Olá, faça o Login ou Cadastre-se

  Conte sua históriaTatiana Lica Kamioka › Minha história

Tatiana Lica Kamioka

São Paulo / SP - Brasil
37 anos, Estudante

Meu avô e suas conquistas!!!


Hoje tudo que sou, tenho, conquistei e vou conquistar devo ao meu avô! Por toda educação que foi passada de geração pra geração introduzindo em nossas vidas a riquíssima cultura japonesa!!
Essa história é em homenagem à todos os meus antecendentes que sonharam, lutaram e conquistaram seu espaço aqui no Brasil.

Shigueiro Fumura (meu avô) aos 12 anos parte de Yamaguchi- Ken com a irmã mais velha, deixando seus pais e seus outros irmãos no japão, para embarcar no navio KASATO MARU rumo ao Brasil em 1917. Ao desembarcar no porto de Santos é levado, como muitas outras familias, para os Cafezais de toda São Paulo. Permaneceu por cerca de 10 anos em cafezais e assim como todos os japoneses da época, passou por muitas dificuldades de adaptação com o clima, cultura e principalmente com a língua.
Shigueiro vai em busca de novas opções de trabalho e se muda para Freguesia do Ó com sua irmã para fazenda de granjas, plantações de verduras, tomates, batata, etc. Casa- se com Suki Fumura em 1927. Com sua visão empreendedora adquiriu um caminhão para o transporte de mercadorias, uso da família e também como assistência para a colônia japonesa, que no começo era transportado por mulas, carroças até o mercado central, hospitais mais próximos, etc. Mudou- se para a V.N.Cachoeirinha e com o caminhão levava as mercadorias e fazia feira por toda av. Pacaembú, Largo São Paulo e em Tucuruvi. Por volta de 1930 a 1933 foi homenagiado como fundador da instalação da colônia japonesa na Freguesia do Ó.
Shigueiro e seus amigos nessas reuniões para gerar negócios ou trocar informações de amigos, parentes espalhados pelo Brasil, notícias do Japão, costumes ou tradições que foram proibidas por causa da guerra, sonhavam em construir um "Kaikan", montar um "nihongakko" e que todos aproveitassem do "undokkai", "bonodori", "motitsuki", "yakyu" e até um "tanomoshi".Esse sonho foi realizado oficialmente em 5 de agosto de 1933, onde ele colaborou com a fundação da associação cultural e esportiva Nipo- Brasileira da V.N.Cachoeirinha onde permaneceu criando seus filhos e netos até o fim de sua vida aos 79 anos no dia primeiro de maio de 1985 (completaria 80 anos no dia seguinte- 02/05/1985)
Suas conquistas, tradições, espírito empreendedor e comunitário foi passado de geração para geração por todos os seus descendentes, atualmente através de seus 11 filhos (4 falecidos), 29 netos, 27 bisnetos e 2 tataranetos.


Enviada em: 17/02/2008 | Última modificação: 17/02/2008
 

 

Comentários

  1. Dani @ 19 Fev, 2008 : 16:57
    Oi Tati!!! Muito bonita a história. Legal saber que seu avô foi um dos responsáveis pela difusão da cultura japonesa!! bjos

  2. Ianna @ 4 Mai, 2008 : 15:29
    Hey Tati! Ja tinha vindo antes aqui mas n havia comentado LOL! Fico feliz e admiro o orgulho que você tem pelo seu avô. Acho que o maior presente que podemos receber é a admiração por nossos atos, principalmente quando essa admiração vem de pessoas que amamos. Parabéns! Bj! See Yá!

  3. Silvana @ 20 Mai, 2008 : 21:02
    Oi Tati! Legal vc ter publicado, sou sua prima, nao nos conhecemos bem, mas nao sabia de toda a história do Ditiam! Obrigada! Parabéns!

  4. Diogo Kamioka @ 28 Jun, 2009 : 06:40
    Olha só... será que somos parentes? Gostaria de entrar em contato... achei esse site no google... será que vc nao poderia me mandar um e-mail? diogo.kamioka@gmail.com esse é meu msn tb qualquer coisa!

  5. Mimi Kamioka @ 30 Mar, 2010 : 05:46
    Very well! Parabéns!

Comente



Todo mundo tem uma história para contar. Cadastre-se e conte a sua. Crie a árvore genealógica da sua família.

Árvore genealógica

Nenhuma árvore.

Histórias

Vídeos

  • Nenhum vídeo.

| mais fotos » Galeria de fotos

Áudios

  • Nenhum áudio.
 

 

 

As opiniões emitidas nesta página são de responsabilidade do participante e não refletem necessariamente a opinião da Editora Abril


 
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil

Sobre o Projeto | Cadastro | Fale Conosco | Divulgação |Termo de uso | Política de privacidade | Associação | Expediente Copyright © 2007/08/09 MHIJB - Todos os direitos reservados