Olá, faça o Login ou Cadastre-se

  Conte sua históriaFábio Marcos Eiji Okuda › Minha história

Fábio Marcos Eiji Okuda

São Paulo / São Paulo - Brasil
28 anos, Programador

ô Japonês!!!


É assim que freqüentemente chamavam-me quando ainda não me conheciam. Aliás até hoje isso acontece.

Conheço muitas pessoas que se zangam por isso. Particularmente, isso não me ofende. Em nada! Acho que é uma identificação natural por ainda não me conhecerem.

Além disso, qual o mal de ser chamado de japonês?

Em batidas policiais, dificilmente sou parado, e o motivo, além de ter cara de bonzinho =), deve ser pelo fato de ter "olhos puxados".
Quando estudava no cursinho, sempre ouvia brincadeiras dizendo que pelo menos metade das vagas nos vestibulares seriam de japoneses. (Aliás, desculpe-me se tempos atrás tirei uma vaga de alguém em computação! =))

O estereótipo de japonês é o de uma pessoa com boa educação, inteligente, esforçado, entre outras coisas. Há 100 anos atrás, não havia um estereótipo de japonês. Hoje, ser japonês é ter a marca de ser alguém especial.

E voltando à história, não ligo que me chamem de japonês antes de me conhecerem. Mas, por favor, manerem nas piadas!


Enviada em: 01/03/2008 | Última modificação: 01/03/2008
 
« Enganos

 

Comentários

  1. Sílvio Sano @ 29 Fev, 2008 : 08:03
    Fábio, você é um jovem que conviveu e captou bem, sem perceber, o espírito ancestral. E agora, em virtude do momento, do centenário da imigração, fazendo um reflexão ao passado, faz aflorar todo esse aprendizado que estava "lá dentro", adormecido. E até com um gostoso e sutil humor, herdado, com certeza, do diitian Eichi Kudo. E o "arigatou aos diitians e baatians", no final, é o reconhecimento a todo esse aprendizado. Tenho certeza de que ainda vai colher bons frutos disso, se já não os tiver colhendo. Parabéns.

Comente



Todo mundo tem uma história para contar. Cadastre-se e conte a sua. Crie a árvore genealógica da sua família.

Árvore genealógica

Nenhuma árvore.

Histórias

Vídeos

  • Nenhum vídeo.

» Galeria de fotos

  • Nenhuma foto.

Áudios

  • Nenhum áudio.
 

Conheça mais histórias

mais perfis » Com o mesmo sobrenome

mais perfis » Com a mesma Província de origem

 

 

As opiniões emitidas nesta página são de responsabilidade do participante e não refletem necessariamente a opinião da Editora Abril


 
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil

Sobre o Projeto | Cadastro | Fale Conosco | Divulgação |Termo de uso | Política de privacidade | Associação | Expediente Copyright © 2007/08/09 MHIJB - Todos os direitos reservados