Olá, faça o Login ou Cadastre-se

  Conte sua históriaSabrina Sato › Minha história

Sabrina Sato

São Paulo / São Paulo - Brasil
40 anos, Apresentadora e modelo

Amor e união familiar


Não sei como meus avós maternos, Sadao e Luiza, se conheceram. Nem sei se eles se casaram por miai. Mas eles se amavam muito, se respeitavam muito, estavam sempre juntos e se divertiam demais. Enquanto minha avó foi viva, ela e meu avô freqüentaram bastante a comunidade japonesa, iam muito ao kaikan e ao bondori. Éramos muito unidos. Minha família toda morava numa casa grandona lá em Penápolis (SP). Eu, meus irmãos e meus pais vivíamos na parte de cima da casa e meus avós, embaixo.

Minha avó Luisa era o centro da família. Eu ficava 24 horas por dia com ela. A gente era unha e carne. Minha avó costumava contar uma história para mim. Na infância, ela queria muito ter uma boneca, mas a família não tinha dinheiro para isso. Mas um dia, ela ficou internada no hospital, muito mal, com uma infecção no ouvido. Meu bisavô então pegou uma boneca emprestada numa loja e levou para ela brincar no hospital. Tadinha, quando ela voltou pra casa, teve que devolver a boneca para loja! Mas, apesar de uma vida difícil, ela era muito engraçada, sempre estava gargalhando, fazendo piada.

Meus avós eram meus padrinhos. Por isso, tive uma educação muito mais oriental do que ocidental. Quando pequena, freqüentava o kaikan. O interessante é que minha avó nunca me dizia para ser a melhor aluna da escola, mas a mais boazinha da classe, porque fazendo coisas boas, tudo de bom volta para você. Papai do Céu ajuda. Ela me ensinou a respeitar muito as pessoas mais velhas. Eu respeitava tanto, tanto, que tinha até medo de pedir as coisas para a professora e outras pessoas. Esse respeito aos mais velhos eu mantenho até hoje. Acho bacana.

Tem gente que fala para mim que os orientais são mais fechados, mais frios e que não têm papo com os filhos. Meus pais são psicólogos, não sei se isso interferiu de alguma forma. Mas mesmo com meus avós, sempre tive muito carinho e uma relação muito tranqüila, de dizer que ama, de demonstrar amor o tempo todo.

Depoimento à jornalista Renata Costa
Fotos: Everton Ballardin e arquivo pessoal de Sabrina Sato
Vídeos e áudios: Estilingue Filmes


Enviada em: 10/12/2007 | Última modificação: 03/04/2008
 
« A língua japonesa Meu avô veio lá do Japão »

 

Comentários

  1. Miriam @ 11 Dez, 2007 : 01:47
    Muito legal conhecer este lado japa da Sabrina Sato!

  2. Rosely @ 11 Dez, 2007 : 15:53
    Adorei a matéria!!! Tb sou de Penápolis e é muito bonito ver pessoas, como a Sabrina, que não esquecem as origens!!! Parabens!

  3. Francisco Neto (fneto@uepa.br) Belém-PA @ 12 Dez, 2007 : 16:09
    É com satisfação que podemos ler a história, ou melhor a memória escrita, de uma descente de japoneses. Todos sabemos do sucesso de Sabrina Sato e esse sucesso marca exatamente uma trajetória de vida não apenas pessoal, mas de toda a comunidade japonesa que começou a chegar oficialmente no ano de 1908 no Brasil. Vários dos relatos que lemos ou ouvimos têm em comum a saga da vida dos imigrantes q aqui chegaram após um sonho... Sonho esse que, seria realizado em aproximadamente em 5 anos, com o retorno ao Japão, foi adiado e agora podemos colher bons frutos. Banzai!

  4. Aline @ 14 Dez, 2007 : 20:48
    Nossa como adoro a Sabrina, ela é uma pessoa de bom coração, por isso tem esse sucesso todo. A materia ficou muito legal, muito mesmo gostei parabéns ao pessoal da Abril. ;D

  5. André @ 15 Dez, 2007 : 18:19
    Sabrina vc é pessoa de bom coração por nunca esquecer dos seus avós vc é uma mulher de ouro continui assim que vc chegarar até o fim beijos;E parabéns ao pessoal da abril.

  6. Elton Neri Murakami @ 18 Dez, 2007 : 20:49
    Eu adorei conhecer a historia da Sabrina Sato... eu tambem venhu de uma familia japonesa...e muitas coisas q a sabrina falo ai,eu lembrei da minha familia...por exmplo dos "rituais sagrados" isso q ela falo é todo verdade...a minha vo ja nao esta mais com agente mais sempre que agente faz uma coisa aqui em casa agente sempre corta o primeiro pedaso para o santuario da minha avo... nao sei porq o meu avo faz isso...mais ja me acostumei com os costumes japoneses... Elton Neri Murakami

  7. CIDINHO @ 20 Dez, 2007 : 17:34
    OI MOÇINHA SOU APAICHONADO POR VC VC E O MASIMO * DO POGRAMA MOS BRASILEROS TI AMAMO MUITO GATA BEJOS FELIZ NATAL 20 12 2007

  8. Sara - Catalão-GO @ 23 Dez, 2007 : 21:06
    Sabrina.. adoro o seu jeito extrovertido de ser.. Gosto de ler seu blog e gostei dessa matéria aqui.. Continue sempre essa pessoa humilde e com uma alegria contagiante. Bjs!

  9. viktor - New York @ 25 Dez, 2007 : 05:27
    Sabrina nao muito a dizer... simplesmente adoro vc! =)

  10. Itiro @ 8 Jan, 2008 : 09:54
    Sabrina, senti nas suas declarações, um espírito nipônico verdadeiro. Parabéns.

  11. Nilmar Tatsuya @ 8 Jan, 2008 : 21:03
    Ah va Sabrina nem japones vc sabe fala!!! um dia no Panico vc não conseguiu conversa com a Japa!!!! agora vem com uma dessa!! Nihongo zenzen dame na kuseni nani kakotsuketerundayo!!!

  12. Marcelo Akira Gomes @ 2 Fev, 2008 : 01:43
    Sabrina ILove Forever!!!!!!!!!!!!!!!!

  13. Lucas @ 25 Fev, 2008 : 14:36
    Sabrina Parabens!!!!!!!!!!!!!!!! você é incrivel e merece tudo o que esta acontecendo na sua vida

  14. Victor Aoki @ 26 Fev, 2008 : 12:16
    A Sabrina e lindinha de boca fechadinha. Mesmo assim acho que ela poderia ter conseguido coisa melhor do que explorar menos seu corpo naquele programa sensacionalista. Tem poucos descendentes trabalhando na televisao ai no Brasil por isso acho que ela deveria seguir mais maneira. Victor Aoki de Shizuoka.

  15. Kione - Família DEM @ 26 Fev, 2008 : 12:31
    Parabéns pelo o sucesso, mais o que me chamou a atenção foi saber que como vc, e a Kátia Suzue (Grafiteira) tem um dom, e que realmente devem ser reconhecidos. Sucesso para todos os descendentes.

  16. Patrícia Tiemi Aihara @ 4 Mar, 2008 : 23:19
    Olá Sabrina!!! Sou sua prima "Tieme" que aparece na foto que colocou no seu álbum!!! Arigatou né!!! Me deixou mto mto feliz!!!! Foi bom ter ido na sua casa... na missa do Ditiam Sadao... ter reencontrado sua família!!! Me receberam suuuuuuper bem!!!! Pena que vc não estava lá! Mas valew pela fotenha!!!! Show!!! Já até coloquei no orkut... kkkkkkkk... Parabéns pelo sucesso que sempre fez!!! Vc é uma pessoa linda e que admiro mto!! Fique com Deus e que Ele a ilumine sempre e por toda a eternidade!!! Beijos!!!! Tiemi

  17. luciana @ 6 Mar, 2008 : 21:10
    Gostaria de ver mais depoimentos de outros descendentes, admiro a cultura japonesa não a Sabrina, e afinal esse não é o blog dela.

  18. DANIEL @ 20 Mar, 2008 : 10:18
    OI SABRINA EU CONHECI SEU PAI E SUA MÃE EM ARAÇATUBA SÓ FALTA EU CONHECE VC BJUS

  19. Pato @ 16 Abr, 2008 : 12:49
    Você é a patinnha da minha lagoaaa!!!^ s2

  20. Larissa @ 29 Abr, 2008 : 11:45
    Olá Sabrinaa mto bom saberr sobre vc te admiro mtoo .. pelo seu trabalhoo .. e todos da BAHIA tudo de bom beijO

  21. Klissia Tiba @ 1 Jul, 2008 : 10:53
    Oi Sabrina! Tudo bem? Eu não sabia que vc era mestiça! Parece japa mesmo! Japa bonitona! Que kawaii que sua mãe faz comidas tradicionais da cultura do seu pai! Eu tbm sou mestiça, mas meu pai que é japa. Minha mãe é espanhola, mas ela só aprendeu a fazer gohan e harusame! hahaha... Sucesso Sabrina! Beijo! Klissia Tiba

  22. adriano @ 27 Mar, 2010 : 09:18
    gostosa eu que come voce

  23. BEATRIZ @ 15 Set, 2010 : 16:52
    E PARENTE DO LADO DE SEU PAI???CONTA TB

  24. antonio aparecido tudiçaki @ 26 Set, 2011 : 10:41
    oi vc e parente da marcia sato de bauru se for pede paraela ligar para mim antonio lençois paulista obrigado

  25. antonio aparecido tudiçaki @ 26 Set, 2011 : 10:41
    oi vc e parente da marcia sato de bauru se for pede paraela ligar para mim antonio lençois paulista obrigado

  26. sabrina @ 13 Nov, 2011 : 21:45
    oie sabrina praser o meu nome é sabrina vitoria da silva costa gosto muito de vc na fasenda tava torcendo pra vc mas o plubico quis te mandar embora... eu entreu na net pra falar com vc achei vc especial e que tal vc me ligar em agente pode ser amigas vai ser um praser... pq des do primeiro dia gostei de vc... tchau bejoss haa e manda a responta ou se vc tiver orkut pf pf pf emploro pf me add.. pequena-gata@hotmail.com.br xau amore te ♥♥

Comente



 

 

As opiniões emitidas nesta página são de responsabilidade do participante e não refletem necessariamente a opinião da Editora Abril


 
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil

Sobre o Projeto | Cadastro | Fale Conosco | Divulgação |Termo de uso | Política de privacidade | Associação | Expediente Copyright © 2007/08/09 MHIJB - Todos os direitos reservados