Olá, faça o Login ou Cadastre-se
Meu Japão

  BlogsMeu Japão › A meleca do ministro e...


 

« Amo muito tudo isso - parte 3

Brasil e Madonna na Elle do Japão »

 
2 Jun, 2008

A meleca do ministro e...

Divulgação

... a gafe do embaixador. Esse é o título da coluna publicada na revista Alternativa Higashi deste mês.

A revista chegou às lojas (brasileiras no Japão) na quinta-feira e já vi que vou ter de encarar aplausos e vaias.

Uma leitora me viu e foi logo falando "morri de rir da meleca do ministro! Adorei o texto". Mas foi só chegar em casa e lá estava o e-mail de outra leitora que disse, entre outras coisas, ter perdido o apetite porque leu na hora do almoço. E terminou o comentário assim: Da proxima vez que for almocar vou deixar ALTERNATIVA para ler em outra ocasiao porque trabalho duro e nao posso deixar de almocar e ficar trabalhando ate tarde de estomago vazio por causa do texto de uma "patricinha".

Crítica dói, mas faz parte do trabalho e serve sempre de lição. E é muito bom saber que as pessoas lêem e, melhor ainda, saber a opinião delas. Não é à toa que eu amo o blog. Essa interatividade é tudo de bom (^o^)/

A coluna:

Não conto o santo, mas o milagre eu conto sim. Deu vontade de falar dos bastidores da notícia e uma história que não dá para esquecer é a que eu mesma apelidei de a “meleca do ministro”. Lá estava eu em Tokyo, num Ministério qualquer – se eu falar qual, vocês matam a charada e eu perco o emprego – para mais uma foto clássica de aperto de mãos. De um lado, o ministro japonês. De outro, o que veio do Brasil. No canto da sala, a imprensa. Fotógrafos e câmeras preparados para registrar o encontro. Eu também.

Única mulher, única estrangeira com cara de estrangeira e, talvez por isso, foi comigo que o ministro japonês puxou papo enquanto esperava seu colega brasileiro. “Você é brasileira?” Disse, em inglês. “Como falo ‘good afternoon’ em português?” Ele queria ser simpático com o visitante e eu estava adorando aquela situação. O outro ministro chegou, ouviu um “boa tarde” muito mal pronunciado, porém muito bem intencionado, e tudo indicava que o encontro seria uma maravilha.

Papo vai, papo vem – entre eles, claro – e aquela gotinha que ameaçava escapulir de uma das narinas do ministro brasileiro começou a me incomdar. “Meu Deus, por que ele não dá uma fungada? Ou pega um lenço? Não para assoar o nariz como os japoneses adoram, mas para limpar discretamente aquela meleca ameaçadora?” Pensei. Não conseguia mais me concentrar nas fotos, nem tentar entender o que eles falavam. Meus olhos não desviavam do nariz do ministro! Pois o desfecho da história foi pior do que eu esperava. Chegou a hora do aperto de mão e os dois políticos, até então sentados, se levantaram.

A meleca? Deve ter tomado impulso naquela hora, pois escapuliu de vez! Impressionante a cena, que ficará gravada para sempre na minha memória. A meleca não caiu, mas ficou pendurada da narina até a altura do queixo! Até o ministro reagir, pegar um lenço e tirar aquela meleca dali, passaram-se segundos que, pelo menos para mim, pareceram uma eternidade. Aliás, não foi só ele quem ficou sem reação. Todos ficaram em silêncio, constrangidos, chocados! E o ministro japonês aguardando o aperto de mão. Eu? Parei de clicar. Meu lado “coitado-do-ministro” falou mais alto do que o lado paparazzo.

Inesquecível também foi a gafe um embaixador. Não perguntem qual, por favor. Lá estávamos numa festa chiquerésima, de uma empresa gigante, num salão de festas do hotel New Otani, um cinco estrelas de Tokyo. Eu conversava com o cônsul e outras autoridades, quando o então embaixador veio me cumprimentar de braços abertos e com toda a intimidade. Detalhe: ele até me conhecia, mas sempre me tratava com a maior formalidade. Achei estranho e cheguei a pensar “será que ele está bêbado?” Pois não estava e foi em frente: “oi, querida! Como você está?” Respondi com um clássico sorriso de conversa de elevador: “Tudo bem. E o senhor?”. Ele continuou, empolgado: “Sua mãe me falou que você está se mudando para os Estados Unidos. Que coisa boa!”

Meus neurônios piraram de vez! Estados Unidos, eu? Minha mãe? Desde quando o embaixador conhece a minha mãe? Ele me confundiu com a filha de uma amiga, claro! Mas e, agora, como sair dessa sem deixá-lo sem graça? Não havia outra opção, fui logo avisando que eu não estava de mudança para os Estados Unidos. Surpreso, ele olhou bem no meu rosto, percebeu o engano e, sem muita diplomacia – ao contrário do que eu esperava de um diplomata –, ficou tão desconcertado, tão desconcertado que baixou a cabeça e buscava um jeito de sair dali o mais rápido possível.

O cônsul, muito simpático, com a elegância e jogo de cintura de um verdadeiro diplomata, avisou que eu, na verdade, era jornalista, repórter de tal veículo de comunicação. “Lembra da Karina?”. Dei outro sorriso clássico de conversa de elevador, mas depois de um “sim” mudo – aquele que se faz com a cabeça – o embaixador saiu de fininho dali. Bastava uma piada para esquecermos a gafe e o ambiente voltar à descontração de antes, mas a inciativa deveria partir dele, certo? Não partiu e o jeito foi esquecer o assunto imediatamente. Depois da festa, porém, é claro que contei para todo mundo.

Postado por Karina Almeida | 17 comentários

Comentários

  1. Luiz @ 2 Jun, 2008 : 13:52
    Hahahahaha! Excelente, Karina. E perder o apetite por causa disso? Frescura tem limite, né?

  2. Ivi Paula @ 2 Jun, 2008 : 15:04
    Olá Karina, tudo bem? Nossa, quantos constrangimentos em uma unica coluna!rsrs Concordo com o Luiz e outra coisa... Infelizmente nunca vamos agradar a todos, então bola p/ frente e continue aproveitando o lado positivo das coisas que tá tudo certo! (^_^)

  3. Cassiano @ 2 Jun, 2008 : 17:58
    Vou ser chato: No Brasil é Tóquio, e no Tokyo

  4. Eduardo @ 2 Jun, 2008 : 19:25
    hahaha! É por isso que eu adoro esse blog!

  5. Carol @ 2 Jun, 2008 : 21:22
    hahahahahahahaa eu não teria nojo não, até pq a hr da comida é sagrada e eu nao vou deixar de comer por causa da meleca dos outros hahahhahaha mto boa a historia, vou ver se eu acho ainda a revista pq td vez q eu vou pegar nunca tem :( bjos

  6. Bruna Siqueira @ 3 Jun, 2008 : 08:22
    Karinaaaaaaaa! Que frescura danada dessa tua leitora! Adorei o texto, a meleca e tudo o mais! kkkkkkkkkk! Nossa, que nojo! Lembrei de um professor da faculdade que eu tinha que só falava com aquela babinha branca horrível no canto da boca - argh! É claro que eu não conseguia prestar atenção às aulas, e evitava ao máximo olhar para o rosto dele. Que nojento! Bjos, amiga :)

  7. Karina Almeida @ 4 Jun, 2008 : 08:42
    BRUNA eca! eu tb tive um professor assim na faculdade! mas eu nao ficava la na frente nao. nesse caso, quando mais longe melhor ne :P

  8. Karina Almeida @ 4 Jun, 2008 : 08:45
    CAROL serio? voce mora onde? a higashi nao acaba taaaaaao rapido quanto a nacional. se voce nao conseguir, me avisa! eu dou um jeito de mandar pra vc ; ) ah, eu tenho nojo de meleca sim mas nessa historia aih, eu fiquei tao chocada com a situacao constrangedora que esqueci da meleca em si. hihihi...

  9. Karina Almeida @ 4 Jun, 2008 : 08:46
    EDUARDO oba (^o^)/ mas por isso o que? a meleca? :P

  10. Karina Almeida @ 4 Jun, 2008 : 08:48
    CASSIANO chato nao, voce ta certissimo! mas na revista e cia daqui a gente tem que escrever com k e y e na hora de atualizar o blog esqueco de usar qu... pode reparar que eu tento. as vezes, escrevo com qu! hihihi... depois vou corrigir, ok? agora nao vai dar tempo (@_@)

  11. Karina Almeida @ 4 Jun, 2008 : 08:49
    IVI eh ne, nao posso me preocupar em agradar a todos pq realmente isso eh impossivel!! o importante eh saber que tem gente que le e tem gente que gosta ne! brigadissima (^_^)v

  12. Karina Almeida @ 4 Jun, 2008 : 08:52
    LUIZ hihihi... gostou da meleca? oba (^o^)/ eu confesso que tb sou fresca, sabe, mas nao deixo de comer por causa disso nao! muito menos fico com vontade de vomitar! ainda mais se a comida for gostosa :P

  13. akemi @ 4 Jun, 2008 : 08:59
    Isto é que é blog. O resto é bobagem..rsrs Muito bom o jeito que vc conta tudo. Adoroooo!

  14. Paulo (Plurality) @ 6 Jun, 2008 : 04:41
    Hum, Patricinha. Não é aquele tipo de garota fútil e cheia de frescura, como perder o apetite por causa de uma melequinha? o.O

  15. Karina Almeida @ 6 Jun, 2008 : 11:11
    AKEMI nossa, que tudo! fiquei toda feliz com o seu comentario! brigadissima (^o^)/ adoreeeeeei!

  16. Karina Almeida @ 6 Jun, 2008 : 11:13
    PAULO hahaha... eu fiquei pensando mesmo na definicao da palavra patricinha. e confesso que me considero meio-paty :P sou fresca sim (nao ao ponto de perder o apetite) mas futil eu espero que nao! adorei sua observacao! hihihi...

  17. Nana @ 7 Jun, 2008 : 00:32
    Hhahahahahah... Menina, acho q se eu estivesse no seu lugar (na hora da meleca) faria a mesma coisa, ficaria super aguniada.

Comente




Este site se reserva ao direito de excluir, sem aviso prévio, comentários impertinentes ao tema proposto por este blog, spans ou mensagens ofensivas e de baixo calão.


Perfil

Karina Almeida, jornalista, 30 anos. Não tenho olhos puxadinhos, nem sou casada com japonês. Troquei Belo Horizonte por Tóquio para trabalhar num jornal voltado para a comunidade brasileira daqui. A paixão pelo Japão foi à primeira vista, em janeiro de 2004. A idéia era ficar um ano, mas já se passaram mais de três. E agora, José?
 


Tags

academia  Akihabara  Alf  Alternativa  ameixa  aniversario  Anna  Ano  apartamento  arroz  Babylon  banana  banheiro  barrinha  BBC  beleza  bicicleta  biquíni  biscoito  blog  Bob  body  bonitoes  brasileira  brasileiro  brazilian  café  cafeteria  caloteira  cappuccino  carro  carros  casa  casaco  casal  cereal  chandelle  chiba  children  Children  chocolate  cinema  colchão  comida  contas  correio  cozinha  crise  Cube  cyndi  D40  danette  das  Day  de  depilação  desenho  despedida  dia  dinheiro  Disney  do  Drift  durian  e  Elle  emoticon  Esponja  estudo  Fantástico  filme  Filme  Finger  Five  foco  fofoca  forgaidos  fotografia  frio  frutas  frutos  fugu  Fuji  fukuda  Furiosos  futebol  futon  gafe  Galo  GAP  Gekirangers  gorro  Gossip  gravidez  gripe  GT-R  Gunma  Gustavo  hakuba  Hakuba  Halloween  hanami  Higashi  Honda  infantil  japonês  japonesa  jornal  judo  Kenji  lauper  livro  locadora  Lost  macacos  madonna  manequim  máquina  mar  Marcha  maruko-cha  melancia  meleca  meme  Meu  Midtown  ministro  Miyazaki  Monte  moto  Motos  mr  música  nada  Natal  neve  News  night  Nikko  Nikon  Nissan  niver  nome  novo  Novo  obama  óculos  omiyage  One  onsen  Ota  Outono  ovos  paraglider  parapente  parque  pequim  pêssego  Piece  pinto  piquenique  português  praia  presente  press  professora  propaganda  protetor  pub  remédio  revista  rock  Rodrigo  Ronaldo  s  Sakaguchi  Santoro  sazae-san  Sea  shabu-shabu  shop  shota  Show  sobremesa  solar  soleil  sonho  sou  Sptiz  sukiyaki  supermercado  taiko  tatuagem  tendon  terremoto  tokusatsu  tokyo  Tokyo  toquio  transsexual  Travelstar  Tsuchiya  tsukiji  ueno  ume  uva  Valentine  Vamos  Veja  Velozes  verao  wordpress  Yakult  yukata  Zero 

Feeds

Os japoneses chegaram aqui há um século. Desde junho de 1908, muita coisa aconteceu. Ajude a resgatar essa memória.

Conte sua história em vídeos, fotos, áudios e texto Monte a árvore genealógica
de sua família




14 abr - 2 jul

Ciclo de cinema japonês
A vida dos samurais, suas aventuras e código e ética são tema do novo ciclo “Sempre Cinema”, da Fundação Japão.
Saiba mais

23 mai - 24 mai

Bazar do Bem
Mais de 30 expositores vendem produtos variados, de brinquedos a artesanato
Saiba mais

27 nov - 5 dez

Dança, música e canto
Espetáculo de bugaku hoe reúne manifestações culturais tradicionais do Japão, como o canto de monges budistas.
Saiba mais



 
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil

Sobre o Projeto | Cadastro | Fale Conosco | Divulgação |Termo de uso | Política de privacidade | Associação | Expediente Copyright © 2007/08/09 MHIJB - Todos os direitos reservados