Olá, faça o Login ou Cadastre-se
Meu Japão

  BlogsMeu Japão › Grávida, e daí?


 

« Japonês com inglês

Olha o Santoro aqui! »

 
7 Nov, 2007

Grávida, e daí?

Reuters

A Mai estava grávida de quatro ou cinco meses quando resolvemos fazer um programa de turista: visitar a Torre de Tóquio. E exatamente por causa da gravidez dela, o passeio foi por água abaixo.

Logo na entrada, havia uma fila de 40 minutos de espera - em Belo Horizonte, a medida de fila é (ou era?) metro e não minuto, mas isso é outra história - e para a Mai seria cansativo demais. Desistimos de subir.

_ Ué, grávida não tem preferência? Você não precisa enfrentar fila! Pelo menos no Brasil é assim...

_ No Japão é diferente. Melhor a gente passear em outro lugar.

Nem lembro para onde fomos, mas não me esqueço desse episódio. Por que será que os japoneses não se importam com as grávidas? Logo aqui onde o governo faz de tudo para aumentar a taxa de natalidade.

Desde então tenho reparado nisso e semana passada fiquei chocada com a cara de "tô nem aí" dos passageiros do metrô. Lá estava a grávida de pé, com aquele barrigão de pelo menos sete meses, e um monte de marmanjo jovem, sentadão, numa boa.

O que mais me incomodou nem foi a falta de gentileza dos demais passageiros, mas a falta de educação daqueles que ocupavam os assentos reservados (para idosos, GRÁ-VI-DAS e cia). A moça estava em frente àquela plaquinha que não deixa dúvida, pois além de ser bilíngue, tem desenho.

Ela só conseguiu se sentar, quando os folgados desceram do metrô.

Já nas minhas últimas férias em Beagá, presenciei um barraco dentro do ônibus pelo mesmo motivo. A grávida nem reclamou, mas reclamaram por ela. A conversa rendeu, teve gente que ficou de cara feia, mas a moça se sentou. Na hora. (^o^)/

Postado por Karina Almeida | 22 comentários

Comentários

  1. kazu @ 7 Nov, 2007 : 15:42
    nossa, vc atualiza o blog com frequencia mesmo hein? entao, legal q vc trabalhou com o julio, o cara eh mt gente boa ne? ia falar antes mas esqueci, a dslr q vc comprou eh mt boa, vi umas fotos da d40 e d80 e gostei muito! fico aguardando vc postar as fotos aqui no blog... realmente vc falou um negocio q tinha mt no brasil, fila especial nao so pra gestantes, mas tb pra idosos... aqui nao tem pra nenhum dos dois... pq sera ne?

  2. Afi @ 7 Nov, 2007 : 16:08
    Quando penso que o Japão segue na frente em tantas coisas, logo constato que em outras fica para trás. Mas existe sempre a possibilidade de mudar para melhor. Aí, aqui e em qualquer outro lugar. Bom, também aprendi com você, o grande perigo do roubo de calcinhas nos varais. E as carruagens do metro só para mulheres por causa dos..., etc.

  3. Karina Tiemi @ 7 Nov, 2007 : 16:47
    Bom, pelo visto há essas indicações dos direitos de gestantes em meio de transporte, mas algumas mentalidades é que não a seguem né? Com relação à fila, não tem mesmo nenhuma lei quanto à isso? Que coisa, já que existe em meio de transporte... Aqui no Brasil tem essa vantagem, mas até nessa lei tem gente que extrapola. Já estive em baladas em que as grávidas aproveitavam a sua condição para sair sem pegar fila (e fila de balada em sampa é imensaaaaa). Agora, me diz o que a grávida vazia em um lugar fechado, cheio de fumaça e cigarro?? E só na hora de pagar a conta passa mal?? Aí ninguém merece! Será que as japas extrapolaram tanto que tiraram essa preferência? rs Bjos

  4. jun @ 7 Nov, 2007 : 20:35
    Numa sociedade machista como o Japão, isso não me surpreende, o q é muito triste.

  5. Uberlan @ 7 Nov, 2007 : 22:46
    Não acredito! Essa doeu! O Japão que tanto admiro tem isso! Será que não eram dekasseguis paulistas? Quer dizer que não é só em nosso metrô que existem esses fdp! Os seguranças do metrô japonês são tão inúteis quanto os daqui?

  6. Miguel @ 8 Nov, 2007 : 00:45
    http://br.youtube.com/watch?v=FV6sc6irb2g http://br.youtube.com/watch?v=EjscNxbzecQ luizcarlosmiguel@hotmail.com

  7. Ewerthon @ 8 Nov, 2007 : 09:00
    Aposto que se fosse um "homem gravido" eles dariam o lugar!

  8. Dona Minhoca @ 8 Nov, 2007 : 10:43
    Depois de vários anos morando numa parte não muito educada da Europa eu não me espanto com mais nada.

  9. Alessandra @ 8 Nov, 2007 : 10:55
    Oi Karina, ja senti isso na pele, estou gravida de quase nove meses, esses dias voltando do pre natal, resolvi vir de onibus, fiquei em pe, ninguem me deu lugar, os bancos reservados, tinha alguns idosos, mas tb dois homens, que pouco se importaram com a minha situaçao... Isso eh japao, as vezes educados ate demais outras sem educaçao nenhuma.

  10. Raquel @ 8 Nov, 2007 : 11:07
    Sei que japonês odeia barraco e vai ver é por isso que as grávidas nem reclamam quando têm seu direito desrespeitado. Mas e se ela reclamasse com o jovem que está no assento preferencial? Será que ia adiantar? Será que ela teria apoio dos outros passageiros?

  11. Marcos @ 8 Nov, 2007 : 13:17
    Até que enfim a Karina está mostrando o verdadeiro Japão!!!

  12. Alê @ 8 Nov, 2007 : 13:22
    Uma coisa é a cultura japonesa vista no Brasil, outra é a cultura japonesa de hoje lá no Japão.Consumismo, egoísmo e dinheiro são as bases da atual cultura japonesa lá!

  13. Karina Almeida @ 8 Nov, 2007 : 14:44
    PARA TODOS. bem lembrado, pessoal! o japao segue na frente em muitas coisas e em outras fica para tras, como disse o AFI. ainda eh um pais machista, como disse o JUN. o povo japones morre de medo de barraco, como disse a RAQUEL. tem muita gente que abusa dos direitos no brasil, como disse a KARINA TIEMI. os japoneses tem educacao demais em algumas coisas e educacao de menos em outras, como disse a ALESSANDRA. enfim, assim como o brasil, o japao tem muitas qualidades e muitos defeitos tambem. mas qual pais nao tem? acho muito feio esse pouco caso com as gravidas, mas eu aposto que as japonesas nao se incomodam tanto com isso, como nos brasileiras. muitas nem devem saber que em outros paises, as coisas sao muito diferentes. sei la... mas o que eu quero dizer eh que continuo adorando o japao. so pensaria duas vezes antes de engravidar aqui. hihihi... (^o^)

  14. Karina Almeida @ 8 Nov, 2007 : 14:56
    PARA UBERLAN. nao fica bravo... como eu escrevi no comentario acima, aposto que a gente se estressa muito mais do que as gravidas japonesas. eh a cultura delas, devem estar acostumadas... mas nao vai deixar de admirar o japao por isso. tb escrevi acima que o japao tem muitos defeitos sim, CLARO!, mas prefiro prestar mais atencao nas milhares de coisas boas e aproveitar o que esse pais tem de melhor ;) ah, falei com o dantada, ele ta esperando o seu comentario no blog dele. em portugues mesmo ok?

  15. Karina Almeida @ 8 Nov, 2007 : 14:57
    PARA MIGUEL. adooooro essa musica! linda ne? brigadissima. adorei :)

  16. Regina @ 9 Nov, 2007 : 15:09
    Infelizmente isso é verdade, os japoneses até se surpreendem quando eu e meu namorado levantamos do assento e o oferecemos a alguém quando o trem está cheio.

  17. Sarah @ 10 Nov, 2007 : 00:10
    Triste saber que até no Japão essa falta de educação prevalece... Morei em Goiânia por alguns anos e lá a situação era melhor... Os idosos e as mulheres grávidas conseguiam despertar a sensibilidade dos passageiros com uma certa facilidade... Mas em BH, minha terra natal, realmente, se quiser sentar é bom ir armada com um rifle ou ter uma sorte daquelas... Triste...

  18. Uberlan @ 11 Nov, 2007 : 12:10
    Oi, Karina! Obrigado pela resposta e desculpe pela demora, acessei o blog hoje. Mas isso foi muito chato de saber. Tem razão, há muito mais coisas boas para admirarmos e tentar imitá-los. E bem dito, não pensei por esse lado, talvez as japonesas não se incomodem, pra elas é normal. Tomei por base a cultura de nosso país para criticar a de outro. Dei uma de colonizador europeu. Que ódio! Eu também errei!

  19. Uberlan @ 11 Nov, 2007 : 12:54
    Acho que achei uma explicação para essa atitude deles com as grávidas e em outras ocasiões. É uma coisa chamada giri, girininjo. Pode ser por causa disso.

  20. Alexandre Ribeiro @ 11 Nov, 2007 : 23:13
    Todos que ficam decepcionados por coisas do gênero devem ter em conta que não conhecem o país real, mas um idealizado. Cada país evolui de acordo com a própria História, e essa evolução ocorre aos poucos, com marchas e contramarchas. No caso do Japão, aparentemente ainda não houve um movimento social organizado que requisitasse certas prerrogativas para as grávidas, possivelmente em virtude do machismo vigente. Quer dizer que será assim sempre? Não. Eventualmente vai ocorrer. O arcabouço legal de cada país se desenvolve de maneira desigual, sendo possível que países como o Brasil possuam legislação mais avançada que os chamados desenvolvidos em certas matérias. Isso posto, pode-se até lamentar, mas dizer-se 'decepcionado' é ter uma visão muito etnocêntrica das coisas...

  21. Rosa Maria @ 13 Nov, 2007 : 08:53
    Estou em Nagóia. Vejo que acontece em todos os países essa de não dar acento aos idosos e gestantes. Em NY é a mesma coisa. Eles fingem dormir. Eu sou cara de pau, vou lá e cutuco o indivíduo que está sentado. Mas estou encantada com este lugar. Povo até certo ponto educado e tudo muito limpo. Honestos e não aceitam propinas.Aqui é tanto silêncio que até para escutar uma mosca fica difícil. Nem buzina.

  22. sabrina yasmin kawahara @ 1 Nov, 2009 : 22:56
    \o/eu tinha essa boneca quando tava no japão tenho 14 agora,eu tive ela com uns 9 anos (ainda guardo a barriga e a roupinha)adoro seu blog,matei saudades de td q gostava do japão.forte abraço e continue postando

Comente




Este site se reserva ao direito de excluir, sem aviso prévio, comentários impertinentes ao tema proposto por este blog, spans ou mensagens ofensivas e de baixo calão.


Perfil

Karina Almeida, jornalista, 30 anos. Não tenho olhos puxadinhos, nem sou casada com japonês. Troquei Belo Horizonte por Tóquio para trabalhar num jornal voltado para a comunidade brasileira daqui. A paixão pelo Japão foi à primeira vista, em janeiro de 2004. A idéia era ficar um ano, mas já se passaram mais de três. E agora, José?
 


Tags

academia  Akihabara  Alf  Alternativa  ameixa  aniversario  Anna  Ano  apartamento  arroz  Babylon  banana  banheiro  barrinha  BBC  beleza  bicicleta  biquíni  biscoito  blog  Bob  body  bonitoes  brasileira  brasileiro  brazilian  café  cafeteria  caloteira  cappuccino  carro  carros  casa  casaco  casal  cereal  chandelle  chiba  children  Children  chocolate  cinema  colchão  comida  contas  correio  cozinha  crise  Cube  cyndi  D40  danette  das  Day  de  depilação  desenho  despedida  dia  dinheiro  Disney  do  Drift  durian  e  Elle  emoticon  Esponja  estudo  Fantástico  filme  Filme  Finger  Five  foco  fofoca  forgaidos  fotografia  frio  frutas  frutos  fugu  Fuji  fukuda  Furiosos  futebol  futon  gafe  Galo  GAP  Gekirangers  gorro  Gossip  gravidez  gripe  GT-R  Gunma  Gustavo  hakuba  Hakuba  Halloween  hanami  Higashi  Honda  infantil  japonês  japonesa  jornal  judo  Kenji  lauper  livro  locadora  Lost  macacos  madonna  manequim  máquina  mar  Marcha  maruko-cha  melancia  meleca  meme  Meu  Midtown  ministro  Miyazaki  Monte  moto  Motos  mr  música  nada  Natal  neve  News  night  Nikko  Nikon  Nissan  niver  nome  novo  Novo  obama  óculos  omiyage  One  onsen  Ota  Outono  ovos  paraglider  parapente  parque  pequim  pêssego  Piece  pinto  piquenique  português  praia  presente  press  professora  propaganda  protetor  pub  remédio  revista  rock  Rodrigo  Ronaldo  s  Sakaguchi  Santoro  sazae-san  Sea  shabu-shabu  shop  shota  Show  sobremesa  solar  soleil  sonho  sou  Sptiz  sukiyaki  supermercado  taiko  tatuagem  tendon  terremoto  tokusatsu  tokyo  Tokyo  toquio  transsexual  Travelstar  Tsuchiya  tsukiji  ueno  ume  uva  Valentine  Vamos  Veja  Velozes  verao  wordpress  Yakult  yukata  Zero 

Feeds

Os japoneses chegaram aqui há um século. Desde junho de 1908, muita coisa aconteceu. Ajude a resgatar essa memória.

Conte sua história em vídeos, fotos, áudios e texto Monte a árvore genealógica
de sua família




14 abr - 2 jul

Ciclo de cinema japonês
A vida dos samurais, suas aventuras e código e ética são tema do novo ciclo “Sempre Cinema”, da Fundação Japão.
Saiba mais

23 mai - 24 mai

Bazar do Bem
Mais de 30 expositores vendem produtos variados, de brinquedos a artesanato
Saiba mais

27 nov - 5 dez

Dança, música e canto
Espetáculo de bugaku hoe reúne manifestações culturais tradicionais do Japão, como o canto de monges budistas.
Saiba mais



 
Este projeto tem a parceria da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil

Sobre o Projeto | Cadastro | Fale Conosco | Divulgação |Termo de uso | Política de privacidade | Associação | Expediente Copyright © 2007/08/09 MHIJB - Todos os direitos reservados