Olá, faça o Login ou Cadastre-se
Janela Dekassegui

  BlogsJanela Dekassegui › Notícias policiais


 

« Concurso de miss

O sonho virou pesadelo »

 
5 Mar, 2008

Notícias policiais

Reprodução

Não tem jeito. Vira e mexe sai na imprensa japonesa (e também brasileira) algum caso de conterrâneos que aprontaram alguma coisa por aqui. Tenho a impressão que já foi pior. Teve época que era anunciado quase todo dia a prisão de algum dekassegui.

Ontem, dia 4, o jornal Yomiuri soltou uma nota sobre a prisão de duas brasileiras na província de Mie. O crime: elas foram descobertas quando tentavam furtar objetos de um supermercado na cidade de Tsu. Elas correram para o carro que estava no estacionamento. Uma delas foi detida por funcionários, mas a outra conseguiu subir no veículo. Só que, na tentativa de fuga, um idoso japonês (Michio Tanabe, 78 anos) tentou impedi-la. 

Parece que foi assim: ele se agarrou no vidro do carro (imagino que foi na porta) e foi arrastado por cerca de dez metros. Morreu na hora quando caiu. A matéria não detalha como foi que o idoso morreu, mas usa a palavra “choque” (será que ele foi atropelado quando caiu?).

A brasileira foi detida cerca de uma hora depois, num parque distante sete quilômetros do supermercado. Admitiu as acusações de que teria praticado furto, mas a “cara-de-pau” falou que não se lembra de ter visto o idoso japonês.

Ah! O nome das criminosas? Bem, o jornal traz assim: Keiko Miyakawa da Silva, 28, e Karinca Akemi Yanagita Nadai, 32. Mas a grafia está estranha, não? Acho que deve ser Karina (não a Almeida do Meu Japão!, que fique bem claro!)

As duas teriam roubado 53 itens, incluindo comida e bebida, avaliados em cerca de 14 mil ienes (ou perto de 130 dólares). Trabalhar que é bom, nada! Prejudicaram a vida toda delas por uma miséria, por tão pouco mesmo!

Lembrei-me do livro O Caçador de Pipas, de Khaled Hosseini. Num trecho, numa conversa com o filho, o pai diz que o pior pecado do mundo é roubar (em todos os sentidos): tirar algo que não te pertence de alguém (a vida, um bem material, estuprar, mentir - pois você está tirando do outro a possibilidade dele saber a verdade - etc.)

Gostaria muito de ouvir a dupla presa. Saber os motivos (porque elas têm de ter um!) e tentar entender um pouco mais a natureza humana. Ou será que estou sendo muito pretensioso?

Postado por Ewerthon Tobace | 25 comentários

Comentários

  1. Karina Almeida @ 5 Mar, 2008 : 05:27
    tem gente que acusa a imprensa japonesa de dar muito destaque a essas noticias. sinceramente, eu acho que em vez da gente se preocupar com isso, a gente devia pensar num jeito de diminuir a criminalidade na comunidade brasileira ne. e o motivo? acho que falta de emprego nao eh... talvez seja preguica de trabalhar, envolvimento com drogas ou algo do tipo. eh mesmo dificil de entender m(_ _)m oops, e uma delas eh minha xara! ja vi muitos nomes "exoticos", mas karinCa deve ter sido erro de digitacao :P

  2. budista @ 5 Mar, 2008 : 15:09
    chega de violencia eu quero paz

  3. Kenji @ 6 Mar, 2008 : 11:26
    Acredito que atitudes assim não mudarão tão cedo por parte dos nossos compatriotas. Deve haver um DNA no nosso sangue chamado "Malandragem", coisa que todo brasileiro tem, até os mais santos têm. Onde quer que você vá tem sempre um brasileiro sendo notícia de jornal, digo, notícia criminal. É triste!

  4. 留学生 @ 6 Mar, 2008 : 13:04
    Imaginem... seu avo sai de casa para ir ate a farmacia em uma pacata cidade de Mie, no pacato Japao, mas morre ao tentar impedir a fuga de um criminoso. O criminoso era de onde? Nao pode ser! Brasil. Ou seria, so podia ser... Uma coisa que me chamou a atencao eh como a nota frisa que eram de "nacionalidade brasileira" as criminosas. Nao que eu queira amenizar atitude horrivel das delinquentes, mas no mes passado houve um incidente de abuso sexual em Okinawa por parte dos milicos dos EUA e eu nao vi nenhum alarde dos noticiarios japoneses por conta disso. Alguem viu? Mas quando eh brasileiro... ja eh outra historia. Ou tenho sempre a infeliz coincidencia de so ler jornal quando tem brasileiros na pagina policial. Voltando a noticia do Ewerthon, pelo que eu entendi, o idoso se segurou na janela do carro e acompanhou o carro, agarrando-se a janela, por 10 metros. Depois disso, ele foi atingido pelo proprio carro (車にひかれた) e morreu instantaneamente por trauma mecanico (外傷ショック quer dizer trauma mecanico). A menina que causou a morte do idoso esta encrencadissima. Pelo que eu entendi pela noticia, ela sera acusada por uma especie de latrocinio (強盗致死, nao sou jurista mas acho que seria mais ou menos isso la no Brasil), ou seja, roubo seguido de morte. Pesquisei na Wikipedia e constatei que para casos de condenacao por roubo no qual a acao provocou a morte de alguem, o criminoso recebe pena capital, ou seja, pena de morte (http://ja.wikipedia.org/wiki/%E5%BC%B7%E7%9B%97%E8%87%B4%E6%AD%BB%E5%82%B7%E7%BD%AA). Acho que voces ainda vao ouvir mais dessa noticia por ai, so que em jornais brasileiros. Ewerthon, acho que seria muitissimo interessante se voce conseguisse entrevistar a dupla.

  5. Thomas Suzuki @ 6 Mar, 2008 : 14:21
    hei hei! Calma aí! Até onde eu sei, os índices de criminalidade no Japão têm aumentado muito. Comparando os índices de criminalidade pelas nacionalidades dos infratores, são os próprios nihonjin que aparecem como comunidade na qual a criminalidade mais aumenta. Ewerthon, cabe sim a pergunta: por que? Por que as pessoas roubam? Refiro-me a Roubar, no sentido amplo, que você mesmo menciona. Para ficar mais claro, vamos explicitar algumas idéias: - Por que as fábricas japonesas roubam a vida familiar de centenas de milhares de trabalhadores imigrantes? - Por que elas roubam a saúde física e mental de centenas de milhares de dekasegi? - Por que elas roubam a dignidade do trabalhador? - Por que elas roubam a dignidade daqueles que são excluídos? - Por que elas roubam a juventude? - Por que as vítimas deste modo de vida que valoriza a propriedade de bens de consumo (no lugar da vida humana) tornam-se "criminosos", "vagabundos", "cara de pau"? - Por que você está procurando a "natureza humana" nessa notícia, se elas, as fábricas, nos desumanizaram, nos roubaram a humanidade?

  6. Marcio Miyagi @ 6 Mar, 2008 : 16:34
    Ewerthon, eu tb fiquei super curioso em saber o que leva 2 adultas a roubarem num pais onde se tem todos os motivos para nao faze-lo. Thomas, eu dei uma pesquisada rapida na net e nao encontrei informacoes sobre o fato de o aumento da criminalidade entre os japoneses ser a maior dentre as nacionalidades. O que encontrei foi que, em 2004, a taxa de criminalidade/ofensas entre os brasileiros (0.428%)foi 26% maior do q entre os japoneses (0.340%), ou seja, proporcionalmente ao numero de habitantes de cada nacionalidade, os brasileiros cometem, sim, mais crimes que os japoneses. (Vejam os dados completos no site http://www.jref.com/society/foreign_crime_in_japan.shtml). Com relacao aos roubos mencionados por vc, na minha opiniao, tais fatos nao existem. Qdo uma pessoa eh roubada de verdade, isso acontece sem q ela tenha opcao. No nosso caso (dekasseguis), nos estamos aqui por opcao propria. Somos excluidos, sim, mas sera que estamos nos esforcando o bastante para nao sermos? Qtos de nos se esforcam para aprender nihongo? Qtos de nos se coloca no lugar dos japoneses e se interessa em conhece-los com maior profundidade? Acho ateh que os japoneses fazem muito mais pelos brasileiros no Japao do que os brasileiros para os japoneses no Brasil? Eu nao me lembro de nenhum informativo de utilidade publica no Brasil estar escrito em japones para os imigrantes. Nem soube de nenhum politico brasileiro que se interessou em aprender o japones para promover a integracao das comunidades e entender nossos problemas como mencionou o Ewerthon num post anterior. O que acho realmente eh devemos parar de pensar e agir como vitimas e assumirmos o papel de protagonista. Eu, particularmente gostaria de saber como ajudar a diminuir a criminalidade entre os brasileiros pq me sinto em debito com a sociedade japonesa que me acolheu (bem ou mal) na hora em q eu precisei.

  7. Thomas Suzuki @ 6 Mar, 2008 : 17:41
    Sobre os índices de criminalidade, sim, o índice dos brasileiros é maior que dos japoneses, mas comparando com estatísticas de mais de 10 anos ou mais, este índice dos japoneses era muito menor e o dos brasileiros está "estável". Se você souber ler inglês, eu recomendo (www.britsoccrim.org/volume6/008.pdf). Marcio-san, eu não sei em quê você trabalha, mas pensando naqueles que trabalham nas fábricas, que fazem horas extras e turnos dobrados... Eles têm condições físicas de aprender nihongo? Eles têm dinheiro para pagar escolas bilíngües aos filhos? Quantos estão no Japão por falta de perspectivas no Brasil? Isso é opção? Ah, sim! Temos opções: ou vamos trabalhar no Japão, ou nos Estados Unidos, ou na Itália... Temos opções: ou vamos ser operários, ou garçons, ou marceneiros... Por outro lado, (a maioria dos) estrangeiros que trabalham no Brasil geralmente são "qualificados", possuem empregos bem remunerados. Ninguém vem ao Brasil pra trabalhar de operário. Com bom salário e boas condições de trabalho, eles pagam aulas de português. Portanto, não são objetos de políticas públicas. Não precisam de assistência do governo. Já os dekasegis pertencem ao fenômeno dos "unskilled workers" (trabalhadores desqualificados). Portanto, não estou falando dos brasileiros que vão ao Japão como médicos, engenheiros, dentistas, designers, jogadores de futebol... Enfim, minha preocupação é realmente criar condições políticas para que os governos do Brasil e do Japão, a mídia e os empresários japoneses tenham mais cuidados em relação aos dekasegi's. Marcio, se voce voltar ao Brasil, será bem recebido mesmo que desaprenda o português! :) Boa sorte!

  8. Paulo (Plurality) @ 6 Mar, 2008 : 23:56
    Ótimo post, Ewerthon! Também tenho a curiosidade de ouvir a motivação das duas para o que fizeram.

  9. 留学生 @ 7 Mar, 2008 : 00:35
    Caro Thomas, eh minha mera impressao ou suas enumeracoes no primeiro post seriam atenuadores e justificativas para que se cometam crimes? Seriam atenuadores e justificativas para que, ainda que nao tenha sido a intencao, creio, causar a morte de um Sr. de 78 anos que tinha ido ate a farmacia, a principio? Eu concordo com Marcio no tocante a opcoes. Nenhum japones foi a casa de nenhum brasileiro retira-lo de seu lar, colaca-lo em um aviao e despacha-lo para o Japao e, chegando ca, obriga-o a trabalhar em regime de escravidao. Todos vieram a ca por suas proprias pernas. Nenhum japones obriga nenhum brasileiro a trabalhar alem das horas previstas na legislacao japonesa. O que ocorre eh que, para juntar muito dinheiro e rapido, todos querem fazer hora extra. Estou mentindo? Preferem as horas extras a estudar japones, por exemplo. Pagar cursos de japones, todos os dekasegis tem dinheiro para tal, sim. Mesmo que nao tivessem dinheiro, havendo interesse, aprende-se sozinho. Eu, por exemplo, o pouco que sei, aprendi sozinho e ainda estou na lida. Pagar escola bilingue, desnecessario tambem. Tenho um grande amigo nikkei que veio com a familia para ca quando ele terminou a quinta serie do ginasio no Brasil. Entrou em uma escola japonesa e "sobreviveu". Hoje fala, le e escreve japones. "Somos obrigados a ir para paises no exterior porque o Brasil eh uma droga.". Nao somos governados por nenhum ditador. Ha alguns anos o chefe do poder executivo e todo legislativo sao eleitos por eleicoes diretas, logo, a culpa pela penuria do Brasil eh nossa. Inclua-se, Sr. Thomas. Voltando a questao da opcao, se, no Japao, a vida esta tao dificil a ponto de ser necessario roubar, nao seria o caso de voltar para o Brasil? Se essas duas tivessem assaltado voce em um semaforo em Sao Paulo, por exemplo, e lhe dessem um tiro, ou atropelassem seu avo ou seu pai na fuga, e depois dissessem: "sabe como eh, nos nao temos opcoes", o que voce diria a elas? A criminalidade no Japao, nao consegui acessar sua recomendacao, mas o Japao tem menos de 2% de estrangeiros vivendo aqui, logo, imagine uma vila com 100 pessoas, 98 japoneses e 2 de outro lugar qualquer. Qual populacao apresenta maior probabilidade de gerar um criminoso na vila? Ainda assim, o Japao vai contra a probabilidade e gera, percentualmente, menos criminosos que a populacao de estrangeiros, nao importa se a incidencia de crimes praticados por japoneses tenha aumentado, percentualmente, ainda esta abaixo do estrangeiros. Eh, caro Thomas, inventar ou encontrar desculpas eh muito mais comodo do que admitir a verdade, nao o culpo por isso.

  10. Thomas Suzuki @ 7 Mar, 2008 : 09:46
    Não estou tentando atenuar, nem justificar o assassinato, crime hediondo, destas meninas. E gostaria também de ouvi-las para tentar entender por que cometemos esses crimes, não apenas brasileiros, mas todos nós, humanos. A verdade é que o Japão é um caso raro no mundo devido ao baixíssimo índice de criminalidade. Os gaijin são apenas 2% da população no Japão e são responsáveis por 3% dos crimes (que tipo de crimes?). Sim, na média, mais do que os nihonjin. É necessário que a mídia faça sensacionalismos? Qual seria a melhor maneira de reduzir a criminalidade dos gaijin? Eu não sei...

  11. Thomas Suzuki @ 7 Mar, 2008 : 09:53
    Separei as respostas, porque surgiu outro tema... "Somos obrigados a ir para paises no exterior porque o Brasil eh uma droga". Quem está fugindo das responsabilidades? Quem não está se incluindo nos problemas e nas soluções? Quem tomou a decisão mais cômoda? É, caro dekasegi-gaijin-san, espero que você consiga incluir-se aí do outro lado do mundo! Estamos aqui no Brasil, tentando melhorar as coisas, caso você queira voltar algum dia e nos ajudar! Gambare!

  12. Marcio Miyagi @ 7 Mar, 2008 : 12:15
    Caro Thomas, eu ratifico o post do nosso amigo Ryugakussei. Alem disso, me pergunto se o Brasil em q vc vive eh o mesmo q eu conheco. Qdo eu voltar pro Brasil serei bem recebido de q jeito? Sofrendo um sequestro relampago? Pagando impostos pra financiar gastos pessoais dos senadores com cartoes corporativos? Sendo atingido por balas perdidas e depois morrendo na fila do pronto socorro? Sendo atropelado por motoristas impunes? Escondendo de todos o fato de eu ter acabado de voltar do japao pra nao ser assaltado? Acho q estamos falando de "Brasis" diferentes. Respondendo a sua duvida sobre meu trabalho, eu tenho uma loja de produtos brasileiros aqui no Japao. Porem, ha 12 anos, qdo tinha 18 anos, eu OPTEI por trabalhar em fabrica fazendo muitas horas extras, dobrando turnos e, diferentemente de grande parte dos dekasseguis, depois de 2 anos trabalhando em fabrica, voltei ao Brasil para estudar. Durante os ultimos 12 anos me graduei e depois trabalhei para uma multinacional americana no Brasil. Ha 3 meses larguei um emprego estavel, retornei ao Japao para ficar junto a meus pais e comprei a sociedade nesta loja que eh do meu pai tambem. Fiz tudo isso unica e exclusivamente por que OPTEI e nao fui obrigado a nada. Eu poderia ter OPTADO por roubar e atropelar um velho de 78 anos, eu poderia ter OPTADO por gastar meu dinheiro em carros super potentes e super equipados, em pachinko, em baladas, em roupas e tenis da moda, em drogas, em televisores HDD de 42 polegadas, em viajens exoticas pela Asia, indo diversas vezes andar de snowboard mas nao fiz nada disso. Nao que todas essas coisas sejam erradas, sao apenas OPCOES. Eu OPTEI por me educar. Eu faco parte dos 99,6% de brasileiros honestos que estao trabalhando duro no japao tentando melhorar a pessima imagem causada por 0,4% de brasileiros vagabundos que vc insiste em defender!

  13. 留学生 @ 7 Mar, 2008 : 13:21
    "dekasegi-gaijin-san". Primeiro, nao sou dekasegi. Aparentemente o Sr. desconhece o significado da palavra para usa-la assim, a esmo. Segundo, gaijin. Realmente nao sei o que voce quis dizer com isso, mas vou relembra-lo do significado da palavra para voce nao ser tomado por beocio por usa-la incorretamente: gaijin eh um termo pejorativo utilizado por JAPONESES para se referirem a pessoas nao japonesas, o que o inclui tambem. Destarte, o Sr., pertencente ao mesmo grupo que eu, demonstra possuir pouca clareza a cerca do assunto em questao ao, desnecessariamente e grosseiramente, frisar que pertencemos ao mesmo grupo. Terceiro, as razaoes pelas quais estou no Japao. Nao vou lhe dizer a minha, mas vou lhe dizer algumas nas quais nao pensou: o sujeito gosta do Japao e veio ver de perto como eh tudo isso; sua area de atuacao eh muito especifica e, no globo, apenas o Japao oferece-lhe posicao; eh um solteirao da Casa Imperial Brasileira e veio casar-se com uma solteirona da Casa Imperial Japonesa por acordo entre as Casas; foi convidado para vir a ca trabalhar com um grupo que ja conhecia seu trabalho e suas habilidades; conheceu e casou-se com uma japonesa em intercambio no Brasil e resolveu acompanha-la de volta a sua terra natal; スズキさん、どうだろう??Quarto, o Sr. pode ficar tranquilo, nao preciso nem saber o que o Sr. faz ai no Brasil, mas ja deu para perceber que, independente da sua atividade, eu, mesmo estando longe, contribuo com o desenvolvimento do Brasil inequivocamente em grau muito maior do que o Sr. o faz.

  14. Thomas Suzuki @ 7 Mar, 2008 : 15:51
    Obrigado, Marcio Miyagi! Eu acho que você percebeu a questão dos números. Em vez de ressaltar 0,4%, vamos celebrar os outros 99,6%! Eu não estou defendendo o crime, estou criticando a imprensa por dar tratamento discriminatório aos brasileiros. Por acaso, a proporção das notícias é justa? Pelas estatísticas acima, 97% dos crimes é cometido por japoneses, essa mesma proporção é a verificada na imprensa? Vamos quantificar e qualificar as páginas policiais e verificar se há uma tendência a escandalizar, ou não, os crimes cometidos por estrangeiros. * * * Parabéns pelas suas opções! Você é um privilegiado vitorioso! Isso tudo me faz lembrar muito nossos antepassados que vieram ao Brasil e com esse Yamato damashi, prosperaram em terras longínquas. Nossos avós pensavam: "Nós não somos daqui, por isso, devemos agradecer aos brasileiros pela oportunidade que nos deram para trabalhar. Daremos o melhor de nós mesmos com dedicação, disciplina, educação, respeito às hierarquias e aos mais velhos". Eles fizeram suas opções, prosperaram e criaram seus filhos, certo? Nem todos, nem todos... Marcio. Alguns morreram trabalhando nas lavouras, alguns cometeram crimes, alguns foram abandonados pela própria colônia em desgraça... E aí, esses marginais ou "vagabundos", como você os chama, foram apagados da história, porque a história é escrita pelos vencedores, como você e sua família. Parabéns! Faça história no Japão, Marcio. Defenda seu quinhão e tenha orgulho do Yamato damashi, que você representa. Por favor, defenda o orgulho brasileiro no Japão.

  15. Thomas Suzuki @ 7 Mar, 2008 : 15:52
    Mas eu não sei, eu acho que a cultura japonesa tem outros valores a ensinar, além desse empreendedorismo individualista. Eu aprendi em casa que temos que pensar no próximo, ter compaixão pelos oprimidos. Eu sinto uma dor no coração ao ver jovens cometendo crimes, sejam brasileiros ou japoneses. Eu fico com vergonha quando brasileiros querem ser malandros em qualquer parte do mundo. Fico triste também quando meus alunos negros cometem crimes, ou quando meus alunos descendentes de italianos acham que a corrupção é normal. Como um "velho", eu me pergunto onde erramos na criação dessas "crianças". Por outro lado, é lógico que tenho orgulho ao ouvir histórias como a sua, cheias de perseverança e de ética. A você e a todos os dekasegi's, GAMBARE! Em que Brasil eu vivo? Eu vivo num país em que é preciso lutar muito pra ser feliz, um país em que há racismo, há corrupção, há grandes diferenças sociais, há muitas necessidades básicas não supridas, há muitas violações aos direitos humanos... Apesar de tudo isso, aqui também tem muita gente honesta, por isso, eu não admito que digam que o sangue do brasileiro é ruim. Eu sou brasileiro com orgulho e também sou nikkei com orgulho em qualquer parte do mundo. E antes de dividir e classificar as pessoas por nacionalidades ou fenótipos, eu vivo sonhando um mundo em que essas aparências não sejam exploradas pela mídia para vender mais jornais e revistas. Marcio, parabéns de novo. Que a sua loja prospere e que você possa dar boas condições de vida à sua família e, caso contrate empregados, que consiga dar vida digna às suas famílias, sejam brasileiros ou não. Omedetoo!

  16. Thomas Suzuki @ 7 Mar, 2008 : 15:57
    Desculpe, se eu o ofendi sr. ilustríssimo universitário. Gomen

  17. Thomas Suzuki @ 7 Mar, 2008 : 15:59
    Gomen, caso não seja universitário...

  18. Thomas Suzuki @ 7 Mar, 2008 : 16:15
    Ryugakkusei , gomennasai. あなたの下僕になりたい

  19. Marcio Miyagi @ 7 Mar, 2008 : 22:24
    Caro Thomas, obrigado e parabens pela sua humildade. Acho importantissimo que todos expressem claramente suas opinioes e as discuta a fim de evoluirmos nas discussoes em busca de solucoes para os problemas dos q nao tem condicoes intelectuais de faze-la.

  20. 留学生 @ 8 Mar, 2008 : 07:21
    "...essas aparências não sejam exploradas pela mídia para vender mais jornais e revistas..." tambem sonho com isso.

  21. ricardo y @ 9 Mar, 2008 : 00:48
    Não li todos os posts, mas acho que as fábricas tiram do trabalhador e também dão - salário. Nós aceitamos esta troca. Com este salário compramos coisas fabricadas por outras pessoas (ou às vezes por nós mesmos). E assim por diante. A gente está aqui e muitas outras pessoas estão em situação parecida ou até muito pior porque há bastante interesse em manter o estilo de vida das populações em países ricos e emergentes (inclua-se aí, algumas classes do Brasil). Quando uma pessoa compra um produtos no "100yen shop", ela questiona a condição de vida dos trabalhadores que manufaturaram aqueles produtos? Não, as pessoas querem coisas boas e baratas. O mundo em que a gente vive hoje está funcionando assim. E todos nós, sem exessão, o fazemos girar assim. Agora, o que passou pela cabeça das moças não faço idéia.

  22. Claudia Yoscimoto @ 9 Mar, 2008 : 22:13
    Só tenho uma coisa a dizer: lamentável. Para elas (que serão vistas a vida inteira como ladras e assassinas), para os filhos delas (se os tiverem), para toda a família e amigos delas, para o Brasil e, principalmente, para os brasileiros que aqui estão e que, a cada dia que passa, ficam sendo mais discriminados com estas atitudes ridículas e injustificáveis!

  23. kurati @ 9 Mar, 2008 : 22:20
    Imperdoavel,tb fiquei indigando com a acao dessas duas.O pior eh que foi por uma mixaria...

  24. ken @ 29 Mar, 2008 : 18:10
    porra no brasil rouba pq nao tem emprego qdo tem oportunidade de vir pra um lugar que tem emprego rouba do mesmo jeito... eh vagabundagem mesmo nao tem outro nome isso...

  25. Mio @ 29 Mar, 2008 : 20:02
    péssimo para a imagem dos Brasileiros em sua totalidade. Mas eu queria saber quanto tempo de prisão as duas pegaram?

Comente




Este site se reserva ao direito de excluir, sem aviso prévio, comentários impertinentes ao tema proposto por este blog, spans ou mensagens ofensivas e de baixo calão.


Perfil

Ewerthon Tobace, jornalista, 31 anos. Um dia, meu avô resolveu enfrentar o desconhecido. Chegou ao Brasil de mala e cuia, sem falar a língua. Agora, faço o caminho inverso e, a cada dia, descubro os fascínios da ‘terra do sol nascente’. Moro no Japão desde 2001 e trabalho na mídia étnica com foco na comunidade brasileira.
 



Feeds

Os japoneses chegaram aqui há um século. Desde junho de 1908, muita coisa aconteceu. Ajude a resgatar essa memória.

Conte sua história em vídeos, fotos, áudios e texto Monte a árvore genealógica
de sua família




14 abr - 2 jul

Ciclo de cinema japonês
A vida dos samurais, suas aventuras e código e ética são tema do novo ciclo “Sempre Cinema”, da Fundação Japão.
Saiba mais

23 mai - 24 mai

Bazar do Bem
Mais de 30 expositores vendem produtos variados, de brinquedos a artesanato
Saiba mais

27 nov - 5 dez

Dança, música e canto
Espetáculo de bugaku hoe reúne manifestações culturais tradicionais do Japão, como o canto de monges budistas.
Saiba mais



 
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil

Sobre o Projeto | Cadastro | Fale Conosco | Divulgação |Termo de uso | Política de privacidade | Associação | Expediente Copyright © 2007/08/09 MHIJB - Todos os direitos reservados