e se importa com o próximo e nós? quanto nos importamos com o próximo??

  49. ex namorada @ 1 Abr, 2009 : 11:16
    Eh,como dormir com o inimigo!!Casa,carros,restaurantes caros,muitas mulheres amantes arrogancia e ainda descobrir depois que era gay,e ladrao como os politicos eh o fim! Sofri na epoca q terminamos mas foi coisa de Deus porque hj sou feliz feliz tenho uma familia.

  50. ex-funcionário @ 4 Mai, 2009 : 19:47
    esse depoimento de 01/04/09 é da Tati? será!!! linda mulher

  51. ao ex funcionário... @ 15 Mai, 2009 : 21:02
    Obrigada!!!

  52. presenciei td.... @ 21 Mai, 2009 : 16:24
    Conheci todos os envolvidos e sei os motivos dessa bagunca... Tamada sam assim como todos tem seus defeitos e qualidades. Ainda hoje, depis de tudo a IBF esta conseguindo, mesmo que aos poucos se reerguer. Uma coisa há de se convir... esse cara é duro na queda! Independente de qualquer coisa, torço muito para que esse episodio realmente sirva de lição para que esses erros não se repitam, e que um dia a IBF seja motivo de orgulho de todos os dekasseguis.

  53. Cris @ 29 Mai, 2009 : 18:32
    Nossa, não sabia q a coisa estava preta para o lado do Edson, nem sabia que ele tinha essa fama toda no Japão..rsrsrs ( e k fama!!! )fui ex-namorada dele no Brasil, quando ele era peixeiro...!! Ele deve ter mudado muito mesmo. Alguém tem o e-mail dele???

  54. ex EX namorada Yudi@santos @ 25 Jun, 2009 : 00:52
    QUE HORROR!!!!! O QUE ELE FAZ DA VIDA AGORA ALGUEM SABE NE DIZR???? SERA QUE VIVE AS CUSTAS DO NOIVO EM SANTOS????

  55. ex ex namorada @ 26 Jun, 2009 : 15:42
    vc tbm foi ex dele?Bem ativo este ser ne? Eu tbm fiz parte deste rol.....snifff que decepcao a minha após ler tudo isto....ficou apenas decepcao...

  56. Cristiane @ 29 Jun, 2009 : 10:30
    O recado “Cris” de 29 de maio não foi eu quem o escreveu. Realmente fui namorada do Edson mais a minha história com ele já passou. Hoje sou muito bem casada e feliz com a família que tenho. Recentemente, através de uma pessoa, fiquei sabendo da existência desse site que não me agradou muito. Abraços.

  57. ex Ex namorada Yudi@santos @ 30 Jun, 2009 : 09:16
    Pois é verdade, a bem pouco tempo estava sim namorando com ele, foi quando descobri este site e logo veio a tempestade... achei ele um pouco estranho no começo ... agora so o vejo junto com um mocinho .. e pra variar jogando bola..... muito estranho.... Nao sentirei raiva dele nao ,pois desta vida nao se leva nada..... Nao foi certo mentir para as pessoas principalmente para os amigos agora vive triste , calado , cabeça baixa e falido

  58. ex ex ex @ 3 Jul, 2009 : 13:38
    Nossa verdade esta historia do Yudi?......q decepcao.......sniff

  59. xxxxxxxxxxxx friend @ 6 Jul, 2009 : 04:54
    O Yudi era tao mulherengo nem dá para acreditar,tá tudo perdido mesmo só pela misericordiaaaa.......

  60. Ki @ 8 Jul, 2009 : 10:23
    é tudo mentira...

  61. ex ex ex @ 9 Jul, 2009 : 01:40
    Como pode ser mentira se ele mesmo diz que eh!!!!! Gayyyyyyy ....( ser gay é uma coisa mas ser sem carater e outra coisa !!!

  62. amiga @ 14 Jul, 2009 : 11:54
    O Yudi não é esse monstro não!! As pessoas q escreveram seus depoimentos não o conheceram.......Nem mesmo as exs namoradas acima. E por fim,Quem somos nos para julgar as pessoas?

  63. amigo@amigo??? @ 16 Jul, 2009 : 00:36
    Yudi :Santos @ 2 Jan, 2009 : 08:09 Acho que falar da Ib, tudo bem, porém sobre minha sexualidade acho sacanagem! Sou feliz assim e não devo mais nada a ninguém. Hojê vivo aqui em Santos com meu noivo e só quero ser feliz. Beijos Ta e todos meus entes queridos. Fala dele?????

  64. amiga @ 16 Jul, 2009 : 09:17
    acho q nao foi q escreveu deve ser alguém querendo difama-lo.

  65. amiga @ 16 Jul, 2009 : 09:52
    E só pessoas q o conhecem sabem q ele não é deste nível baixo q as pessoas aqui tanto falam.E a ex namoradas deveriam se envergonhar de falar dos exs mas isto mostra o nível das mesmas!

  66. amigo@amigo.com @ 20 Jul, 2009 : 06:28
    Poxa!!!! não se tem mais o que falar ????? Deixem o cara .. Cada um no seu quadrado ... deixem ele ser gay.. a vontade ninguem tira.... Alguma noticia mais interessante para se ler neste blog????? Pensei que fossem mais inteligentes....

  67. amiga @ 23 Jul, 2009 : 11:08
    concordo com vc......álias a Ib fox continua com seus trabalhos até hj.....

  68. amigo@amiga @ 29 Jul, 2009 : 09:16
    Essas ex do Yudi são todas idiotas, não tem + o que falar não?? esse blog deveria sair o ar. Não tem nada construtivo. Todas foram chutadas por ele e aposto que queria voltar a dar pra ele..kkkkkkkk, aí como ele não quer mais, elas ficam falando que ele é gay. Meninas, vão caçar o que fazer né!!!! O foco desse blog é a empresa IBFOX.

  69. amiga @ 30 Jul, 2009 : 02:14
    Bom,eu adorei trabalhar na IB FOx.Fiquei triste qdo soube da falência,e problemas q estavam enfrentando mas faz parte né?MAs com certeza a empresa voltará a funcionar equem sabe um dia possa voltar a trabalhar lá rs!!!Gostaria de encontrar amigos e fiz por lá!E pena q este blog virou uma zona de ex ex exs e baixarias improdutivas.Amigos da IB Fox até qquer hora!

  70. ex funcionario@ib @ 30 Jul, 2009 : 14:42
    Quanta lamera..... que bela amiga rsrsrs ...defensora dos imortais.... ninguem levou chute dele não... ele foi chutado ... inclusive pelos seus queridos ... linda!!!!!

  71. amiga @ 30 Jul, 2009 : 23:01
    Tadinho dele,foi traido pelos¨amigos.Vê que a inveja mata,LINDINHO!

  72. amigassss@ @ 18 Ago, 2009 : 15:07
    Uehhh acabou a novelinha?????? quero ler mais ... rsrsrsrs

  73. ex funcionario @ 22 Ago, 2009 : 22:06
    Eu tbm queria ler mais hehehehe,quero saber se ele é o não é gay!O que eu conheci era chegado em carne nova kkkkkk.O coroa vivia com meninhas novinhas( eram doidinhas por ele por causa do Aristo e da posição q ocupava)e depois q faliu até elas viraram contra ele dizendo que era gay gay hahahaha.Ninguem presta nesta vida.

  74. eu sei... @ 21 Set, 2009 : 07:54
    O nepotismo comia solto na Ibfox, a comecar pelo Tamada que colocou a familia inteira para trabalhar la, esposa, irmãs, sogro, sogra, se bobear ate os labradores dele recebiam salario... Os sócios diretores tbm, cada um dos socios colocou a familia inteira para trabalhar, Nakamoto, Matoba, Takahashi, O Yugi era não tinha familia, mas tinha o filho Ricardo que foi mandado embora pq bateu no muro do Marcelo, outro que a familia inteira tbm trabalhava la, irmão, esposa, primo, cunhada e se bobear os cachorros tbm deviam fazer parte do quadro de funcionarios... Uma cena que lembro bem era os funcionários sem receber salario e um carregamento de aparelhos de academia que valia milhões sendo descarregado na logistica para ir direto para a academia particular do Tamada... Imaginem a motivação dos funcionários... E Isso é só o começo...

  75. Reporter de Barretos @ 24 Set, 2009 : 20:53
    Não se tem mais noticias da IBOFOX Com essa crise , lojas de produtos brasileiros fechando, como anda os pagamentos da divida que ele negociou. Algo me diz que logo a IBFOX vai direto pra falencia.

  76. ex func. @ 30 Set, 2009 : 10:31
    porque não mudam de assunto heim??? sempre a mesma coisa Ladrão Gay dividas crises alegoricos demais voces...

  77. ex.funcion. @ 30 Set, 2009 : 23:54
    Gente td q falam mal a respeito do Tamada é verdade, sei pq sou muito próximo dele e ele ferrou até gente da família q trabalhou p ele,vi ele mandar o Yudi prejudicar muitas pessoas td a mando do Tubarão Sr. Tamada...Infelizmente q Deus tenha piedade dele qdo tiver q acertar as contas c o Todo Poderoso(DEUS) lá em cima...

  78. ex @ 1 Out, 2009 : 23:06
    Yudí é um sem consciência tbm,prejudicar as pessoas não é merito de ninguém

  79. ex func @ 6 Out, 2009 : 16:32
    Alguém sabe mais barbaridade do Tamada ( o todo poderosokkk )? Queria saber + coisas sobre ele. Ele está ficando pobre? ou ele está conseguindo pagar as dívidas.... já fechou alguma loja? Quantas amantes ele tem? Onde fica a mulher dele nessa história?

  80. amiga @ 12 Out, 2009 : 22:16
    Curioso vc hein?Não tem nada para se preocupar na vida?? rs

  81. kely cristina @ japa @ 19 Out, 2009 : 18:47
    oieeee.... gostaria de saber mais sobre o paradeiro de yugi oda... alguem sabe me dizer? eh muito importante

  82. fabiola @ 21 Out, 2009 : 22:00
    alguem sabe me dizer onde anda o Edson Tamada?

  83. amiga @ 13 Nov, 2009 : 22:53
    o yugi é tudo isso ai?

  84. Kely cristina@japa @ 17 Nov, 2009 : 15:37
    Tbm fiquei perplexa!!! acho que as pessoas tem muita inveja dele mesmo ... deixem o rapaz viver em paz. Se fossem amigo dele de verdade não estariam procurando tanto assim por ele . Cortem os galhos desta arvore pelo amor de Deus.Natal esta chegando é tempo de prosperar... de alegria...de renovação...Desejar o mal só traz agonia ...CHEGA!!!!!!!!!

  85. fabiola @ 18 Nov, 2009 : 12:13
    alguem sabe me dizer onde anda o Edson Tamada?

  86. amiga @ 23 Nov, 2009 : 22:56
    O Tamada deve estar no Japao em Hamamatsu

  87. kely cristina@japa @ 17 Jan, 2010 : 16:07
    Ola pessoal alguma novidade... este blog esta parado pq?

  88. arlindoacougueiro @ 25 Ago, 2010 : 09:06
    lembro uma vez que o senhor sakai maruki,foi ate a I.B so pra copiar todo e conseguiu,o japones hj faz ate salsicha com sabor brasileiro rsss..

  89. arlindoacougueiro @ 25 Ago, 2010 : 09:21
    O TODO PODEROSO VAI SIM LEVANTAR SUA EMPRESA,SO QUE PELOS CALCULOS TERA QUE TER UMA VENDA DIARIA DE APROXIMADAMENTE 3.000.000 YENES DIARIA,PARA PAGAR TUDO EM QUINZE ANOS,ISSO SEM LUCROS NAS VENDAS,NAO SEI A PORCENTAGEM DE LUCROS DELE,E SO ACRESCENTAR,VAMOS FAZER ESSE BLOG TRANSFORMAR EM ALGO CONSTRUTIVO,VAMOS AJUDAR O HOMEM GENTE!!!!!!!!ASSIM NAO VAI FALTAR PAO E MARGARINA PARA MEUS AMIGOS,MAS POR FAVOR SENHOR ADMINISTRADOR,NAO DEIXE NINGUEM TE COPIAR,SR MARUKI DA GARGALHADAS ATE HOJE ,QUANDO CONHECEU SUA FABRICA....ZANEN NEH!!!!!

  90. ARLINDOACOGUEIRO @ 25 Ago, 2010 : 09:24
    EWERThON GOSTO DO SEU TRABALHO COM A COMUNIDADE BRASILEIRA VC ESTA DE PARABENS!!!!!!!!A NOSSA GALERA DE HAMA TE CURTI.

  91. pepe @ 26 Ago, 2010 : 19:20
    como que eh a estoria o acogueiro,ta dizendo que o Tamada deixou um japa copiar sua fabrica!!!?isso eh conversa fiada!!!!Ele sabe muito bem quem entra e quem sai de la,as coisas nao sao assim como pensam.

  92. aaa @ 16 Out, 2010 : 04:19
    mas sera q a mulher do tamada nao sabe das amantes?? ele tem tantas assim?

Comente




Este site se reserva ao direito de excluir, sem aviso prévio, comentários impertinentes ao tema proposto por este blog, spans ou mensagens ofensivas e de baixo calão.


Perfil

Ewerthon Tobace, jornalista, 31 anos. Um dia, meu avô resolveu enfrentar o desconhecido. Chegou ao Brasil de mala e cuia, sem falar a língua. Agora, faço o caminho inverso e, a cada dia, descubro os fascínios da ‘terra do sol nascente’. Moro no Japão desde 2001 e trabalho na mídia étnica com foco na comunidade brasileira.
 



Feeds

Os japoneses chegaram aqui há um século. Desde junho de 1908, muita coisa aconteceu. Ajude a resgatar essa memória.

Conte sua história em vídeos, fotos, áudios e texto Monte a árvore genealógica
de sua família




14 abr - 2 jul

Ciclo de cinema japonês
A vida dos samurais, suas aventuras e código e ética são tema do novo ciclo “Sempre Cinema”, da Fundação Japão.
Saiba mais

23 mai - 24 mai

Bazar do Bem
Mais de 30 expositores vendem produtos variados, de brinquedos a artesanato
Saiba mais

27 nov - 5 dez

Dança, música e canto
Espetáculo de bugaku hoe reúne manifestações culturais tradicionais do Japão, como o canto de monges budistas.
Saiba mais



 
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil

Sobre o Projeto | Cadastro | Fale Conosco | Divulgação |Termo de uso | Política de privacidade | Associação | Expediente Copyright © 2007/08/09 MHIJB - Todos os direitos reservados