Olá, faça o Login ou Cadastre-se
Meu Japão

  BlogsMeu Japão › Era brincadeira, eu adoro o Japão!


 

« Judocas mirins

Café do Centenário »

 
21 Fev, 2008

Era brincadeira, eu adoro o Japão!

Karina Almeida

Eu pensei que estivesse escrito na minha testa ou na testa desta coluna e do meu blog, que sou apaixonada pelo Japão. Quando eu disse, na edição passada (Alternativa Higashi, Edição 07, de 25 de janeiro de 2008), “Tem gente que reclama porque eu só falo bem do Japão. Pois hoje vou falar mal, muito mal!” era brincadeira! Teve gente que levou a sério e me deu bronca por desacatar o Japão (logo eu, fã assumida que sou!). Outros acharam pouco e queriam que eu falasse mal mesmo!

Recebi e-mail de um leitor indignado (o da bronca) e comentários de outros não menos indignados lá no blog. Expliquei para um deles: eu não quero falar mal do Japão. Sei que este país não é perfeito, mas qual país é? As diferenças culturais entre o Brasil e o Japão me encantam e o fato de ter que tirar os sapatos numa festa ou num restaurante não vai me fazer mudar de idéia. Eu sou daquelas que chegou aqui explodindo de alegria e vai sair com o coração partido e os olhos inchados de tanto chorar. Sim, eu a-d-o-r-o o Japão!

Mas deixa esse papo para lá. A coluna continua e o tema de hoje é a vida sem carro em Gunma. Que, por sinal, é muito mais divertida do que os motorizados possam imaginar.

Soube que Gunma é a província com maior número de carros do país. Assim, fica fácil deduzir que o transporte público daqui não se compara ao de Tokyo. Na capital, andar de trem, metrô e ônibus é tão prático que carro chega a ser supérfluo. Foram quase quatro anos lá e nem passou pela minha cabeça comprar um (caso eu tivesse dinheiro, claro). Andei de táxi algumas vezes e outras de carona. Mas, realmente, quem tem carro em Tokyo prefere usá-lo somente nos finais de semana. Afinal, o transporte público não é apenas mais prático. É também mais econômico e mais rápido!

No interior, as coisas mudam. Na minha cidade (Ota), nem trem-bala tem. E aquele cartãozinho com a tabela de horários de partidas e chegadas dos trens é mesmo indispensável. Os desavisados costumam esperar 20, 30 minutos ou até 1 hora na plataforma (especialmente, no caso de quem vai para a vizinha Oizumi). Nesse frio, então, é dureza! Mas como tudo tem um lado positivo, olhem o que eu descobri e adorei: a camaradagem dos maquinistas e funcionários das estações de trem daqui.

“O trem já vai sair!” avisou logo o senhor da Estação Nishi-Koizumi. Eu estava lá tranquila procurando moedas para comprar o meu tíquete, mas depois desse aviso, entrei correndo sem ele mesmo. Detalhe: o aviso foi especialmente para mim! Numa estação grande, como as de Tokyo, eu não poderia fazer isso. Mas aqui não faz mal deixar para pagar depois. Aliás, não tem catraca. Só na saída, lá em Ota (repito, no caso de quem faz o trajeto Oizumi-Ota).

Quem já desembarcou em Ryuumai, da mesma linha Tobu-Isesaki, sabe bem o que é uma estação de trem sem catraca. Dia desses, fiquei quebrando a cabeça para descobrir onde deixar o tíquete até dar de cara com uma espécie de caixa de correio grudada na parede e umas letrinhas, até então, desconhecidas para mim: 集札箱。O lado positivo? Ora, aprendi mais uma palavra em japonês! E mais três ideogramas (kanji)! A leitura é shuusatsubako e significa caixa para colocar o tíquete.

Voltando à camaradagem típica das cidades pequenas, fiquei impressionada quando o maquinista abriu a porta do trem para mim. Sim, ele já estava preparado para sair e ao me ver esbaforida, pôs a cabeça para fora da janelinha e me perguntou: “vai pegar esse?” Foi só eu responder “sim” e o simpático senhor me deixou entrar. Não fosse a gentileza dele, eu ficaria ali 1 hora até passar o seguinte trem. Que alívio!

A gentileza não pára por aí. Na mesma estação, lá estava eu atrasada e esbaforida mais uma vez. Uma das funcionárias me viu correndo em direção à plataforma e foi logo perguntando para onde eu ia. Avisei que pegaria aquele trem pronto para sair e ela deu um grito, lá do pé da escada rolante: “tem mais uma passageira!” O senhor que estava no topo da mesma escada se encarregou de avisar o maquinista. Ufa, de novo! Advinhe o horário do próximo trem? Sim, uma hora depois!

Tem mais! Numa noite super fria, esperando o trem na estação onde se faz baldeação para ir de Ota a Oizumi, fui “vítima” da gentileza do funcionário local mais uma vez. Eu estava esperando ali, perto dele, na entrada e nem percebi o trem chegar. Afinal, faltavam pelo menos 10 minutos para o horário de partida. Pois o senhor foi super camarada comigo. “O trem já chegou, você pode esperar lá dentro. Está muito frio né!”. Agradeci e fui correndo, claro. E ainda dizem que os japoneses não são legais. Sinto muito, mas eu discordo!

(Publicado na Alternativa Higashi, Edição 08, de 21 de fevereiro de 2008)

FOTO: estação onde faço baldeaçao (Higashi-Koizumi). A estação perto da minha casa (Ota) é um pouquinho mais chique. Tem até escada rolante :P

Postado por Karina Almeida | 28 comentários

Comentários

  1. Karina Tiemi @ 21 Fev, 2008 : 11:25
    Realmente situações como essas são bastante gentis...Aqui em Sampa, pode estar o frio que for, o horário que for, mas se o ônibus estiver saindo do ponto, dá pra contar nos dedos as vezes em que o motorista esperou! rsrsrs E eu acho que as pessoas que te interpretaram mal na coluna não devem acompanhar este blog há muito tempo, por isso a confusão! É bem claro, evidente mesmo, o quanto vc é apaixonada pelo Japão! Beijos

  2. Alessandro @ 21 Fev, 2008 : 14:02
    Verdade, quem acompanha aqui há bastante tempo sabe o quanto voce ama o japao! Mas tem vezes que simplesmente a gente precisa falar mal de uma coisa ou outra, né..

  3. Rafael @ 21 Fev, 2008 : 14:28
    Karina...pelo amor de deus. Essa fonte é mto pequena e engruvinhada. Tá acabando com meus olhos. Use uma Arial ou Times...por favor!? rs Domo

  4. Katia Nakazato @ 21 Fev, 2008 : 22:54
    Karina, vc não tem aquela tabelinha de horários de partidas do trem, né? =P Eu lembro como era triste chegar correndo na estação, comprar o bilhete, chegar até a plataforma e ver a porta do trem se fechando na minha frente... e ae, dá-lhe chá de cadeira.. ainda bem q aí no Japão existe pontualidade! É admirável a eficiência e acessibilidade do sistema coletivo japonês. E eu achava o máximo aquela "cabine" com ar quente pras pessoas aguardarem o próximo trem no inverno! =] (mas creio q só tem nas gdes estações) Ah, uma curiosidade: vc já pegou a mania de cochilar nos trens???

  5. Ewerthon @ 21 Fev, 2008 : 23:58
    Bom, você sabe que já li esse texto e já comentei... Mas fica aqui registrado que sou fã dos seus artigos... hehehe bjos

  6. Fernando @ 22 Fev, 2008 : 09:59
    Bem essas pessoas que acharam que vc não gosta do japão merecem umas chicotadas. (>_<) Mas relaxa porque está na cara que as pessoas que reclamaram nem se deram ao trabalho de ler o post inteiro, porque no final você diz que adora o Japão e que disciplina não faz mal a ninguém. Sobre o post de hoje, eu fiquei imaginando o maquinista com a cabeça pra fora perguntando se vc ia pegar o trem. Realmente muito atenciosos, não? Mas é assim porque você está no interior, ou quando você morava em Tokyo o pessoal era prestativo assim também? Beijos

  7. Ciça @ 22 Fev, 2008 : 14:11
    "nem trem-bala tem" Olha, se a gente fosse mais intima eu te dava um cascudo!!! Trem bala... aqui nem ônibus eu tenho!!!!!!!!

  8. Andre(kngw-ken) @ 22 Fev, 2008 : 20:55
    Karina,sabe por que voce acha os japoneses gentis?Porque uma pessoa simpatica como voce(nota-se isso em seus textos) e bonita fisicamente,todo mundo gostaria de ajudar-lhe em alguma situacao(rs).Mas deixando a brincadeira de lado,eu concordo e,tambem,discordo que os japoneses sao legais.Razoes e motivos sao varias!

  9. Karina Almeida @ 22 Fev, 2008 : 22:34
    ANDRE. hihihi...brigadissima. pode ser sorte tambem ne? ja encontrei japones mal-educado sim, mas um ou outro so. simpaticos eu encontro sempre! ufa!

  10. Karina Almeida @ 22 Fev, 2008 : 22:35
    CICA. to ficando metida mesmo ne m(_ _)m. eh que no japao um jeito de saber o porte da cidade eh verificar se tem trem-bala. hihihi...

  11. Karina Almeida @ 22 Fev, 2008 : 22:40
    FERNANDO. em tokyo??? sem chance!! mas nao eh porque os caras sao chatos, eh porque tem taaaaaanta gente e taaaaaanto trem e passa um a cada 3 minutos... entao se eles esperararem os (milhoes de) atrasadinhos, imagina o caos que ia virar! ah, em tokyo, ja me deixaram sair sem o tiquete (e sem pagar de novo) porque o cara me viu procurando, daih me chamou e falou: pode passar... hihihihi. acho que ele ficou com pena. viu que ja tinha passado todo mundo e so estava a estrangeira sem nocao la, desesperada, procurando o tiquete. hihihi...

  12. Karina Almeida @ 22 Fev, 2008 : 22:41
    EWERTHON. uau! ameeeei! elogio seu eh dificil de arrancar ne e este ja eh o segundo na mesma semana!! hihihi... brigadissima!

  13. Karina Almeida @ 22 Fev, 2008 : 22:46
    KATIA. tenho a tabelinha mas nao resolve! eu vivo atrasada mesmo assim m(_ _)m. ja melhorei, mas ainda cometo uns deslizes. hihihi... essa cabine quentinha tem aqui tb! mas nunca uso, acho que eh porque tem cara de suja :P (as daqui do interiorzao ne). e quanto a mania de dormir no trem, em toquio eu dormia sim! aqui nao. fico pouco tempo dentro do trem. ah, da uma lida neste post: http://meujapao.blogspot.com/2007/09/no-embalo-da-yamanote.html

  14. Karina Almeida @ 22 Fev, 2008 : 22:53
    RAFAEL. oh ceus, esqueci de falar isso pro pessoal do site! mas eles devem ter lido seu comentario e vou falar hoje mesmo! eh que o site eh padroznizado, os blogueiros nao tem como mudar fonte etc. eu tambem acho muito pequena, mas pensei que fosse porque uso laptop... quem tem uma tela grande acho que nao tem problema. tem?? nao sei mesmo, mas brigadissima pela dica! nao vai abandonar o meu japao por causa disso ne! snif, snif, snif...

  15. Karina Almeida @ 22 Fev, 2008 : 22:56
    ALESSANDRO. pois eh. a ideia era falar que eu adoro o japao sim, mas eh claro que eu nao acho o japao perfeito e tem coisas aqui que me incomodam sim. mas sao coisas tao pequenas... eu prefiro focar naquelas outras milhares que me fazem gostar daqui.

  16. Karina Almeida @ 22 Fev, 2008 : 22:58
    KARINA. eh, eu escrevi na revista e esqueci que faz pouquissimo tempo que escrevo la ne. so quem le o blog me conhece de verdade. hihihi...

  17. Erikah @ 24 Fev, 2008 : 03:06
    Aih adorei... Seria um sonho se fosse assim aki no Brasil.... aih aih....

  18. Kiki @ 24 Fev, 2008 : 22:34
    Puxa Karina, teve gente que deu bronca porque não entendeu a brincadeira? Esse povo, hein?

  19. depasargada @ 25 Fev, 2008 : 10:48
    eita, que tem mesmo uma maxima de que japones é mal educado. legal ouvir algo diferente. abraços

  20. nadir shinhe @ 25 Fev, 2008 : 23:47
    nossa! karina! amei ver essa foto da estação, me deu uma saudade daí!!!eu trabalhava em kuroiso e viajava muito para mooka-shi,nossa!!! quanto pegar esses trens para voltar pra casa no fim de semana!1! e olha que sou brasileira mulata,e o pessoal era muito gentil mesmo!!! abraços

  21. Karina Almeida @ 26 Fev, 2008 : 08:35
    NADIR. imagino... quando eu voltar pro brasil vou sentir a maior saudade tambem! oh ceus! e fico feliz de saber que voce tambem foi "vitima" da gentileza dos japoneses. hihihi...

  22. Karina Almeida @ 26 Fev, 2008 : 08:38
    DEPASARGADA. olha, voce veio mesmo! hihihi... entao, tambem ouvia isso mas encontrei pouquiiiiissimos japoneses maleducados por aqui. vai ver eh sorte minha, mas eles sempre me tratam muito bem.

  23. Karina Almeida @ 26 Fev, 2008 : 08:42
    KIKI. pois eh. esse chega a ser um assunto polemico. tem gente que leva uma vida pessima aqui e fica bravo quando alguem diz que adora o japao. pra voce ter ideia, acabei de deletar o comentario de um leitor que nao so me chamou de puxa-saco dos japoneses (ateh aih tudo bem. acho que sou mesmo) mas escreveu uns palavores... eh triste, mas tem muita gente assim.

  24. Karina Almeida @ 26 Fev, 2008 : 08:49
    ERIKAH. o que? a gentileza do povo? uai, mas brasileiro nao eh gente boa?? so nao vale contar funcionario de reparticao publica ne, mas o pessoal costuma ser legal, ne. humm, pensando bem, se a gente comparar atendimento ao publico, no japao eh muuuuito melhor. mas por outro lado, brasileiro eh super comunicativo e gosta de ajudar, dar informacao e tal ne. entao eh bom dos dois lados (^_^)v

  25. Kiyomi @ 27 Fev, 2008 : 22:59
    Olá, Karina. Eu acompanhava no antigo blog seu e estou acompanhando em doses homeopáticas este aqui. Falta de tempo seria desculpa, mas não cola pra mim mesma eheheh, mas é subarashii gente como você admirar este país que deu pra mim, você, nós e até as formigas que vieram na bagagem congeladas no açucar a oportunidade de morar, trabalhar, viver e conhecer, mesmo com as dificuldades e "leseras" do dia-a-dia. Agora, sobre os transportes, tudo bem, eu moro na segunda maior cidade do Japão, mas também já morei numa vila que o trem vinha de meia em meia hora, terminava cedo e neca de pitibiribas de onibus. E o expresso pra "cidade grande" levava duas horas pra chegar no destino (imagina o "pinga-pinga"...). Nao sabia que voce mudou-se pra Ota. Antes voce estava em Tokyo ne? Mas seja como for, sucesso, viu? Abracos!

  26. professor auro @ 19 Mar, 2008 : 03:36
    A dileta protonotaria ha de convir que os que nao comungam de suas opinioes sobre o arquipelago o fazem por que conhecem apenas o lado dificil da vida de um dekaissegui, onde a terra do sol nascetraçonte e lugar de muito trabalho, cansaço, humilhaçoes e saudades da mae-patria, terreno fertil para a semenste daninha do odio florescer. E quanto ao tratamento gentil que a protonotaria e agraciada pelos japoneses talvez venha do fato de que a senhorita e de origem visivelmente caucasiana, com um ou dois pes na penisula Iberica, sem qualquer traço oriental. Certamente poder-se-ia confundir com uma feliz norte americana da carolina do norte, desfrutando de sua condiçao privilegiada como parceira numero um do japao. Infelismente muitos de nos dekaisseguis convivem com japonese tambem estresados com os seus afazeres diarios nas fabricas, sua pouca convivencia com estrangeiros, suas frustaçoes por nao estarem em empregos mais bem remunerados e mais leves. Escrevo-lhes estas singelas palavras para que possa entender os comentarios desfavoraveis de nossos compatriotas, exilados economicos; PAX, URBI ET ORBIS

  27. pasan @ 21 Mar, 2008 : 07:50
    Oi Karina!! Meu comentário vai a favor da sua opinião: EU TB AMO O JAPÃO!! Estou aqui há um ano, e a cada dia me surpreendo com mais uma novidade de uma cultura e de um povo tão diferente do nosso! Comentei há bastante tempo atrás, ainda no seu antigo blog, em relação a algumas coincidências de minha vinda para cá (como: "não tenho olhinhos puxados e nem sou casada com um japonês"...). Neste mês consegui minha 1a. colocação do mercado de trabalho japonês, na área que eu procurava, pois sou professora de ginástica olímpica. Me lembrei muito do seu incentivo, que disse que isso era possível, mesmo com tantas diferenças culturais e de idioma!! Nossa, agora então... mais um motivo pra eu amar esse Japão!! Estou adorando dar aula para as japinhas! E é mais um ponto positivo pros japoneses, que deram espaço profissional a uma estrangeira "desconhecida" e acima de tudo com bastante respeito e vontande de trocar experiências!! Tb tenho lido suas matérias da Alternativa... muito interessantes!! Inté! Paty.

  28. Rosane Moriguti @ 14 Mai, 2011 : 03:43
    Bom Dia Karina,morei no Japão em meados de 2006 a 2008,nossa se pudesse voltar não pensaria 2 vezes.Qndo chegamos num pais com intuito de trabalhar e respeitamos as normas do mesmo, as pessoas,ninguém terá o que reclamar. E acretido que os Japoneses todos nos receberam muito bem.E foi,isto que aconteceu comigo e com meu digníssimo marido.Amei o Japão.Espero um dia voltar.Se Deus quiser.

Comente




Este site se reserva ao direito de excluir, sem aviso prévio, comentários impertinentes ao tema proposto por este blog, spans ou mensagens ofensivas e de baixo calão.


Perfil

Karina Almeida, jornalista, 30 anos. Não tenho olhos puxadinhos, nem sou casada com japonês. Troquei Belo Horizonte por Tóquio para trabalhar num jornal voltado para a comunidade brasileira daqui. A paixão pelo Japão foi à primeira vista, em janeiro de 2004. A idéia era ficar um ano, mas já se passaram mais de três. E agora, José?
 


Tags

academia  Akihabara  Alf  Alternativa  ameixa  aniversario  Anna  Ano  apartamento  arroz  Babylon  banana  banheiro  barrinha  BBC  beleza  bicicleta  biquíni  biscoito  blog  Bob  body  bonitoes  brasileira  brasileiro  brazilian  café  cafeteria  caloteira  cappuccino  carro  carros  casa  casaco  casal  cereal  chandelle  chiba  children  Children  chocolate  cinema  colchão  comida  contas  correio  cozinha  crise  Cube  cyndi  D40  danette  das  Day  de  depilação  desenho  despedida  dia  dinheiro  Disney  do  Drift  durian  e  Elle  emoticon  Esponja  estudo  Fantástico  filme  Filme  Finger  Five  foco  fofoca  forgaidos  fotografia  frio  frutas  frutos  fugu  Fuji  fukuda  Furiosos  futebol  futon  gafe  Galo  GAP  Gekirangers  gorro  Gossip  gravidez  gripe  GT-R  Gunma  Gustavo  hakuba  Hakuba  Halloween  hanami  Higashi  Honda  infantil  japonês  japonesa  jornal  judo  Kenji  lauper  livro  locadora  Lost  macacos  madonna  manequim  máquina  mar  Marcha  maruko-cha  melancia  meleca  meme  Meu  Midtown  ministro  Miyazaki  Monte  moto  Motos  mr  música  nada  Natal  neve  News  night  Nikko  Nikon  Nissan  niver  nome  novo  Novo  obama  óculos  omiyage  One  onsen  Ota  Outono  ovos  paraglider  parapente  parque  pequim  pêssego  Piece  pinto  piquenique  português  praia  presente  press  professora  propaganda  protetor  pub  remédio  revista  rock  Rodrigo  Ronaldo  s  Sakaguchi  Santoro  sazae-san  Sea  shabu-shabu  shop  shota  Show  sobremesa  solar  soleil  sonho  sou  Sptiz  sukiyaki  supermercado  taiko  tatuagem  tendon  terremoto  tokusatsu  tokyo  Tokyo  toquio  transsexual  Travelstar  Tsuchiya  tsukiji  ueno  ume  uva  Valentine  Vamos  Veja  Velozes  verao  wordpress  Yakult  yukata  Zero 

Feeds

Os japoneses chegaram aqui há um século. Desde junho de 1908, muita coisa aconteceu. Ajude a resgatar essa memória.

Conte sua história em vídeos, fotos, áudios e texto Monte a árvore genealógica
de sua família




14 abr - 2 jul

Ciclo de cinema japonês
A vida dos samurais, suas aventuras e código e ética são tema do novo ciclo “Sempre Cinema”, da Fundação Japão.
Saiba mais

23 mai - 24 mai

Bazar do Bem
Mais de 30 expositores vendem produtos variados, de brinquedos a artesanato
Saiba mais

27 nov - 5 dez

Dança, música e canto
Espetáculo de bugaku hoe reúne manifestações culturais tradicionais do Japão, como o canto de monges budistas.
Saiba mais



 
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil

Sobre o Projeto | Cadastro | Fale Conosco | Divulgação |Termo de uso | Política de privacidade | Associação | Expediente Copyright © 2007/08/09 MHIJB - Todos os direitos reservados