Olá, faça o Login ou Cadastre-se

  Conte sua históriaNatachia Kuroda › Minha história

Natachia Kuroda

Londrina / PR - Brasil
52 anos, esteticista

Ikebana: Uma história de vida


Gostaria de contar a história de meu pai, japonês que imigrou do Japão para o Brasil em 1957.

YOTARO KURODA foi filho de Yasuco Kuroda & Yoshio Kuroda, ela mestre de cerimônia do chá e professora de IKEBANA (Soguetsu), ele professor da escola para a aristocracia japonesa GAKUSHU-IN.
Nascido em 1927 na cidade de Tokyo, iniciou o curso de Ikebana aos 7 anos de idade, cursou medicina na Faculdade de Medicina de Tokyo, mas não concluiu, foi ex-combatente da segunda Guerra Mundial pilotando o avião de caça Zero-sem.
Imigrou para o Brasil em 1957 com a sua primeira esposa e em seguida se engajou na Sociedade Cultural e Artística através do BUNKYO.
Em São Paulo, onde viveu por 7 anos, destacou-se na socialite Paulistana da época, para a qual introduziu o novo estilo de arranjos florais, SOGETSU RYU. Na época o seu ateliê se localizava na rua Sete de Abril, no centro de São Paulo.
Por motivos particulares mudou-se para a cidade de Londrina, estado do Paraná. Casou-se pela segunda vez em 1965 e lá continuou sua carreira, dando aulas, fazendo exposições e arranjos florais para eventos sociais na região do Paraná.
Entre 1967 ~1969, na gestão Costa e Silva fez a apresentação da Cultura Japonesa para a Sociedade Paranaense em Curitiba onde recebeu os cumprimentos pessoais do então presidente da República Gen. Costa e Silva.
Ele faleceu em outubro de 1972. Eu, minha mãe e meus 2 irmãos sentimos muito esta perda. Mas soubemos assimilar a experiência de vida que nos deixou. Hoje, eu vivo em São Paulo, o caçula vive em Tokyo e a minha irmã em Londres. Por isto, gostaria deixar este relato como uma homenagem a sua memória.


Enviada em: 04/03/2008 | Última modificação: 31/03/2008
 

 

Comentários

  1. Carlos A. Kato @ 17 Mar, 2008 : 00:53
    Olá Natachia, quanto tempo. Muito legal a sua história. Seu pai deixou um legado muito importante para ser eternamente lembrado dentro da história da imigração japonêsa no Brasil. Parabéns. Carlos - carlos.a.kato@terra.com.br

  2. marlea @ 14 Nov, 2008 : 12:09
    por favor quero ir pro japao me ajude por favor

Comente



Todo mundo tem uma história para contar. Cadastre-se e conte a sua. Crie a árvore genealógica da sua família.

Árvore genealógica

Nenhuma árvore.

Histórias

Vídeos

  • Nenhum vídeo.

| mais fotos » Galeria de fotos

Áudios

  • Nenhum áudio.
 

Conheça mais histórias

mais perfis » Com o mesmo sobrenome

 

 

As opiniões emitidas nesta página são de responsabilidade do participante e não refletem necessariamente a opinião da Editora Abril


 
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil

Sobre o Projeto | Cadastro | Fale Conosco | Divulgação |Termo de uso | Política de privacidade | Associação | Expediente Copyright © 2007/08/09 MHIJB - Todos os direitos reservados